Relatório Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipa Vieira dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9741
Resumo: RESUMO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado por Filipa Vieira dos Santos, na Escola Secundária Severim de Faria para a Especialidade do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário O presente relatório descreve e analisa as actividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2010/2011, com as turmas 9.º C e 10.º CT1. As diversas experiências de ensino e aprendizagem decorreram de uma preparação científica, pedagógica e didáctica, com base no conhecimento dos alunos, do currículo e dos conteúdos a leccionar. Tentando atingir os objectivos e as competências pretendidas, as aulas foram previamente planificadas e adaptadas ao progresso dos alunos. A condução das aulas e avaliação foram cumpridas utilizando critérios, situações e instrumentos diversificados. A participação em actividades extracurriculares revelou-se um contributo importante ao longo da PES, permitindo fomentar a participação activa dos diversos membros da comunidade escolar. Como contributo importante no meu desenvolvimento pessoal e profissional, importa salientar a dimensão reflexiva realizada ao longo da PES, promotora de uma auto-formação e aperfeiçoamento constantes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino das Ciências, Formação Inicial de Professores, Prática de Ensino Supervisionada, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Profissional, Reflexão. ; ABSTRACT Report of Supervised Teaching Practice conducted by Filipa Vieira dos Santos in Severim de Faria School for the Degree of Master of Education in Biology and Geology at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, all developed under the cover of the Supervised Teaching Practice (STP), in the school year of 2010/2011, with the classes 9.º C and 10.º CT1. The several teaching and learning experiences were a result of a scientific, pedagogic and didactic preparation, based on the students, curriculum and subjects knowledge. Trying to achieve the goals and the competencies claimed, the classes had been previously prepared and adapted to the students’ progresses. The classes leading and the evaluation have been accomplished, using various criterions, situations and tools. The participation in the extracurricular activities turned out to be a really important part during the STP, increasing an active participation of the many school community members. As a very important part of my personal and professional development, it’s important to emphasize the reflexive dimension carried out during the STP, which has promoted a constant self-learning and a permanent improvement. KEYWORDS: Science Teaching, Initial Teachers Training, Supervised Teaching Practice, Personal Development, Professional Development, Reflection.
id RCAP_ae4108e46ed84dd616d19ec5e38f2a98
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Prática de Ensino SupervisionadaEnsino das CiênciasFormação Inicial de ProfessoresPrática de Ensino SupervisionadaDesenvolvimento PessoalDesenvolvimento ProfissionalReflexãoRESUMO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado por Filipa Vieira dos Santos, na Escola Secundária Severim de Faria para a Especialidade do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário O presente relatório descreve e analisa as actividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2010/2011, com as turmas 9.º C e 10.º CT1. As diversas experiências de ensino e aprendizagem decorreram de uma preparação científica, pedagógica e didáctica, com base no conhecimento dos alunos, do currículo e dos conteúdos a leccionar. Tentando atingir os objectivos e as competências pretendidas, as aulas foram previamente planificadas e adaptadas ao progresso dos alunos. A condução das aulas e avaliação foram cumpridas utilizando critérios, situações e instrumentos diversificados. A participação em actividades extracurriculares revelou-se um contributo importante ao longo da PES, permitindo fomentar a participação activa dos diversos membros da comunidade escolar. Como contributo importante no meu desenvolvimento pessoal e profissional, importa salientar a dimensão reflexiva realizada ao longo da PES, promotora de uma auto-formação e aperfeiçoamento constantes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino das Ciências, Formação Inicial de Professores, Prática de Ensino Supervisionada, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Profissional, Reflexão. ; ABSTRACT Report of Supervised Teaching Practice conducted by Filipa Vieira dos Santos in Severim de Faria School for the Degree of Master of Education in Biology and Geology at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, all developed under the cover of the Supervised Teaching Practice (STP), in the school year of 2010/2011, with the classes 9.º C and 10.º CT1. The several teaching and learning experiences were a result of a scientific, pedagogic and didactic preparation, based on the students, curriculum and subjects knowledge. Trying to achieve the goals and the competencies claimed, the classes had been previously prepared and adapted to the students’ progresses. The classes leading and the evaluation have been accomplished, using various criterions, situations and tools. The participation in the extracurricular activities turned out to be a really important part during the STP, increasing an active participation of the many school community members. As a very important part of my personal and professional development, it’s important to emphasize the reflexive dimension carried out during the STP, which has promoted a constant self-learning and a permanent improvement. KEYWORDS: Science Teaching, Initial Teachers Training, Supervised Teaching Practice, Personal Development, Professional Development, Reflection.Universidade de Évora2014-01-17T16:50:45Z2014-01-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9741http://hdl.handle.net/10174/9741pornd673Santos, Filipa Vieira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:46.135938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório Prática de Ensino Supervisionada
Santos, Filipa Vieira dos
Ensino das Ciências
Formação Inicial de Professores
Prática de Ensino Supervisionada
Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Reflexão
title_short Relatório Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório Prática de Ensino Supervisionada
author Santos, Filipa Vieira dos
author_facet Santos, Filipa Vieira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipa Vieira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das Ciências
Formação Inicial de Professores
Prática de Ensino Supervisionada
Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Reflexão
topic Ensino das Ciências
Formação Inicial de Professores
Prática de Ensino Supervisionada
Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Reflexão
description RESUMO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado por Filipa Vieira dos Santos, na Escola Secundária Severim de Faria para a Especialidade do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário O presente relatório descreve e analisa as actividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2010/2011, com as turmas 9.º C e 10.º CT1. As diversas experiências de ensino e aprendizagem decorreram de uma preparação científica, pedagógica e didáctica, com base no conhecimento dos alunos, do currículo e dos conteúdos a leccionar. Tentando atingir os objectivos e as competências pretendidas, as aulas foram previamente planificadas e adaptadas ao progresso dos alunos. A condução das aulas e avaliação foram cumpridas utilizando critérios, situações e instrumentos diversificados. A participação em actividades extracurriculares revelou-se um contributo importante ao longo da PES, permitindo fomentar a participação activa dos diversos membros da comunidade escolar. Como contributo importante no meu desenvolvimento pessoal e profissional, importa salientar a dimensão reflexiva realizada ao longo da PES, promotora de uma auto-formação e aperfeiçoamento constantes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino das Ciências, Formação Inicial de Professores, Prática de Ensino Supervisionada, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Profissional, Reflexão. ; ABSTRACT Report of Supervised Teaching Practice conducted by Filipa Vieira dos Santos in Severim de Faria School for the Degree of Master of Education in Biology and Geology at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, all developed under the cover of the Supervised Teaching Practice (STP), in the school year of 2010/2011, with the classes 9.º C and 10.º CT1. The several teaching and learning experiences were a result of a scientific, pedagogic and didactic preparation, based on the students, curriculum and subjects knowledge. Trying to achieve the goals and the competencies claimed, the classes had been previously prepared and adapted to the students’ progresses. The classes leading and the evaluation have been accomplished, using various criterions, situations and tools. The participation in the extracurricular activities turned out to be a really important part during the STP, increasing an active participation of the many school community members. As a very important part of my personal and professional development, it’s important to emphasize the reflexive dimension carried out during the STP, which has promoted a constant self-learning and a permanent improvement. KEYWORDS: Science Teaching, Initial Teachers Training, Supervised Teaching Practice, Personal Development, Professional Development, Reflection.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-01-17T16:50:45Z
2014-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9741
http://hdl.handle.net/10174/9741
url http://hdl.handle.net/10174/9741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136521463267328