A relação com os outros e com o mundo na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78644 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_cdd923854dec602b312d29a8ecc17961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação com os outros e com o mundo na infânciaThe relationship with others and with the world in childhoodDiversidade culturalEducação interculturalInterações e relaçõesInterculturalidadeCultural diversityIntercultural educationInteractions and relationshipsInterculturalityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório, intitulado por A relação com os outros e com o Mundo na infância resulta da implementação, desenvolvimento e avaliação de dois projetos de intervenção pedagógica no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este relatório contém projetos distintos, um que incidiu sobre a Creche e outro sobre a Educação Pré-Escolar. Estes tornaram-se distintos pois o tema utilizado em Creche não fazia sentido perante o contexto de Educação Pré-Escolar em que estive inserida. Assim sendo, os Projetos foram pensados e delineados de formas diferentes. A investigação destes projetos seguiu algumas caraterísticas do processo metodológico Investigação-Ação (I-A), caraterizado por uma espiral de ciclos de investigação e de ação, que se reflete criticamente e continuamente sobre a prática com vista a melhorá-la. As intervenções pedagógicas tiveram como principais objetivos: a) promover as interações positivas entre pares; b) estimular a exploração de materiais naturais; c) promover o conhecimento de si e a construção da identidade; d) estimular o reconhecimento e a valorização de laços de pertença social e cultural; e) consciencializar para o respeito pela diversidade. No que concerne aos objetivos de investigação pedagógica, procurou-se: a) compreender de que forma a exploração de materiais naturais promove o desenvolvimento das crianças; b) analisar o contributo das atividades propostas no conhecimento de si próprio; c) averiguar o impacto das atividades no desenvolvimento de atitudes de respeito e valorização da diversidade cultural. Os dados para análise foram recolhidos, principalmente, através da observação direta e de algumas notas de campo, sendo que se conclui com este trabalho que o conhecimento do Mundo pode ser feito de diversas formas e que este conhecimento tem de iniciar-se em nós mesmos.This report, entitled "The relationship with others and with the world in childhood", is the result of the implementation, development, and evaluation of two pedagogical intervention projects in the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education. This report contains distinct projects, one which focuses on Kindergarten and another on Pre-School Education. These became distinct because the theme used in Kindergarten did not make sense in the context of Preschool Education in which I was inserted. Therefore, the Projects were thought and designed in different ways. The research of these projects followed some characteristics of the methodological process Research-Action (I-A), characterized by a spiral of cycles of research and action, which critically and continuously reflects on the practice in order to improve it. The pedagogical interventions had as main objectives: a) to promote positive interactions among peers; b) to stimulate the exploration of natural materials; c) to promote self-knowledge and identity construction; d) to stimulate the recognition and appreciation of social and cultural belonging ties; e) to raise awareness about respect for diversity. Regarding the pedagogical research objectives, we sought to: a) understand how the exploration of natural materials promotes the development of children; b) analyze the contribution of the proposed activities in self-knowledge; c) investigate the impact of activities on the development of attitudes of respect and appreciation of cultural diversity. The data for analysis was collected mainly through direct observation and some field notes, and it was concluded from this work that knowledge of the World can be done in several ways and that this knowledge has to start within ourselves.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsParente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoAzevedo, Ana Rita Cunha2022-02-282022-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78644por203004892info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:06.092820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação com os outros e com o mundo na infância The relationship with others and with the world in childhood |
title |
A relação com os outros e com o mundo na infância |
spellingShingle |
A relação com os outros e com o mundo na infância Azevedo, Ana Rita Cunha Diversidade cultural Educação intercultural Interações e relações Interculturalidade Cultural diversity Intercultural education Interactions and relationships Interculturality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A relação com os outros e com o mundo na infância |
title_full |
A relação com os outros e com o mundo na infância |
title_fullStr |
A relação com os outros e com o mundo na infância |
title_full_unstemmed |
A relação com os outros e com o mundo na infância |
title_sort |
A relação com os outros e com o mundo na infância |
author |
Azevedo, Ana Rita Cunha |
author_facet |
Azevedo, Ana Rita Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Rita Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade cultural Educação intercultural Interações e relações Interculturalidade Cultural diversity Intercultural education Interactions and relationships Interculturality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Diversidade cultural Educação intercultural Interações e relações Interculturalidade Cultural diversity Intercultural education Interactions and relationships Interculturality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-28 2022-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78644 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203004892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132874878746624 |