O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eder Pires de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_37b63e0c5550a52478244d634e11e1ec
oai_identifier_str oai::343903
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visãoInclusão em educaçãoCegueiraVisão subnormalCiênciaAceleração da aprendizagemFísica - Estudo e ensinoInclusionblindnessReduction visionScienceOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito ¿aceleração¿, conjunto este que constituiu-se em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, tendo como pano de fundo dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. A elaboração das atividades apoiou-se em três componentes práticos: Tarefas, Grupos e Debates, e em três elementos de estrutura: Interação com o Objeto de Estudo, Resolução de Problemas e Confronto de Modelos. Em relação à metodologia, o trabalho aqui apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa orientada por um caráter quase-experimental. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: Condições para a Observação dos Fenômenos Estudados, Condições para a Realização de Análises Qualitativas e Quantitativas e Condições para a Elaboração de Estratégias e Hipóteses para Resolução de Problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudadosAbstract: In this thesis physics teaching activities for blind students were evaluated. For this propose we was deleveloped a set of five activities about the subject acceleration and tested on a class of blind students. There were five class meeting. The classes focused the influence of attrition and gravity on the acceleration. The developnent of activities was based on three components: works, group work and debates, and on three elements: interection, resolution of problems and confronting of models. Methodology of this research is qualitative and quase-experimental designing. It was been concluded the activities could provide for students conditions to: observe the studied phenomenon, do qualitative and quantitative analysis and develop strategy hypothesis to solve problems. Then, the activities were characterized as learning environment, and this environment provided for students condition to learn the phenomenonsDoutoradoEducação, Ciência e TecnologiaDoutor em Educação[s.n.]Camargo, Eder Pires deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargo, Eder Pires de20052005-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed272 p. : il. + + 1 CD-ROM.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243CAMARGO, Eder Pires de. O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual: elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/343903https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/343903porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-25T10:13:43Zoai::343903Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-25T10:13:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
title O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
spellingShingle O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
Camargo, Eder Pires de
Inclusão em educação
Cegueira
Visão subnormal
Ciência
Aceleração da aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Inclusion
blindness
Reduction vision
Science
title_short O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
title_full O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
title_fullStr O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
title_full_unstemmed O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
title_sort O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
author Camargo, Eder Pires de
author_facet Camargo, Eder Pires de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão em educação
Cegueira
Visão subnormal
Ciência
Aceleração da aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Inclusion
blindness
Reduction vision
Science
topic Inclusão em educação
Cegueira
Visão subnormal
Ciência
Aceleração da aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Inclusion
blindness
Reduction vision
Science
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243
CAMARGO, Eder Pires de. O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual: elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CAMARGO, Eder Pires de. O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual: elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/343903
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/343903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
272 p. : il. + + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138400790380544