Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2ºCiclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8349 |
Resumo: | O presente relatório pretende descrever todo o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, desenvolvido nos ensinos, básico e secundário da Escola S/3 S. Pedro Vila Real, no ano letivo de 2016/2017. A estruturação deste, baseia-se nas linhas orientadas que regulam o estágio pedagógico, onde se encontram expostos de forma detalhada, os procedimentos e caracterização no que respeita à integração das professoras estagiárias na escola, bem como, o seu trabalho no processo ensino-aprendizagem apresentados em todas as práticas letivas e atividades extracurriculares, como as atividades de intervenção na comunidade escolar. Para um professor evoluir na sua realização prática denota-se necessário que o mesmo tenha a capacidade de autocrítica, no sentido refletir acerca dos aspetos positivos ou negativos da sua prática, no sentido de procurar justificações para a decisões tomadas, o que poderá levá-lo a rever os seus conhecimentos teóricos, de forma a reformular a sua prática ajustando-a à realidade do seu público. Assim para desenvolver as competências profissionais enquanto professora estagiária, denotou-se importante abordar os seguintes assuntos: Perceção do Contexto Escolar, Planeamento e Avaliação. Realçando ainda a oportunidade que o estagio pedagógico proporcionou, quanto ao desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, onde procuramos sempre ser proactivas quanto à identificação dos problemas e a sua solução. Desta forma, estarão explícitos todos os assuntos relativos à prática de ensino supervisionado, segundo a opinião de vários autores, realçando uma capacidade de autocrítica segundo as práticas pedagógicas em contexto real. |
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Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2ºCiclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioPerceção PlaneamentoAvaliaçãoEstágio PedagógicoO presente relatório pretende descrever todo o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, desenvolvido nos ensinos, básico e secundário da Escola S/3 S. Pedro Vila Real, no ano letivo de 2016/2017. A estruturação deste, baseia-se nas linhas orientadas que regulam o estágio pedagógico, onde se encontram expostos de forma detalhada, os procedimentos e caracterização no que respeita à integração das professoras estagiárias na escola, bem como, o seu trabalho no processo ensino-aprendizagem apresentados em todas as práticas letivas e atividades extracurriculares, como as atividades de intervenção na comunidade escolar. Para um professor evoluir na sua realização prática denota-se necessário que o mesmo tenha a capacidade de autocrítica, no sentido refletir acerca dos aspetos positivos ou negativos da sua prática, no sentido de procurar justificações para a decisões tomadas, o que poderá levá-lo a rever os seus conhecimentos teóricos, de forma a reformular a sua prática ajustando-a à realidade do seu público. Assim para desenvolver as competências profissionais enquanto professora estagiária, denotou-se importante abordar os seguintes assuntos: Perceção do Contexto Escolar, Planeamento e Avaliação. Realçando ainda a oportunidade que o estagio pedagógico proporcionou, quanto ao desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, onde procuramos sempre ser proactivas quanto à identificação dos problemas e a sua solução. Desta forma, estarão explícitos todos os assuntos relativos à prática de ensino supervisionado, segundo a opinião de vários autores, realçando uma capacidade de autocrítica segundo as práticas pedagógicas em contexto real.This report intends to describe all the work carried out during the pedagogical stage, developed in primary and secondary education, of Escola S/3 S. Pedro, Vila Real, in the academic year of 2017/2017. The structure of the report is based on the guidelines that govern the pedagogic stage, where the procedures and characterization are presented in detail, as regards the integration of the trainee in the school, as well as their work in the teaching-learning process, presented in all learner practices and extracurricular activities, such as intervention activities in the school community. For a teacher to evolve in its practical realization it is necessary that it has a self-critical capacity, in order to reflect on the positive or negative aspects of its practice, in the sense of seeking justifications for the decisions taken, which may lead the teacher to review his knowledge, in order to reformulate its practice, adjusting it to the reality of its public. Thus, to develop professional skills as a trainee teacher, it was important to address the following issues: School Context Perception, Planning and Evaluation. I would also like to highlight the development of my professional and personal skills, where I always tried to be proactive in identifying problems and solving them. In this way, all subjects related to the practice of supervised teaching, according to the opinion of several authors, will be explicit, emphasizing my capacity of self-criticism, according to the pedagogical practices in real context.2018-03-20T14:38:56Z2018-02-16T00:00:00Z2018-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8349TID:202324710porOliveira, Emília de Jesus Teixeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:29.987141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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