A interculturalidade na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62757
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_aeda8b7baa0fba3bf65106f27627d881
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interculturalidade na infânciaInterculturality in childhoodCidadaniaDiversidade culturalEducação interculturalIgualdade de direitosCitizenshipCultural diversityEqual rightsIntercultural educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, intitulado “A Interculturalidade na Infância”, elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, resulta de uma investigação que teve por base o desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica com um grupo de crianças de Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos, e outro grupo do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente uma turma do 4º ano de escolaridade. A implementação do projeto aproxima-se da metodologia de investigação-ação, procurando que todos se assumissem como participantes no processo, e deteve como objetivo primordial a promoção da interculturalidade com crianças, diligenciando assim conhecimentos, valores e competências essenciais para a vida numa sociedade que é cada vez mais multicultural. Nesta linha, a intervenção pedagógica compreendeu os seguintes objetivos: a) Promover a exploração e conhecimento de países do mundo; b) Promover o conhecimento e respeito por diferentes povos e culturas; c) Consolidar conhecimentos através da articulação das várias áreas do saber. No que concerne aos objetivos de investigação pedagógica, procurou-se: a) Analisar o contributo das atividades propostas na promoção da interculturalidade na infância; b) Compreender de que forma o conhecimento de diferentes países promove atitudes de compreensão e respeito pela diferença; c) Analisar e conhecer os contributos da interdisciplinaridade na abordagem da interculturalidade para as aprendizagens das crianças. Os dados para análise foram obtidos através da observação direta e dos registos de incidentes críticos, os quais detiverem um papel fundamental ao longo das intervenções realizadas. Os resultados obtidos revelam o papel fundamental da Educação no processo de construção de conhecimento da criança, tendo a maioria dos alunos desenvolvido saberes essenciais sobre os temas abordados.This report, entitled “Interculturality in Childhood”, was conducted within the Prática de Ensino Supervisionada course of the Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education and results from an research based on the development of a pedagogical intervention project with a group of preschool children, aged between 3 and 6 years, and another elementary school group, namely a class of the 4th grade. The implementation of the project was close to the action-research methodology, seeking that everyone assumed themselves as participants in the process, and had as its first goal the promotion of interculturality with children, promoting endeavoring knowledge, values and competences essential for life in a society that it is increasingly multicultural. In this line, pedagogical intervention comprised the following goals: a) Promote the exploration and knowledge of countries of the world; b) Promote knowledge and respect for different peoples and cultures; c) Consolidate knowledge through the articulation of different areas of learning. Regarding the objectives of pedagogical research, the following were outlined: a) To analyze the contribution of the proposed activities in promoting interculturality in childhood; b) Understand how knowledge from different countries promotes attitudes of understanding and respect for difference; c) Analyze and to know contributions of interdisciplinarity in the approach of interculturality for children's learning. Data analysis were obtained through direct observation and critical incident records, which play a key role throughout the interventions. Results obtained reveal the fundamental role of Education in the process of knowledge building of child, having the majority of the students developed essential knowledge about the addressed subjects.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoFerreira, Bárbara Catarina Rodrigues20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62757por202319377info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:37.254980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interculturalidade na infância
Interculturality in childhood
title A interculturalidade na infância
spellingShingle A interculturalidade na infância
Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues
Cidadania
Diversidade cultural
Educação intercultural
Igualdade de direitos
Citizenship
Cultural diversity
Equal rights
Intercultural education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A interculturalidade na infância
title_full A interculturalidade na infância
title_fullStr A interculturalidade na infância
title_full_unstemmed A interculturalidade na infância
title_sort A interculturalidade na infância
author Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues
author_facet Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bárbara Catarina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Diversidade cultural
Educação intercultural
Igualdade de direitos
Citizenship
Cultural diversity
Equal rights
Intercultural education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cidadania
Diversidade cultural
Educação intercultural
Igualdade de direitos
Citizenship
Cultural diversity
Equal rights
Intercultural education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62757
url http://hdl.handle.net/1822/62757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202319377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132882690637824