Gestão de benefícios numa empresa de geoengenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jorge Manuel Vareda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4702
Resumo: Vivemos um período de grandes transformações tecnológicas e as organizações encaram este conjunto de novas oportunidades de implementação de novos Sistemas e Tecnologias de Informação (SI/TI), com a convicção de que os investimentos realizados lhes permitem aumentar a produtividade e a prosperidade do negócio. No entanto, vários estudos efectuados em organizações públicas e privadas comprovaram que os investimentos efectuados em SI/TI nem sempre trouxeram o benefício que deles se esperava. Quanto maior é a competição a nível global mais as organizações tem de actuar no limite das suas capacidades e competências. O crescente interesse pela realização de benefícios coincidiu com o incremento de complexidade dos sistemas SI/TI. Alguns autores argumentam que os resultados de estudos que relacionam os investimentos em SI/TI e o aumento do desempenho das organizações nos últimos 30 anos são um equívoco. Outros ainda afirmam que não existe correlação directa entre os investimentos efectuados em SI/TI e o sucesso do negócio. Um ponto fundamental que se coloca na gestão dos investimentos em SI/TI, uma vez determinados os custos associados ao investimento, é a determinação dos benefícios potenciais e a garantia que estes de facto poderão ser realizados. Pela dificuldade sistemática na determinação dos benefícios, em especial, dos benefícios intangíveis, a aplicação de métodos económico-financeiros não é evidente e portanto torna-se crucial neste contexto, que as empresas introduzam abordagens de Gestão de Benefícios. Esse foi o desafio aqui assumido, aplicado num estudo de caso.
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