Conceções alternativas das crianças / Alunos e encarregados de educação
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Publication Date: | 2016 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10314/3564 |
Summary: | O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referindo-se ao relatório final de estágio, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda. A frequência no Mestrado de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico implica a frequência da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se divide em PES I e II e é realizado durante a frequência do mestrado. A PES I decorreu no Jardim de Infância da Sé no ano letivo de 2014/2015, num grupo de crianças com 3 e 4 anos de idade, enquanto a PES II decorreu na Escola Básica do Bonfim numa turma do 3º ano de escolaridade, no ano letivo 2013/2014, ambas localizadas na cidade da Guarda pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. O estudo desenvolvido no capítulo III decorreu nas duas instituições de ensino. O inquérito por questionário foi aplicado a todos os pais/encarregados de educação, de todos os alunos de ambas as instituições de ensino, no entanto a intervenção em sala de aula foi realizada apenas nos grupos de estágio, quer na educação pré-escolar quer no 1º ciclo do ensino básico, contudo, foram recolhidos dados relativos ao meio ambiente, através de um inquérito por questionário, aos encarregados de educação. O tema escolhido foi Conceções Alternativas das crianças/alunos e encarregados de educação acerca do meio ambiente. As atividades desenvolvidas contribuíram para sensibilizar as crianças/alunos relativamente aos comportamentos ambientais assim como forma de prevenção à qualidade de vida no futuro. Ao longo deste estudo constatou-se que tanto os encarregados de educação como as crianças/alunos estão conscientes das causas e consequências da poluição, no entanto, não contribuem de forma assídua para o cuidado ambiental, não incutindo nas suas rotinas diárias comportamentos adequados à preservação do ambiente. Segundo Washington Novaes (2003) Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la. (p.34) Partindo deste princípio podemos concluir que é crucial ensinar precocemente as crianças para esta problemática, no sentido de as tornarem melhores cidadãos no futuro e preservarem o ambiente e consequentemente as suas próprias vidas. |
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O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referindo-se ao relatório final de estágio, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda. A frequência no Mestrado de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico implica a frequência da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se divide em PES I e II e é realizado durante a frequência do mestrado. A PES I decorreu no Jardim de Infância da Sé no ano letivo de 2014/2015, num grupo de crianças com 3 e 4 anos de idade, enquanto a PES II decorreu na Escola Básica do Bonfim numa turma do 3º ano de escolaridade, no ano letivo 2013/2014, ambas localizadas na cidade da Guarda pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. O estudo desenvolvido no capítulo III decorreu nas duas instituições de ensino. O inquérito por questionário foi aplicado a todos os pais/encarregados de educação, de todos os alunos de ambas as instituições de ensino, no entanto a intervenção em sala de aula foi realizada apenas nos grupos de estágio, quer na educação pré-escolar quer no 1º ciclo do ensino básico, contudo, foram recolhidos dados relativos ao meio ambiente, através de um inquérito por questionário, aos encarregados de educação. O tema escolhido foi Conceções Alternativas das crianças/alunos e encarregados de educação acerca do meio ambiente. As atividades desenvolvidas contribuíram para sensibilizar as crianças/alunos relativamente aos comportamentos ambientais assim como forma de prevenção à qualidade de vida no futuro. Ao longo deste estudo constatou-se que tanto os encarregados de educação como as crianças/alunos estão conscientes das causas e consequências da poluição, no entanto, não contribuem de forma assídua para o cuidado ambiental, não incutindo nas suas rotinas diárias comportamentos adequados à preservação do ambiente. Segundo Washington Novaes (2003) Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la. (p.34) Partindo deste princípio podemos concluir que é crucial ensinar precocemente as crianças para esta problemática, no sentido de as tornarem melhores cidadãos no futuro e preservarem o ambiente e consequentemente as suas próprias vidas. |
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