Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2ºCiclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emília de Jesus Teixeira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8349
Resumo: O presente relatório pretende descrever todo o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, desenvolvido nos ensinos, básico e secundário da Escola S/3 S. Pedro Vila Real, no ano letivo de 2016/2017. A estruturação deste, baseia-se nas linhas orientadas que regulam o estágio pedagógico, onde se encontram expostos de forma detalhada, os procedimentos e caracterização no que respeita à integração das professoras estagiárias na escola, bem como, o seu trabalho no processo ensino-aprendizagem apresentados em todas as práticas letivas e atividades extracurriculares, como as atividades de intervenção na comunidade escolar. Para um professor evoluir na sua realização prática denota-se necessário que o mesmo tenha a capacidade de autocrítica, no sentido refletir acerca dos aspetos positivos ou negativos da sua prática, no sentido de procurar justificações para a decisões tomadas, o que poderá levá-lo a rever os seus conhecimentos teóricos, de forma a reformular a sua prática ajustando-a à realidade do seu público. Assim para desenvolver as competências profissionais enquanto professora estagiária, denotou-se importante abordar os seguintes assuntos: Perceção do Contexto Escolar, Planeamento e Avaliação. Realçando ainda a oportunidade que o estagio pedagógico proporcionou, quanto ao desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, onde procuramos sempre ser proactivas quanto à identificação dos problemas e a sua solução. Desta forma, estarão explícitos todos os assuntos relativos à prática de ensino supervisionado, segundo a opinião de vários autores, realçando uma capacidade de autocrítica segundo as práticas pedagógicas em contexto real.
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