Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2134 |
Resumo: | A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, a qual apresenta o trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar (PES I) e 1º CEB (PES II). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o percurso, os desafios diários, dificuldades e anseios gerados durante esta etapa, como também refletir sobre o processo de formação de palavras no 1º CEB. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, aborda-se o enquadramento institucional e organizacional das instituições e dos grupos, numa primeira fase o Jardim de Infância das Lameirinhas (PES I) e, numa segunda, a Escola Básica de Santa Zita (PES II), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. O segundo capítulo diz respeito às experiências vividas com o decorrer dos PES I e II nos níveis de ensino. Apresenta-se também uma reflexão final sobre o decorrer de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas algumas dificuldades e incertezas com o seu decorrer e as estratégias usadas para as colmatar. No terceiro capítulo apresenta-se a investigação teórica sobre a formação de palavras, depois aplicada no 1º CEB, com vista a observar este processo de enriquecimento vocabular nos alunos. Finaliza-se esta pesquisa com a análise dos resultados obtidos. |
id |
RCAP_ae49f3f588295ca487b0acf06cd0fc49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2134 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos1ºCEBprática de ensino supervisionadaformação de palavrasJardim de InfânciaA presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, a qual apresenta o trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar (PES I) e 1º CEB (PES II). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o percurso, os desafios diários, dificuldades e anseios gerados durante esta etapa, como também refletir sobre o processo de formação de palavras no 1º CEB. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, aborda-se o enquadramento institucional e organizacional das instituições e dos grupos, numa primeira fase o Jardim de Infância das Lameirinhas (PES I) e, numa segunda, a Escola Básica de Santa Zita (PES II), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. O segundo capítulo diz respeito às experiências vividas com o decorrer dos PES I e II nos níveis de ensino. Apresenta-se também uma reflexão final sobre o decorrer de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas algumas dificuldades e incertezas com o seu decorrer e as estratégias usadas para as colmatar. No terceiro capítulo apresenta-se a investigação teórica sobre a formação de palavras, depois aplicada no 1º CEB, com vista a observar este processo de enriquecimento vocabular nos alunos. Finaliza-se esta pesquisa com a análise dos resultados obtidos.Instituto Politécnico da Guarda2015-12-10T17:10:55Z2015-12-102014-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2134http://hdl.handle.net/10314/2134TID:201005085porCosta, Tânia F Ginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:54:53Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:51.440235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos |
title |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos |
spellingShingle |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos Costa, Tânia F G 1ºCEB prática de ensino supervisionada formação de palavras Jardim de Infância |
title_short |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos |
title_full |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos |
title_fullStr |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos |
title_full_unstemmed |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos |
title_sort |
Formação de palavras como processo de enriquecimento vocabular nos alunos |
author |
Costa, Tânia F G |
author_facet |
Costa, Tânia F G |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Tânia F G |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1ºCEB prática de ensino supervisionada formação de palavras Jardim de Infância |
topic |
1ºCEB prática de ensino supervisionada formação de palavras Jardim de Infância |
description |
A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, a qual apresenta o trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar (PES I) e 1º CEB (PES II). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o percurso, os desafios diários, dificuldades e anseios gerados durante esta etapa, como também refletir sobre o processo de formação de palavras no 1º CEB. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, aborda-se o enquadramento institucional e organizacional das instituições e dos grupos, numa primeira fase o Jardim de Infância das Lameirinhas (PES I) e, numa segunda, a Escola Básica de Santa Zita (PES II), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. O segundo capítulo diz respeito às experiências vividas com o decorrer dos PES I e II nos níveis de ensino. Apresenta-se também uma reflexão final sobre o decorrer de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas algumas dificuldades e incertezas com o seu decorrer e as estratégias usadas para as colmatar. No terceiro capítulo apresenta-se a investigação teórica sobre a formação de palavras, depois aplicada no 1º CEB, com vista a observar este processo de enriquecimento vocabular nos alunos. Finaliza-se esta pesquisa com a análise dos resultados obtidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-20T00:00:00Z 2015-12-10T17:10:55Z 2015-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2134 http://hdl.handle.net/10314/2134 TID:201005085 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2134 |
identifier_str_mv |
TID:201005085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136909869449216 |