Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castillo Quijada, José Abraham
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30621
Resumo: O presente projeto pretende apoiar o ensino e a aprendizagem do violino de cada aluno em específico, aplicando diferentes métodos de improvisação, tendo em conta as capacidades do aluno. O objetivo deste estudo é introduzir a improvisação na sala de aula, como forma de os alunos adquirirem competências técnicas e musicais através de exercícios de improvisação estruturados, conciliando-os com o programa definido para cada aluno, de uma forma lúdica e apelativa. A investigação teve como alvo quatro alunos desde o quarto ano de iniciação até ao quinto grau de violino do Conservatório de Música de Coimbra. Encontrou-se uma abordagem complementar à aprendizagem do violino, que desenvolveu uma relação mais instintiva com o instrumento; uma relação que estimulou nos alunos a criatividade, que potenciou a motivação e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem. Verificaram-se melhorias significativas nos alunos envolvidos, nomeadamente o desenvolvimento de valências em vários domínios, entre os quais a motivação, a musicalidade, a técnica, o domínio do instrumento, a teoria e a compreensão musical. Conclui-se que a intervenção foi positiva, verificando-se uma boa reação aos exercícios por parte dos alunos, que se traduziu em maior motivação e evolução.
id RCAP_aee38bbbd2e38232a60ea764031e2369
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada alunoImprovisaçãoAdaptaçãoEnsino do violinoCriatividadeO presente projeto pretende apoiar o ensino e a aprendizagem do violino de cada aluno em específico, aplicando diferentes métodos de improvisação, tendo em conta as capacidades do aluno. O objetivo deste estudo é introduzir a improvisação na sala de aula, como forma de os alunos adquirirem competências técnicas e musicais através de exercícios de improvisação estruturados, conciliando-os com o programa definido para cada aluno, de uma forma lúdica e apelativa. A investigação teve como alvo quatro alunos desde o quarto ano de iniciação até ao quinto grau de violino do Conservatório de Música de Coimbra. Encontrou-se uma abordagem complementar à aprendizagem do violino, que desenvolveu uma relação mais instintiva com o instrumento; uma relação que estimulou nos alunos a criatividade, que potenciou a motivação e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem. Verificaram-se melhorias significativas nos alunos envolvidos, nomeadamente o desenvolvimento de valências em vários domínios, entre os quais a motivação, a musicalidade, a técnica, o domínio do instrumento, a teoria e a compreensão musical. Conclui-se que a intervenção foi positiva, verificando-se uma boa reação aos exercícios por parte dos alunos, que se traduziu em maior motivação e evolução.This project aims to offer support to teaching and learning of the violin specifically in each student, applying different methods of improvisation taking into account the capacities of each student. The primary objective of this study is to introduce improvisation in the classroom, in which manner the students would acquire technical and musical proficiency by way of structured improvisation exercises, incorporated in a defined programme for each student in a playful and instructive form. The research focused on four students that ranged from the fourth year until the fifth grade of violin at the Music Conservatory of Coimbra. The intention was to find a complementary way to learn the violin that could furnish and foster a more instinctive approach to the instrument; this approach would stimulate the students to creativity and would enhance motivation and consequently success in learning. Significant improvements were noted in the students involved, namely the development of capacities in various areas such as motivation, musicality, technique, mastery of the instrument, theory and musical understanding. In conclusion this intervention was found to be beneficial, verifying a positive response to the exercises on the student’s part which was manifested in an increase in motivation and evolution.2021-02-17T15:56:35Z2020-06-09T00:00:00Z2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30621porCastillo Quijada, José Abrahaminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:10Zoai:ria.ua.pt:10773/30621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:40.618329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
spellingShingle Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
Castillo Quijada, José Abraham
Improvisação
Adaptação
Ensino do violino
Criatividade
title_short Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title_full Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title_fullStr Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title_full_unstemmed Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
title_sort Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
author Castillo Quijada, José Abraham
author_facet Castillo Quijada, José Abraham
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castillo Quijada, José Abraham
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação
Adaptação
Ensino do violino
Criatividade
topic Improvisação
Adaptação
Ensino do violino
Criatividade
description O presente projeto pretende apoiar o ensino e a aprendizagem do violino de cada aluno em específico, aplicando diferentes métodos de improvisação, tendo em conta as capacidades do aluno. O objetivo deste estudo é introduzir a improvisação na sala de aula, como forma de os alunos adquirirem competências técnicas e musicais através de exercícios de improvisação estruturados, conciliando-os com o programa definido para cada aluno, de uma forma lúdica e apelativa. A investigação teve como alvo quatro alunos desde o quarto ano de iniciação até ao quinto grau de violino do Conservatório de Música de Coimbra. Encontrou-se uma abordagem complementar à aprendizagem do violino, que desenvolveu uma relação mais instintiva com o instrumento; uma relação que estimulou nos alunos a criatividade, que potenciou a motivação e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem. Verificaram-se melhorias significativas nos alunos envolvidos, nomeadamente o desenvolvimento de valências em vários domínios, entre os quais a motivação, a musicalidade, a técnica, o domínio do instrumento, a teoria e a compreensão musical. Conclui-se que a intervenção foi positiva, verificando-se uma boa reação aos exercícios por parte dos alunos, que se traduziu em maior motivação e evolução.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09T00:00:00Z
2020-06-09
2021-02-17T15:56:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30621
url http://hdl.handle.net/10773/30621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137682389991424