O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243 |
Resumo: | Orientador: Dirceu da Silva |
id |
UNICAMP-30_37b63e0c5550a52478244d634e11e1ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::343903 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visãoInclusão em educaçãoCegueiraVisão subnormalCiênciaAceleração da aprendizagemFísica - Estudo e ensinoInclusionblindnessReduction visionScienceOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito ¿aceleração¿, conjunto este que constituiu-se em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, tendo como pano de fundo dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. A elaboração das atividades apoiou-se em três componentes práticos: Tarefas, Grupos e Debates, e em três elementos de estrutura: Interação com o Objeto de Estudo, Resolução de Problemas e Confronto de Modelos. Em relação à metodologia, o trabalho aqui apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa orientada por um caráter quase-experimental. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: Condições para a Observação dos Fenômenos Estudados, Condições para a Realização de Análises Qualitativas e Quantitativas e Condições para a Elaboração de Estratégias e Hipóteses para Resolução de Problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudadosAbstract: In this thesis physics teaching activities for blind students were evaluated. For this propose we was deleveloped a set of five activities about the subject acceleration and tested on a class of blind students. There were five class meeting. The classes focused the influence of attrition and gravity on the acceleration. The developnent of activities was based on three components: works, group work and debates, and on three elements: interection, resolution of problems and confronting of models. Methodology of this research is qualitative and quase-experimental designing. It was been concluded the activities could provide for students conditions to: observe the studied phenomenon, do qualitative and quantitative analysis and develop strategy hypothesis to solve problems. Then, the activities were characterized as learning environment, and this environment provided for students condition to learn the phenomenonsDoutoradoEducação, Ciência e TecnologiaDoutor em Educação[s.n.]Camargo, Eder Pires deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargo, Eder Pires de20052005-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed272 p. : il. + + 1 CD-ROM.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243CAMARGO, Eder Pires de. O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual: elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/343903https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/343903porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-25T10:13:43Zoai::343903Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-25T10:13:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão |
title |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão |
spellingShingle |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão Camargo, Eder Pires de Inclusão em educação Cegueira Visão subnormal Ciência Aceleração da aprendizagem Física - Estudo e ensino Inclusion blindness Reduction vision Science |
title_short |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão |
title_full |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão |
title_fullStr |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão |
title_full_unstemmed |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão |
title_sort |
O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão |
author |
Camargo, Eder Pires de |
author_facet |
Camargo, Eder Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão em educação Cegueira Visão subnormal Ciência Aceleração da aprendizagem Física - Estudo e ensino Inclusion blindness Reduction vision Science |
topic |
Inclusão em educação Cegueira Visão subnormal Ciência Aceleração da aprendizagem Física - Estudo e ensino Inclusion blindness Reduction vision Science |
description |
Orientador: Dirceu da Silva |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243 CAMARGO, Eder Pires de. O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual: elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CAMARGO, Eder Pires de. O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual: elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/343903 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/343903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed 272 p. : il. + + 1 CD-ROM. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188925327015936 |