Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206 |
Resumo: | Resumo Considerando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero. |
id |
RCAP_ae64828ba2a485c2e892b1817f38b6e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742023000100206 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gêneronarrativas digitaispesquisa e inovação responsáveis (RRI)igualdade de gênerotecnologias de informação e comunicação (TIC)Resumo Considerando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206Sisyphus - Journal of Education v.10 n.3 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206Souza,Vanessa Maria deRodrigues,Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:23Zoai:scielo:S2182-84742023000100206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:21.566367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero |
title |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero |
spellingShingle |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero Souza,Vanessa Maria de narrativas digitais pesquisa e inovação responsáveis (RRI) igualdade de gênero tecnologias de informação e comunicação (TIC) |
title_short |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero |
title_full |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero |
title_fullStr |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero |
title_full_unstemmed |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero |
title_sort |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais: Promovendo Reflexões Sobre Igualdade de Gênero |
author |
Souza,Vanessa Maria de |
author_facet |
Souza,Vanessa Maria de Rodrigues,Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Alessandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Vanessa Maria de Rodrigues,Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
narrativas digitais pesquisa e inovação responsáveis (RRI) igualdade de gênero tecnologias de informação e comunicação (TIC) |
topic |
narrativas digitais pesquisa e inovação responsáveis (RRI) igualdade de gênero tecnologias de informação e comunicação (TIC) |
description |
Resumo Considerando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.10 n.3 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392911712256 |