Performance art: a voz como corpo presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrez, Bárbara Correia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9519
Resumo: Na presente investigação pretende-se uma análise dos processos da voz falada na performance art ligada ao universo da prática artística. Através do questionamento e levantamento de práticas conceptuais de alguns artistas como Karen Finley, Robin Deacon, Sylvie Cotton, Mark Wayman, Vito Acconci e Gary Hill, que utilizam a voz como forma primordial de expressão, intenta-se o estudo da relação entre a voz e corpo, como se processa e, em última análise, como se estabelece a comunicação. Encontrando o seu espaço no trabalho performático, a voz falada apoia-se ou distancia-se do próprio corpo do performer. É assim que a palavra pronunciada reflecte a sua derradeira importância na construção conceptual do trabalho: através da anulação do corpo, do bracketing, da materialidade expressiva ou da reificação.
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