Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tânia F G
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2134
Resumo: A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, a qual apresenta o trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar (PES I) e 1º CEB (PES II). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o percurso, os desafios diários, dificuldades e anseios gerados durante esta etapa, como também refletir sobre o processo de formação de palavras no 1º CEB. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, aborda-se o enquadramento institucional e organizacional das instituições e dos grupos, numa primeira fase o Jardim de Infância das Lameirinhas (PES I) e, numa segunda, a Escola Básica de Santa Zita (PES II), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. O segundo capítulo diz respeito às experiências vividas com o decorrer dos PES I e II nos níveis de ensino. Apresenta-se também uma reflexão final sobre o decorrer de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas algumas dificuldades e incertezas com o seu decorrer e as estratégias usadas para as colmatar. No terceiro capítulo apresenta-se a investigação teórica sobre a formação de palavras, depois aplicada no 1º CEB, com vista a observar este processo de enriquecimento vocabular nos alunos. Finaliza-se esta pesquisa com a análise dos resultados obtidos.
id RCAP_ae49f3f588295ca487b0acf06cd0fc49
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos1ºCEBprática de ensino supervisionadaformação de palavrasJardim de InfânciaA presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, a qual apresenta o trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar (PES I) e 1º CEB (PES II). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o percurso, os desafios diários, dificuldades e anseios gerados durante esta etapa, como também refletir sobre o processo de formação de palavras no 1º CEB. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, aborda-se o enquadramento institucional e organizacional das instituições e dos grupos, numa primeira fase o Jardim de Infância das Lameirinhas (PES I) e, numa segunda, a Escola Básica de Santa Zita (PES II), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. O segundo capítulo diz respeito às experiências vividas com o decorrer dos PES I e II nos níveis de ensino. Apresenta-se também uma reflexão final sobre o decorrer de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas algumas dificuldades e incertezas com o seu decorrer e as estratégias usadas para as colmatar. No terceiro capítulo apresenta-se a investigação teórica sobre a formação de palavras, depois aplicada no 1º CEB, com vista a observar este processo de enriquecimento vocabular nos alunos. Finaliza-se esta pesquisa com a análise dos resultados obtidos.Instituto Politécnico da Guarda2015-12-10T17:10:55Z2015-12-102014-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2134http://hdl.handle.net/10314/2134TID:201005085porCosta, Tânia F Ginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:54:53Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:51.440235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
title Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
spellingShingle Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
Costa, Tânia F G
1ºCEB
prática de ensino supervisionada
formação de palavras
Jardim de Infância
title_short Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
title_full Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
title_fullStr Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
title_full_unstemmed Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
title_sort Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
author Costa, Tânia F G
author_facet Costa, Tânia F G
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Tânia F G
dc.subject.por.fl_str_mv 1ºCEB
prática de ensino supervisionada
formação de palavras
Jardim de Infância
topic 1ºCEB
prática de ensino supervisionada
formação de palavras
Jardim de Infância
description A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, a qual apresenta o trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar (PES I) e 1º CEB (PES II). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o percurso, os desafios diários, dificuldades e anseios gerados durante esta etapa, como também refletir sobre o processo de formação de palavras no 1º CEB. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, aborda-se o enquadramento institucional e organizacional das instituições e dos grupos, numa primeira fase o Jardim de Infância das Lameirinhas (PES I) e, numa segunda, a Escola Básica de Santa Zita (PES II), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. O segundo capítulo diz respeito às experiências vividas com o decorrer dos PES I e II nos níveis de ensino. Apresenta-se também uma reflexão final sobre o decorrer de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas algumas dificuldades e incertezas com o seu decorrer e as estratégias usadas para as colmatar. No terceiro capítulo apresenta-se a investigação teórica sobre a formação de palavras, depois aplicada no 1º CEB, com vista a observar este processo de enriquecimento vocabular nos alunos. Finaliza-se esta pesquisa com a análise dos resultados obtidos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-20T00:00:00Z
2015-12-10T17:10:55Z
2015-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2134
http://hdl.handle.net/10314/2134
TID:201005085
url http://hdl.handle.net/10314/2134
identifier_str_mv TID:201005085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136909869449216