Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizabete Abreu da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28861
Resumo: O presente trabalho resulta do exercício de reflexão sobre o papel do docente na área de Educação Física ao longo de vinte e três anos na Escola 2 e 3 ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Região Autónoma da Madeira. A exposição do seu conteúdo divide-se em duas partes fundamentais: na primeira descreve-se e caracteriza-se o processo dos modelos organizacionais da escola: modelo burocrático e político. Para tal, considera-se a realidade e contexto em que a escola se inscreve. Aborda-se também, a temática do Desporto como meio para desenvolver os valores no meio escolar. Na segunda parte, após a caracterização da escola, estabelece-se uma relação entre a operacionalização dos valores desportivos no meio escolar (segundo a nova flexibilidade curricular); faz-se referência às actividades desenvolvidas pela docente e realiza-se uma reflexão sobre a sua acção enquadrada nas dimensões indicadas pelo Decreto-Lei nº55/2018, que define o perfil do aluno. Aqui destaca-se os aspectos relativos ao processo de transmissão de valores fundamentais para a melhoria do desempenho dos alunos, tendo em conta a sua dimensão cientifica e pedagógica e a dimensão de participação nas actividades da escola e comunidade local, num processo que se pretende de formação contínua e de desenvolvimento pessoal de cada um deles.
id RCAP_ae5eb25bda155c8a5b6a75acc1875f78
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantesEscolaEducação FísicaOrganizaçãoValoresReflexão criticaPerfil do alunoRelação com a comunidadeProjectos de intervenção pedagógicaSchoolPhysical EducationCritical reflectionHuman valuesRelashionship with the local comunitIntervention projectsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho resulta do exercício de reflexão sobre o papel do docente na área de Educação Física ao longo de vinte e três anos na Escola 2 e 3 ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Região Autónoma da Madeira. A exposição do seu conteúdo divide-se em duas partes fundamentais: na primeira descreve-se e caracteriza-se o processo dos modelos organizacionais da escola: modelo burocrático e político. Para tal, considera-se a realidade e contexto em que a escola se inscreve. Aborda-se também, a temática do Desporto como meio para desenvolver os valores no meio escolar. Na segunda parte, após a caracterização da escola, estabelece-se uma relação entre a operacionalização dos valores desportivos no meio escolar (segundo a nova flexibilidade curricular); faz-se referência às actividades desenvolvidas pela docente e realiza-se uma reflexão sobre a sua acção enquadrada nas dimensões indicadas pelo Decreto-Lei nº55/2018, que define o perfil do aluno. Aqui destaca-se os aspectos relativos ao processo de transmissão de valores fundamentais para a melhoria do desempenho dos alunos, tendo em conta a sua dimensão cientifica e pedagógica e a dimensão de participação nas actividades da escola e comunidade local, num processo que se pretende de formação contínua e de desenvolvimento pessoal de cada um deles.This work results from the exercice of reflection on the teaching performance in the physical education area at the School 2 and 3ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Madeira Island, over the twenty three years that i teach at that school. Its organized in two parts: the first describes and charactherizes the models of organization of schools in the context where the school subscribes. The second part referes the activities that the teacher developed and its reflection on his own action, freamed by the aspects mentioned in the Document "Student Profile". The main points are the transmition of human values to physical education students in a cientific and pedagogic way, where the participation in local activities and comunity are involved in a process of personal development.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Elizabete Abreu da2019-10-102019-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28861TID:202313131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:09.827326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes
title Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes
spellingShingle Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes
Silva, Elizabete Abreu da
Escola
Educação Física
Organização
Valores
Reflexão critica
Perfil do aluno
Relação com a comunidade
Projectos de intervenção pedagógica
School
Physical Education
Critical reflection
Human values
Relashionship with the local comunit
Intervention projects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes
title_full Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes
title_fullStr Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes
title_full_unstemmed Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes
title_sort Escola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantes
author Silva, Elizabete Abreu da
author_facet Silva, Elizabete Abreu da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elizabete Abreu da
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Educação Física
Organização
Valores
Reflexão critica
Perfil do aluno
Relação com a comunidade
Projectos de intervenção pedagógica
School
Physical Education
Critical reflection
Human values
Relashionship with the local comunit
Intervention projects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola
Educação Física
Organização
Valores
Reflexão critica
Perfil do aluno
Relação com a comunidade
Projectos de intervenção pedagógica
School
Physical Education
Critical reflection
Human values
Relashionship with the local comunit
Intervention projects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho resulta do exercício de reflexão sobre o papel do docente na área de Educação Física ao longo de vinte e três anos na Escola 2 e 3 ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Região Autónoma da Madeira. A exposição do seu conteúdo divide-se em duas partes fundamentais: na primeira descreve-se e caracteriza-se o processo dos modelos organizacionais da escola: modelo burocrático e político. Para tal, considera-se a realidade e contexto em que a escola se inscreve. Aborda-se também, a temática do Desporto como meio para desenvolver os valores no meio escolar. Na segunda parte, após a caracterização da escola, estabelece-se uma relação entre a operacionalização dos valores desportivos no meio escolar (segundo a nova flexibilidade curricular); faz-se referência às actividades desenvolvidas pela docente e realiza-se uma reflexão sobre a sua acção enquadrada nas dimensões indicadas pelo Decreto-Lei nº55/2018, que define o perfil do aluno. Aqui destaca-se os aspectos relativos ao processo de transmissão de valores fundamentais para a melhoria do desempenho dos alunos, tendo em conta a sua dimensão cientifica e pedagógica e a dimensão de participação nas actividades da escola e comunidade local, num processo que se pretende de formação contínua e de desenvolvimento pessoal de cada um deles.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10
2019-10-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28861
TID:202313131
url http://hdl.handle.net/10400.14/28861
identifier_str_mv TID:202313131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131939065561088