Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sofia Alexandra Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1834
Resumo: Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolar
id RCAP_ae3fcf76fdd1848553ad5103e77e3a71
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupogestão pedagógicaestratégias para a organização de gruposplanificaçãoprocesso de ensino aprendizagemeducational managementstrategies for organizing groupsplanningteaching and learning processRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolarO presente relatório salienta as aprendizagens fomentadas pela participação nos estágios na valência de creche e de jardim de infância. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, dando especial atenção à atitude crítica e reflexiva em relação à prática educativa. O trabalho empírico aborda as várias dimensões da gestão pedagógica com especial destaque para a gestão do grande grupo. A pesquisa realizada desenvolveu-se em torno da questão: Que estratégias pode o educador adoptar para assegurar o sucesso do processo de ensino aprendizagem? De forma a responder à questão recorreu-se a uma investigação qualitativa. Foi feita uma entrevista à educadora cooperante que depois foi analisada. Foram estudadas as planificações e os diários de estágio. Este estudo permitiu-me refletir sobre o meu papel como responsável pela organização do grupo e envolvimento das crianças no decorrer das atividades, tendo em conta as condicionantes dessa gestão do grupo. A principal conclusão apresentada é que cabe ao educador testar estratégias colocando-as em pratica a fim de determinar qual a mais eficiente para a turma em causa uma vez que cada grupo apresenta as suas próprias características.The following report highlights de learning promoted by the participation in the different valences of the internship: nursery and kindergarten. This report was developed with a personal and professional development perspective, providing a critic and reflexive attitude towards the educational practice. The empiric work approaches the various dimensions of educational management with particular emphasis on the management of the large group. The survey was developed around the question: What strategies can the teacher take to ensure the success of the teaching and learning process? In order to answer the question we used a qualitative research. An interview with the cooperating teacher who was later analyzed. The lesson plans and daily stage were studied. This study has enabled me to reflect on my role as the group responsible for the organization and involvement of children in the course of activities, taking into account the constraints of this management group. The main conclusion drawn is that it is up to the educator to test strategies putting them into practice in order to determine the most efficient for the class in question since each group has its own characteristics.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMarques, Sofia Alexandra Alves2017-08-14T09:17:22Z2016-03-022016-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1834TID:201116170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.055706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
title Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
spellingShingle Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
Marques, Sofia Alexandra Alves
gestão pedagógica
estratégias para a organização de grupos
planificação
processo de ensino aprendizagem
educational management
strategies for organizing groups
planning
teaching and learning process
title_short Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
title_full Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
title_fullStr Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
title_full_unstemmed Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
title_sort Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo
author Marques, Sofia Alexandra Alves
author_facet Marques, Sofia Alexandra Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Sofia Alexandra Alves
dc.subject.por.fl_str_mv gestão pedagógica
estratégias para a organização de grupos
planificação
processo de ensino aprendizagem
educational management
strategies for organizing groups
planning
teaching and learning process
topic gestão pedagógica
estratégias para a organização de grupos
planificação
processo de ensino aprendizagem
educational management
strategies for organizing groups
planning
teaching and learning process
description Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-02
2016-03-02T00:00:00Z
2017-08-14T09:17:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1834
TID:201116170
url http://hdl.handle.net/10400.15/1834
identifier_str_mv TID:201116170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028289331200