A interculturalidade na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62757 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_aeda8b7baa0fba3bf65106f27627d881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interculturalidade na infânciaInterculturality in childhoodCidadaniaDiversidade culturalEducação interculturalIgualdade de direitosCitizenshipCultural diversityEqual rightsIntercultural educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, intitulado “A Interculturalidade na Infância”, elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, resulta de uma investigação que teve por base o desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica com um grupo de crianças de Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos, e outro grupo do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente uma turma do 4º ano de escolaridade. A implementação do projeto aproxima-se da metodologia de investigação-ação, procurando que todos se assumissem como participantes no processo, e deteve como objetivo primordial a promoção da interculturalidade com crianças, diligenciando assim conhecimentos, valores e competências essenciais para a vida numa sociedade que é cada vez mais multicultural. Nesta linha, a intervenção pedagógica compreendeu os seguintes objetivos: a) Promover a exploração e conhecimento de países do mundo; b) Promover o conhecimento e respeito por diferentes povos e culturas; c) Consolidar conhecimentos através da articulação das várias áreas do saber. No que concerne aos objetivos de investigação pedagógica, procurou-se: a) Analisar o contributo das atividades propostas na promoção da interculturalidade na infância; b) Compreender de que forma o conhecimento de diferentes países promove atitudes de compreensão e respeito pela diferença; c) Analisar e conhecer os contributos da interdisciplinaridade na abordagem da interculturalidade para as aprendizagens das crianças. Os dados para análise foram obtidos através da observação direta e dos registos de incidentes críticos, os quais detiverem um papel fundamental ao longo das intervenções realizadas. Os resultados obtidos revelam o papel fundamental da Educação no processo de construção de conhecimento da criança, tendo a maioria dos alunos desenvolvido saberes essenciais sobre os temas abordados.This report, entitled “Interculturality in Childhood”, was conducted within the Prática de Ensino Supervisionada course of the Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education and results from an research based on the development of a pedagogical intervention project with a group of preschool children, aged between 3 and 6 years, and another elementary school group, namely a class of the 4th grade. The implementation of the project was close to the action-research methodology, seeking that everyone assumed themselves as participants in the process, and had as its first goal the promotion of interculturality with children, promoting endeavoring knowledge, values and competences essential for life in a society that it is increasingly multicultural. In this line, pedagogical intervention comprised the following goals: a) Promote the exploration and knowledge of countries of the world; b) Promote knowledge and respect for different peoples and cultures; c) Consolidate knowledge through the articulation of different areas of learning. Regarding the objectives of pedagogical research, the following were outlined: a) To analyze the contribution of the proposed activities in promoting interculturality in childhood; b) Understand how knowledge from different countries promotes attitudes of understanding and respect for difference; c) Analyze and to know contributions of interdisciplinarity in the approach of interculturality for children's learning. Data analysis were obtained through direct observation and critical incident records, which play a key role throughout the interventions. Results obtained reveal the fundamental role of Education in the process of knowledge building of child, having the majority of the students developed essential knowledge about the addressed subjects.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoFerreira, Bárbara Catarina Rodrigues20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62757por202319377info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:37.254980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interculturalidade na infância Interculturality in childhood |
title |
A interculturalidade na infância |
spellingShingle |
A interculturalidade na infância Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues Cidadania Diversidade cultural Educação intercultural Igualdade de direitos Citizenship Cultural diversity Equal rights Intercultural education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A interculturalidade na infância |
title_full |
A interculturalidade na infância |
title_fullStr |
A interculturalidade na infância |
title_full_unstemmed |
A interculturalidade na infância |
title_sort |
A interculturalidade na infância |
author |
Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues |
author_facet |
Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Diversidade cultural Educação intercultural Igualdade de direitos Citizenship Cultural diversity Equal rights Intercultural education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cidadania Diversidade cultural Educação intercultural Igualdade de direitos Citizenship Cultural diversity Equal rights Intercultural education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62757 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202319377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132882690637824 |