Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1834 |
Resumo: | Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolar |
id |
RCAP_ae3fcf76fdd1848553ad5103e77e3a71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1834 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupogestão pedagógicaestratégias para a organização de gruposplanificaçãoprocesso de ensino aprendizagemeducational managementstrategies for organizing groupsplanningteaching and learning processRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolarO presente relatório salienta as aprendizagens fomentadas pela participação nos estágios na valência de creche e de jardim de infância. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, dando especial atenção à atitude crítica e reflexiva em relação à prática educativa. O trabalho empírico aborda as várias dimensões da gestão pedagógica com especial destaque para a gestão do grande grupo. A pesquisa realizada desenvolveu-se em torno da questão: Que estratégias pode o educador adoptar para assegurar o sucesso do processo de ensino aprendizagem? De forma a responder à questão recorreu-se a uma investigação qualitativa. Foi feita uma entrevista à educadora cooperante que depois foi analisada. Foram estudadas as planificações e os diários de estágio. Este estudo permitiu-me refletir sobre o meu papel como responsável pela organização do grupo e envolvimento das crianças no decorrer das atividades, tendo em conta as condicionantes dessa gestão do grupo. A principal conclusão apresentada é que cabe ao educador testar estratégias colocando-as em pratica a fim de determinar qual a mais eficiente para a turma em causa uma vez que cada grupo apresenta as suas próprias características.The following report highlights de learning promoted by the participation in the different valences of the internship: nursery and kindergarten. This report was developed with a personal and professional development perspective, providing a critic and reflexive attitude towards the educational practice. The empiric work approaches the various dimensions of educational management with particular emphasis on the management of the large group. The survey was developed around the question: What strategies can the teacher take to ensure the success of the teaching and learning process? In order to answer the question we used a qualitative research. An interview with the cooperating teacher who was later analyzed. The lesson plans and daily stage were studied. This study has enabled me to reflect on my role as the group responsible for the organization and involvement of children in the course of activities, taking into account the constraints of this management group. The main conclusion drawn is that it is up to the educator to test strategies putting them into practice in order to determine the most efficient for the class in question since each group has its own characteristics.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMarques, Sofia Alexandra Alves2017-08-14T09:17:22Z2016-03-022016-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1834TID:201116170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.055706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo |
title |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo |
spellingShingle |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo Marques, Sofia Alexandra Alves gestão pedagógica estratégias para a organização de grupos planificação processo de ensino aprendizagem educational management strategies for organizing groups planning teaching and learning process |
title_short |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo |
title_full |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo |
title_fullStr |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo |
title_sort |
Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo |
author |
Marques, Sofia Alexandra Alves |
author_facet |
Marques, Sofia Alexandra Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piscalho, Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Sofia Alexandra Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão pedagógica estratégias para a organização de grupos planificação processo de ensino aprendizagem educational management strategies for organizing groups planning teaching and learning process |
topic |
gestão pedagógica estratégias para a organização de grupos planificação processo de ensino aprendizagem educational management strategies for organizing groups planning teaching and learning process |
description |
Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolar |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-02 2016-03-02T00:00:00Z 2017-08-14T09:17:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1834 TID:201116170 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1834 |
identifier_str_mv |
TID:201116170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137028289331200 |