Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Vanessa Maria de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues,Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206
Resumo: Resumo Considerando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero.
id RCAP_ae64828ba2a485c2e892b1817f38b6e9
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84742023000100206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gêneronarrativas digitaispesquisa e inovação responsáveis (RRI)igualdade de gênerotecnologias de informação e comunicação (TIC)Resumo Considerando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206Sisyphus - Journal of Education v.10 n.3 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206Souza,Vanessa Maria deRodrigues,Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:23Zoai:scielo:S2182-84742023000100206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:21.566367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
title Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
spellingShingle Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
Souza,Vanessa Maria de
narrativas digitais
pesquisa e inovação responsáveis (RRI)
igualdade de gênero
tecnologias de informação e comunicação (TIC)
title_short Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
title_full Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
title_fullStr Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
title_full_unstemmed Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
title_sort Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
author Souza,Vanessa Maria de
author_facet Souza,Vanessa Maria de
Rodrigues,Alessandra
author_role author
author2 Rodrigues,Alessandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Vanessa Maria de
Rodrigues,Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv narrativas digitais
pesquisa e inovação responsáveis (RRI)
igualdade de gênero
tecnologias de informação e comunicação (TIC)
topic narrativas digitais
pesquisa e inovação responsáveis (RRI)
igualdade de gênero
tecnologias de informação e comunicação (TIC)
description Resumo Considerando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sisyphus - Journal of Education v.10 n.3 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137392911712256