A gestão de conhecimento organizacional e a ISO 9001:2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anes, Ana Teresa Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18599
Resumo: Num ambiente de mercado demarcado pela competição, a normalização tem-se demonstrado distintiva na resposta aos desafios de atuação. Assim, as organizações têm vindo a investir na obtenção de certificações ISO, sendo a certificação na Norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade uma das mais populares. A última revisão publicada da referida Norma, datada de 2015, passou a incluir nos seus constructos referências a práticas de gestão do conhecimento. No atual contexto de mercado, com processos cada vez mais informatizados e automatizados, não estagnar no conhecimento adquirido, encontrando novas formas de fazer e criar, a partir das práticas e métodos já conquistados, revela-se distintivo para as organizações, não apenas no momento de conceção de produtos/serviços inovadores, mas também no momento de tomada de decisão estratégica. O presente estudo empírico pretende identificar qual a relação entre a implementação de práticas de gestão do conhecimento, o Sistema de Qualidade e o desempenho organizacional. Ou seja, pretende verificar se a introdução da Gestão do Conhecimento na Norma IS0 9001, teve efeito no desempenho organizacional das empresas. A metodologia de análise proposta está suportada na aplicação de um questionário a uma amostra de amostra de 36 PMEs (Pequenas e Médias Empresas) portuguesas, constituintes da Rede PME Inovação COTEC. Os resultados obtidos permitiram inferir que a gestão do conhecimento, embora não influencie diretamente o desempenho organizacional, funciona como um mediador entre o Sistema de Qualidade e o desempenho. Ou seja, nas empresas estudadas, detentoras de certificação na Norma ISO 9001, mediante a aplicação de práticas de gestão do conhecimento, evidenciou melhorias na gestão do Sistema de Qualidade, com consequente incremento no desempenho organizacional.
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