O papel da responsabilidade social corporativa no valor da marca do setor de cosmética masculina e na intenção de compra em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40540 |
Resumo: | Objetivo- A presente investigação tem como objetivo a compreensão do papel da responsabilidade social corporativa (RSC), no valor da marca do setor de cosmética masculina e na intenção de compra deste consumidor. Metodologia- A recolha de dados foi realizada através de um questionário online e presencial, testando as hipóteses da investigação que pretendem explicar a relação da RSC no modelo de consumer based brand equity e a influência da RSC na intenção de compra do consumidor de cosmética masculina. Esta recolha de dados permitiu a obtenção de uma amostra válida de 352 inquiridos. Resultados e principais conclusões- Do modelo conceptual testado, verificou-se que as dimensões do modelo de consumer based brand equity, relacionam-se positivamente com as iniciativas de RSC no setor de cosmética masculina. Quanto à intenção de compra de produtos de cosmética masculina de marcas socialmente responsáveis, esta é explicada em 59,10% pelo valor percebido das iniciativas de RSC e pela atitude dos consumidores em relação a marcas de cosméticos socialmente responsáveis. Contributos Práticos – Em termos de estratégia de marketing, o setor de cosmética masculina deverá criar programas eficazes de comunicação das iniciativas de RSC que demonstram de forma clara o os resultados dessas mesmas atividades. O foco será a educação continua do consumidor através de rótulos com elementos, selos ou legendas de certificação da área de responsabilidade social. Originalidade/ Valor- O facto de não ter sido realizado nenhum estudo cuja temática seja o papel das iniciativas de RSC e na resposta do consumidor no setor de cosmética masculina e na sua intenção de compra em Portugal revela a originalidade da investigação, trazendo implicações úteis para as empresas do setor da cosmética masculina. |
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O papel da responsabilidade social corporativa no valor da marca do setor de cosmética masculina e na intenção de compra em PortugalResponsabilidade Social Corporativa (RSC)Consumer Based Brand Equity (CBBE)Intenção de CompraSetor de Cosmética MasculinaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoObjetivo- A presente investigação tem como objetivo a compreensão do papel da responsabilidade social corporativa (RSC), no valor da marca do setor de cosmética masculina e na intenção de compra deste consumidor. Metodologia- A recolha de dados foi realizada através de um questionário online e presencial, testando as hipóteses da investigação que pretendem explicar a relação da RSC no modelo de consumer based brand equity e a influência da RSC na intenção de compra do consumidor de cosmética masculina. Esta recolha de dados permitiu a obtenção de uma amostra válida de 352 inquiridos. Resultados e principais conclusões- Do modelo conceptual testado, verificou-se que as dimensões do modelo de consumer based brand equity, relacionam-se positivamente com as iniciativas de RSC no setor de cosmética masculina. Quanto à intenção de compra de produtos de cosmética masculina de marcas socialmente responsáveis, esta é explicada em 59,10% pelo valor percebido das iniciativas de RSC e pela atitude dos consumidores em relação a marcas de cosméticos socialmente responsáveis. Contributos Práticos – Em termos de estratégia de marketing, o setor de cosmética masculina deverá criar programas eficazes de comunicação das iniciativas de RSC que demonstram de forma clara o os resultados dessas mesmas atividades. O foco será a educação continua do consumidor através de rótulos com elementos, selos ou legendas de certificação da área de responsabilidade social. Originalidade/ Valor- O facto de não ter sido realizado nenhum estudo cuja temática seja o papel das iniciativas de RSC e na resposta do consumidor no setor de cosmética masculina e na sua intenção de compra em Portugal revela a originalidade da investigação, trazendo implicações úteis para as empresas do setor da cosmética masculina.Domingos, CatarinaRepositório ComumMoreira, Ana Catarina Pereira2022-05-13T08:57:55Z2022-04-29T00:00:00Z2022-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40540203009401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:44.589573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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