Performance art: a voz como corpo presente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9519 |
Resumo: | Na presente investigação pretende-se uma análise dos processos da voz falada na performance art ligada ao universo da prática artística. Através do questionamento e levantamento de práticas conceptuais de alguns artistas como Karen Finley, Robin Deacon, Sylvie Cotton, Mark Wayman, Vito Acconci e Gary Hill, que utilizam a voz como forma primordial de expressão, intenta-se o estudo da relação entre a voz e corpo, como se processa e, em última análise, como se estabelece a comunicação. Encontrando o seu espaço no trabalho performático, a voz falada apoia-se ou distancia-se do próprio corpo do performer. É assim que a palavra pronunciada reflecte a sua derradeira importância na construção conceptual do trabalho: através da anulação do corpo, do bracketing, da materialidade expressiva ou da reificação. |
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Performance art: a voz como corpo presenteCriação artísticaComunicação oralVozLinguagemNa presente investigação pretende-se uma análise dos processos da voz falada na performance art ligada ao universo da prática artística. Através do questionamento e levantamento de práticas conceptuais de alguns artistas como Karen Finley, Robin Deacon, Sylvie Cotton, Mark Wayman, Vito Acconci e Gary Hill, que utilizam a voz como forma primordial de expressão, intenta-se o estudo da relação entre a voz e corpo, como se processa e, em última análise, como se estabelece a comunicação. Encontrando o seu espaço no trabalho performático, a voz falada apoia-se ou distancia-se do próprio corpo do performer. É assim que a palavra pronunciada reflecte a sua derradeira importância na construção conceptual do trabalho: através da anulação do corpo, do bracketing, da materialidade expressiva ou da reificação.The present investigation aims to analyze the processes of the spoken voice in performance art, connected to an artistic practice. Through questioning and setting up conceptual practises from artists like Karen Finley, Robin Deacon, Sylvie Cotton, Mark Wayman, Vito Acconci and Gary Hill, who use voice as a primary form of expression, one attempts to study the close relations between voice and body: how it is processed and how the communication is established. Finding its own place in performance, the spoken voice leans and furthers apart from the performer’s own body. The uttered word achieves its ultimately importance in the conceptual construction of the work: by the body’s annulment, by its bracketing, by its expressive materiality and by its reification.Universidade de Aveiro2013-01-18T12:45:38Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9519porAndrez, Bárbara Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:17Zoai:ria.ua.pt:10773/9519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:20.336853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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