Relatório Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9741 |
Resumo: | RESUMO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado por Filipa Vieira dos Santos, na Escola Secundária Severim de Faria para a Especialidade do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário O presente relatório descreve e analisa as actividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2010/2011, com as turmas 9.º C e 10.º CT1. As diversas experiências de ensino e aprendizagem decorreram de uma preparação científica, pedagógica e didáctica, com base no conhecimento dos alunos, do currículo e dos conteúdos a leccionar. Tentando atingir os objectivos e as competências pretendidas, as aulas foram previamente planificadas e adaptadas ao progresso dos alunos. A condução das aulas e avaliação foram cumpridas utilizando critérios, situações e instrumentos diversificados. A participação em actividades extracurriculares revelou-se um contributo importante ao longo da PES, permitindo fomentar a participação activa dos diversos membros da comunidade escolar. Como contributo importante no meu desenvolvimento pessoal e profissional, importa salientar a dimensão reflexiva realizada ao longo da PES, promotora de uma auto-formação e aperfeiçoamento constantes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino das Ciências, Formação Inicial de Professores, Prática de Ensino Supervisionada, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Profissional, Reflexão. ; ABSTRACT Report of Supervised Teaching Practice conducted by Filipa Vieira dos Santos in Severim de Faria School for the Degree of Master of Education in Biology and Geology at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, all developed under the cover of the Supervised Teaching Practice (STP), in the school year of 2010/2011, with the classes 9.º C and 10.º CT1. The several teaching and learning experiences were a result of a scientific, pedagogic and didactic preparation, based on the students, curriculum and subjects knowledge. Trying to achieve the goals and the competencies claimed, the classes had been previously prepared and adapted to the students’ progresses. The classes leading and the evaluation have been accomplished, using various criterions, situations and tools. The participation in the extracurricular activities turned out to be a really important part during the STP, increasing an active participation of the many school community members. As a very important part of my personal and professional development, it’s important to emphasize the reflexive dimension carried out during the STP, which has promoted a constant self-learning and a permanent improvement. KEYWORDS: Science Teaching, Initial Teachers Training, Supervised Teaching Practice, Personal Development, Professional Development, Reflection. |
id |
RCAP_ae4108e46ed84dd616d19ec5e38f2a98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9741 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Prática de Ensino SupervisionadaEnsino das CiênciasFormação Inicial de ProfessoresPrática de Ensino SupervisionadaDesenvolvimento PessoalDesenvolvimento ProfissionalReflexãoRESUMO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado por Filipa Vieira dos Santos, na Escola Secundária Severim de Faria para a Especialidade do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário O presente relatório descreve e analisa as actividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2010/2011, com as turmas 9.º C e 10.º CT1. As diversas experiências de ensino e aprendizagem decorreram de uma preparação científica, pedagógica e didáctica, com base no conhecimento dos alunos, do currículo e dos conteúdos a leccionar. Tentando atingir os objectivos e as competências pretendidas, as aulas foram previamente planificadas e adaptadas ao progresso dos alunos. A condução das aulas e avaliação foram cumpridas utilizando critérios, situações e instrumentos diversificados. A participação em actividades extracurriculares revelou-se um contributo importante ao longo da PES, permitindo fomentar a participação activa dos diversos membros da comunidade escolar. Como contributo importante no meu desenvolvimento pessoal e profissional, importa salientar a dimensão reflexiva realizada ao longo da PES, promotora de uma auto-formação e aperfeiçoamento constantes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino das Ciências, Formação Inicial de Professores, Prática de Ensino Supervisionada, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Profissional, Reflexão. ; ABSTRACT Report of Supervised Teaching Practice conducted by Filipa Vieira dos Santos in Severim de Faria School for the Degree of Master of Education in Biology and Geology at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, all developed under the cover of the Supervised Teaching Practice (STP), in the school year of 2010/2011, with the classes 9.º C and 10.º CT1. The several teaching and learning experiences were a result of a scientific, pedagogic and didactic preparation, based on the students, curriculum and subjects knowledge. Trying to achieve the goals and the competencies claimed, the classes had been previously prepared and adapted to the students’ progresses. The classes leading and the evaluation have been accomplished, using various criterions, situations and tools. The participation in the extracurricular activities turned out to be a really important part during the STP, increasing an active participation of the many school community members. As a very important part of my personal and professional development, it’s important to emphasize the reflexive dimension carried out during the STP, which has promoted a constant self-learning and a permanent improvement. KEYWORDS: Science Teaching, Initial Teachers Training, Supervised Teaching Practice, Personal Development, Professional Development, Reflection.Universidade de Évora2014-01-17T16:50:45Z2014-01-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9741http://hdl.handle.net/10174/9741pornd673Santos, Filipa Vieira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:46.135938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório Prática de Ensino Supervisionada Santos, Filipa Vieira dos Ensino das Ciências Formação Inicial de Professores Prática de Ensino Supervisionada Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional Reflexão |
title_short |
Relatório Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Santos, Filipa Vieira dos |
author_facet |
Santos, Filipa Vieira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Filipa Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das Ciências Formação Inicial de Professores Prática de Ensino Supervisionada Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional Reflexão |
topic |
Ensino das Ciências Formação Inicial de Professores Prática de Ensino Supervisionada Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional Reflexão |
description |
RESUMO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado por Filipa Vieira dos Santos, na Escola Secundária Severim de Faria para a Especialidade do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário O presente relatório descreve e analisa as actividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2010/2011, com as turmas 9.º C e 10.º CT1. As diversas experiências de ensino e aprendizagem decorreram de uma preparação científica, pedagógica e didáctica, com base no conhecimento dos alunos, do currículo e dos conteúdos a leccionar. Tentando atingir os objectivos e as competências pretendidas, as aulas foram previamente planificadas e adaptadas ao progresso dos alunos. A condução das aulas e avaliação foram cumpridas utilizando critérios, situações e instrumentos diversificados. A participação em actividades extracurriculares revelou-se um contributo importante ao longo da PES, permitindo fomentar a participação activa dos diversos membros da comunidade escolar. Como contributo importante no meu desenvolvimento pessoal e profissional, importa salientar a dimensão reflexiva realizada ao longo da PES, promotora de uma auto-formação e aperfeiçoamento constantes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino das Ciências, Formação Inicial de Professores, Prática de Ensino Supervisionada, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Profissional, Reflexão. ; ABSTRACT Report of Supervised Teaching Practice conducted by Filipa Vieira dos Santos in Severim de Faria School for the Degree of Master of Education in Biology and Geology at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, all developed under the cover of the Supervised Teaching Practice (STP), in the school year of 2010/2011, with the classes 9.º C and 10.º CT1. The several teaching and learning experiences were a result of a scientific, pedagogic and didactic preparation, based on the students, curriculum and subjects knowledge. Trying to achieve the goals and the competencies claimed, the classes had been previously prepared and adapted to the students’ progresses. The classes leading and the evaluation have been accomplished, using various criterions, situations and tools. The participation in the extracurricular activities turned out to be a really important part during the STP, increasing an active participation of the many school community members. As a very important part of my personal and professional development, it’s important to emphasize the reflexive dimension carried out during the STP, which has promoted a constant self-learning and a permanent improvement. KEYWORDS: Science Teaching, Initial Teachers Training, Supervised Teaching Practice, Personal Development, Professional Development, Reflection. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-01-17T16:50:45Z 2014-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9741 http://hdl.handle.net/10174/9741 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd 673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136521463267328 |