A influência da Embalagem na Compra de Águas Engarrafadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cátia Alexandra Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7004
Resumo: As empresas estão cada vez mais competitivas, daí um dos principais objetivos para alcançar o sucesso é a diferenciação perante as restantes. Não se pode dar por garantida a venda de um produto, é necessário saber diferenciá-lo. Por isso, o ponto principal começa quando este se consegue destacar dos restantes na prateleira do local de venda. Esta investigação tem por base perceber como é que a embalagem das águas engarrafadas comunica com o consumidor, pois de nada serve apresentarmos uma bebida em que sugerimos elevada qualidade se depois essa qualidade não é transmitida. Assim, o principal objetivo é perceber como é que a embalagem das águas engarrafadas influência na compra nomeadamente através da importância do packaging das águas engarrafadas quanto ao marketing e através os aspetos que levam à interação da embalagem com o consumidor. O packaging é, por isso, um elemento diferenciador, pois é através dele que se desperta o interesse e a curiosidade do ser humano. No caso das águas engarrafadas estas têm sofrido muitas alterações desde o seu formato da embalagem, até à sua composição, isto porque têm surgido cada vez mais concorrentes no mercado. Até há algum tempo a água era considerada como um produto que servia apenas para beber, não interessando a sua embalagem. Hoje em dia, essa abordagem mudou e a água engarrafada é vista como um produto igual aos outros, sujeita também a diferenciação. Podemos atualmente encontrar as marcas brancas e as marcas premium em que é valorizada a diferenciação da embalagem. A embalagem premium era geralmente encontrada em restaurantes e lojas gourmet. Hoje já se consegue encontram em qualquer superfície comercial. Com o surgimento de todas as diversas marcas de água engarrafada, a água deixou de ser vista apenas como um bem, passando assim a ter outro destaque quando é encontrada numa prateleira de supermercado. Assim, os principais resultados mostram que efetivamente a embalagem influência na compra onde as características destacadas são embalagens Recicláveis e Reutilizáveis em que ocorrem algumas diferenças no género feminino e masculino. Consequentemente, percebeu-se que existem características que são vistas pelos consumidores como mais importantes do que outras para a influência da compra. Por último são apresentadas as conclusões, as limitações do estudo e as pistas para investigações futuras.
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