Promoção de sentimentos de pertença a uma empresa: gestão e monitorização de um blogue organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85804 |
Resumo: | Atendendo à actual turbulência dos mercados de trabalho, onde os empregos a curto prazo são cada vez mais frequentes, torna-se dificil desenvolver sentimentos de pertença a uma organização. Sem se defender aqui uma visão determinista da tecnologia, as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação podem ajudar neste desenvolvimento, nomeadamente através da participação num blogue organizacional. Neste artigo, apresentamse os resultados de uma investigação centrada na criação de um blogue, respectiva gestão e monitorização, por um período de quatro meses correspondente à duração de um estágio curricular numa empresa situada na região Norte de Portugal. Através de uma análise de conteúdo das publicações e comentários postados no blogue foi possível concluir pela sua relevância quanto: i) à promoção e divulgação dos símbolos e identidade da empresa no sentido de “cultura” organizacional; ii) à identificação e compreensão de subculturas profissionais em função do perfil e posição hierárquica dos trabalhadores; iii) e à avaliação do “clima” organizacional. Pretende-se, assim, ilustrar uma nova forma de análise sociológica mediada por um blogue, assumindo tanto os aspectos positivos e potenciadores de sentimentos de pertença e identificação organizacional, como os negativos e de constrangimento associados aos quotidianos de trabalho por parte dos trabalhadores. |
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Promoção de sentimentos de pertença a uma empresa: gestão e monitorização de um blogue organizacionalPromoting a sense of belonging to an enterprise: management and monitoring an organizational blogPromotion de sentiments d’appartenance à une entreprise: gestion et suivi d’un blog organisationnelBlogueOrganizaçãoSentimentos de pertençaEstudo de casoBlogOrganizationBelonging sentimentCase studyOrganisationSentiments d’appartenanceÉtude de casCiências Sociais::SociologiaAtendendo à actual turbulência dos mercados de trabalho, onde os empregos a curto prazo são cada vez mais frequentes, torna-se dificil desenvolver sentimentos de pertença a uma organização. Sem se defender aqui uma visão determinista da tecnologia, as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação podem ajudar neste desenvolvimento, nomeadamente através da participação num blogue organizacional. Neste artigo, apresentamse os resultados de uma investigação centrada na criação de um blogue, respectiva gestão e monitorização, por um período de quatro meses correspondente à duração de um estágio curricular numa empresa situada na região Norte de Portugal. Através de uma análise de conteúdo das publicações e comentários postados no blogue foi possível concluir pela sua relevância quanto: i) à promoção e divulgação dos símbolos e identidade da empresa no sentido de “cultura” organizacional; ii) à identificação e compreensão de subculturas profissionais em função do perfil e posição hierárquica dos trabalhadores; iii) e à avaliação do “clima” organizacional. Pretende-se, assim, ilustrar uma nova forma de análise sociológica mediada por um blogue, assumindo tanto os aspectos positivos e potenciadores de sentimentos de pertença e identificação organizacional, como os negativos e de constrangimento associados aos quotidianos de trabalho por parte dos trabalhadores.Taking into account the current turbulent labour market, where short-term jobs are becoming more frequent, it has become difficult to develop a sense of belonging to an organization. Without defending a deterministic perspective, ICT can help in this development, namely by way of participation in an organizational blog. This paper presents the results of a case study focused on the creation of a blog, its management and monitoring over a period of four months which correspond to an internship in an enterprise located in the North of Portugal. Through a content analysis of the documents and commentaries posted on the blog, it was possible to draw on conclusions on the following: i) the promotion and dissemination of the symbols and identity of an enterprise in the sense of its organizational culture; ii) the identification and understanding of professional subcultures in relationship to the profile and hierarchical position of employees; iii) and the evaluation of the organizational climate. Therefore, the aim here is to illustrate a new form of sociological analysis mediated by a blog, assuming its positive aspects and its sense of belonging and organizational identification, as well as its negative aspects and constraints that have been associated to the daily work of employees.Compte tenu de l’actuelle turbulence sur les marchés du travail, où les emplois à court terme sont de plus en plus fréquents, développer des sentiments d’appartenance à une organisation devient difficile. Nous ne prétendons en aucun cas défendre ici une vision déterministe de la technologie, mais les nouvelles technologies d’information et de communication peuvent participer à ce développement, notamment par la participation à un blog organisationnel. Dans cet article, nous présentons les résultats d’une étude de cas centrée sur les activités de création, de gestion et de suivi d’un blog, pendant les quatre mois correspondant au stage obligatoire de fin de cursus universitaire, dans une entreprise située dans la région Nord du Portugal. Grâce à une analyse du contenu des publications et des commentaires postés sur le blog, il nous a été possible de conclure sur son importance au niveau de: i) la promotion et la divulgation des symboles et de l’identité de l’entreprise sous l’angle de la « culture » organisationnelle; ii) l’identification et la compréhension des souscultures professionnelles en fonction du profil et de la hiérarchie des salariés; et iii) l’évaluation du « climat » organisationnel. Ce travail nous permet ainsi d’illustrer une nouvelle forme d’analyse sociologique par le biais d’un blog, mettant en avant aussi bien ses aspects positifs et favorisant les sentiments d’appartenance et d’identification organisationnelle, que les aspects négatifs et les contraintes associées au travail quotidien par les employés.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)Universidade do MinhoCunha, CarlaMarques, Ana Paula20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85804por1646-50752182-741910.4000/configuracoes.1207https://journals.openedition.org/configuracoes/1207info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:20:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:01.564366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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