Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244117
Resumo: O presente estudo parte da análise de processos de experimentação e formação vocal que têm na improvisação sua principal ferramenta com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica que propicie a atrizes e atores de teatro serem criadores com e através da própria vocalidade. A partir de reflexões decorrentes da trajetória da autora como artista, professora e pesquisadora, destacando-se pesquisas no âmbito da pedagogia teatral, processos criativos experimentais e procedimentos de ensino-aprendizagem busca-se, através de escolhas conscientes, identificar princípios para compor uma proposta de pedagogia vocal que tem na mediação o eixo que articula sujeito, objeto, habilidades pedagógicas e afetividade. Para apoiar estas reflexões, aplicam-se alguns conceitos, como o conceito de vocalidade, de acordo com Paul Zumthor, o conceito de unicidade, conforme Adriana Cavarero e a ideia de que o trabalho criativo e o treinamento de atrizes e atores configuram-se como um trabalho de transformação profunda do ser que vão além da aquisição de técnicas, ideias defendidas e praticadas por Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud e Eugenio Barba.
id UNSP_f676cccae9eb65f6f5d3c28a0469bbc7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244117
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atoresOutside voices: principles of vocal experimentation for a pedagogy of voices for actresses and actorsVoz - EducaçãoCantoImprovisação (Representação teatral)Criação (Literária, artística, etc.)O presente estudo parte da análise de processos de experimentação e formação vocal que têm na improvisação sua principal ferramenta com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica que propicie a atrizes e atores de teatro serem criadores com e através da própria vocalidade. A partir de reflexões decorrentes da trajetória da autora como artista, professora e pesquisadora, destacando-se pesquisas no âmbito da pedagogia teatral, processos criativos experimentais e procedimentos de ensino-aprendizagem busca-se, através de escolhas conscientes, identificar princípios para compor uma proposta de pedagogia vocal que tem na mediação o eixo que articula sujeito, objeto, habilidades pedagógicas e afetividade. Para apoiar estas reflexões, aplicam-se alguns conceitos, como o conceito de vocalidade, de acordo com Paul Zumthor, o conceito de unicidade, conforme Adriana Cavarero e a ideia de que o trabalho criativo e o treinamento de atrizes e atores configuram-se como um trabalho de transformação profunda do ser que vão além da aquisição de técnicas, ideias defendidas e praticadas por Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud e Eugenio Barba.The present study starts from the analysis of experimentation processes and vocal training that have improvisation as their main tool, with the objective of developing a pedagogical proposal that allows actresses and actors to be creators with and through their own vocality. Based on reflections arising from the author's trajectory as an artist, teacher and researcher, highlighting research in the field of theatrical pedagogy, experimental creative processes and teaching-learning procedures, the aim is to identify principles to compose a proposal through conscious choices of vocal pedagogy that has in mediation the axis that articulates subject, object, pedagogical skills and affectivity. To support these reflections, some concepts are applied, such as the concept of vocality, according to Paul Zumthor, the concept of uniqueness, according to Adriana Cavarero and the idea that the creative work and the training of actresses and actors are configured as a work of profound transformation of the being that goes beyond the acquisition of techniques, ideas defended and practiced by Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud and Eugenio Barba.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP]2023-06-19T15:09:51Z2023-06-19T15:09:51Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24411733004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:14:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244117Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-30T06:14:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
Outside voices: principles of vocal experimentation for a pedagogy of voices for actresses and actors
title Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
spellingShingle Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP]
Voz - Educação
Canto
Improvisação (Representação teatral)
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
title_full Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
title_fullStr Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
title_full_unstemmed Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
title_sort Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
author Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP]
author_facet Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Voz - Educação
Canto
Improvisação (Representação teatral)
Criação (Literária, artística, etc.)
topic Voz - Educação
Canto
Improvisação (Representação teatral)
Criação (Literária, artística, etc.)
description O presente estudo parte da análise de processos de experimentação e formação vocal que têm na improvisação sua principal ferramenta com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica que propicie a atrizes e atores de teatro serem criadores com e através da própria vocalidade. A partir de reflexões decorrentes da trajetória da autora como artista, professora e pesquisadora, destacando-se pesquisas no âmbito da pedagogia teatral, processos criativos experimentais e procedimentos de ensino-aprendizagem busca-se, através de escolhas conscientes, identificar princípios para compor uma proposta de pedagogia vocal que tem na mediação o eixo que articula sujeito, objeto, habilidades pedagógicas e afetividade. Para apoiar estas reflexões, aplicam-se alguns conceitos, como o conceito de vocalidade, de acordo com Paul Zumthor, o conceito de unicidade, conforme Adriana Cavarero e a ideia de que o trabalho criativo e o treinamento de atrizes e atores configuram-se como um trabalho de transformação profunda do ser que vão além da aquisição de técnicas, ideias defendidas e praticadas por Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud e Eugenio Barba.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19T15:09:51Z
2023-06-19T15:09:51Z
2023-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244117
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/244117
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650119318372352