Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Maria do Rosário
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16133
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a criação de materiais que sejam facilitadores do processo de ensino/aprendizagem da Matemática, direcionados quer a alunos cegos ou com baixa visão, quer a alunos normovisuais. Uma abordagem de carácter lúdico da matemática, sem descurar o seu lado “sério” e rigoroso, poderá ser uma boa opção, para proporcionar estímulos positivos face à disciplina e originar situações de verdadeira aprendizagem. Neste sentido, optou-se pela criação de um jogo de tabuleiro – O Jogo MAGIC-MAT – com o qual se pretende desenvolver competências como o raciocínio lógico, a aptidão para resolver problemas, a criatividade, a capacidade de visualização, o cálculo mental e as interações sociais, e que promova um ensino inclusivo. A implementação deste jogo envolveu alunos com deficiências da visão e alunos normovisuais, integrados em três escolas da Direção Regional da Lezíria e Médio Tejo, que frequentavam os 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade; ABSTRACT: This study aims to create materials that act as facilitators of the teaching/learning of mathematics, targeted either to students who are blind or have low vision, or the sighted students. A playful approach to mathematics, provided it does not neglect its "serious" and rigorous side, it may be a good option to provide positive stimuli face to discipline and lead to real learning situations. In this sense, it was decided to create a board game - The Game MAGIC MAT - with which one intends to develop skills such as logical thinking ability, the aptitude to solve problems, creativity, viewing capability, development of mental calculation and social interactions, and that promotes an inclusive education. The implementation of this game has involved students with visual impairments and sighted students, integrated into three schools of Direção Regional da Lezíria e Médio Tejo, who frequented the 7th, 8th, 9th and 11th schooling years.
id RCAP_ae7abedddb36909a41d60fad9ab814c0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visualAlunosCegueiraBaixa VisãoMatemáticaJogoEducaçãoInclusãoStudentsBlindnessLow-visionMathematicsGameEducationInclusionO presente trabalho tem por objetivo a criação de materiais que sejam facilitadores do processo de ensino/aprendizagem da Matemática, direcionados quer a alunos cegos ou com baixa visão, quer a alunos normovisuais. Uma abordagem de carácter lúdico da matemática, sem descurar o seu lado “sério” e rigoroso, poderá ser uma boa opção, para proporcionar estímulos positivos face à disciplina e originar situações de verdadeira aprendizagem. Neste sentido, optou-se pela criação de um jogo de tabuleiro – O Jogo MAGIC-MAT – com o qual se pretende desenvolver competências como o raciocínio lógico, a aptidão para resolver problemas, a criatividade, a capacidade de visualização, o cálculo mental e as interações sociais, e que promova um ensino inclusivo. A implementação deste jogo envolveu alunos com deficiências da visão e alunos normovisuais, integrados em três escolas da Direção Regional da Lezíria e Médio Tejo, que frequentavam os 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade; ABSTRACT: This study aims to create materials that act as facilitators of the teaching/learning of mathematics, targeted either to students who are blind or have low vision, or the sighted students. A playful approach to mathematics, provided it does not neglect its "serious" and rigorous side, it may be a good option to provide positive stimuli face to discipline and lead to real learning situations. In this sense, it was decided to create a board game - The Game MAGIC MAT - with which one intends to develop skills such as logical thinking ability, the aptitude to solve problems, creativity, viewing capability, development of mental calculation and social interactions, and that promotes an inclusive education. The implementation of this game has involved students with visual impairments and sighted students, integrated into three schools of Direção Regional da Lezíria e Médio Tejo, who frequented the 7th, 8th, 9th and 11th schooling years.Universidade de Évora2015-10-27T18:19:48Z2015-10-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16133http://hdl.handle.net/10174/16133porDepartamento de Matemáticateses@bib.uevora.pt332Espírito Santo, Maria do Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:34.875575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
title Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
spellingShingle Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
Espírito Santo, Maria do Rosário
Alunos
Cegueira
Baixa Visão
Matemática
Jogo
Educação
Inclusão
Students
Blindness
Low-vision
Mathematics
Game
Education
Inclusion
title_short Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
title_full Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
title_fullStr Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
title_full_unstemmed Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
title_sort Aplicação de matemática recreativa no ensino de alunos com deficiência visual
author Espírito Santo, Maria do Rosário
author_facet Espírito Santo, Maria do Rosário
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Maria do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Cegueira
Baixa Visão
Matemática
Jogo
Educação
Inclusão
Students
Blindness
Low-vision
Mathematics
Game
Education
Inclusion
topic Alunos
Cegueira
Baixa Visão
Matemática
Jogo
Educação
Inclusão
Students
Blindness
Low-vision
Mathematics
Game
Education
Inclusion
description O presente trabalho tem por objetivo a criação de materiais que sejam facilitadores do processo de ensino/aprendizagem da Matemática, direcionados quer a alunos cegos ou com baixa visão, quer a alunos normovisuais. Uma abordagem de carácter lúdico da matemática, sem descurar o seu lado “sério” e rigoroso, poderá ser uma boa opção, para proporcionar estímulos positivos face à disciplina e originar situações de verdadeira aprendizagem. Neste sentido, optou-se pela criação de um jogo de tabuleiro – O Jogo MAGIC-MAT – com o qual se pretende desenvolver competências como o raciocínio lógico, a aptidão para resolver problemas, a criatividade, a capacidade de visualização, o cálculo mental e as interações sociais, e que promova um ensino inclusivo. A implementação deste jogo envolveu alunos com deficiências da visão e alunos normovisuais, integrados em três escolas da Direção Regional da Lezíria e Médio Tejo, que frequentavam os 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade; ABSTRACT: This study aims to create materials that act as facilitators of the teaching/learning of mathematics, targeted either to students who are blind or have low vision, or the sighted students. A playful approach to mathematics, provided it does not neglect its "serious" and rigorous side, it may be a good option to provide positive stimuli face to discipline and lead to real learning situations. In this sense, it was decided to create a board game - The Game MAGIC MAT - with which one intends to develop skills such as logical thinking ability, the aptitude to solve problems, creativity, viewing capability, development of mental calculation and social interactions, and that promotes an inclusive education. The implementation of this game has involved students with visual impairments and sighted students, integrated into three schools of Direção Regional da Lezíria e Médio Tejo, who frequented the 7th, 8th, 9th and 11th schooling years.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-27T18:19:48Z
2015-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16133
http://hdl.handle.net/10174/16133
url http://hdl.handle.net/10174/16133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Matemática
teses@bib.uevora.pt
332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136568686936064