Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30621 |
Resumo: | O presente projeto pretende apoiar o ensino e a aprendizagem do violino de cada aluno em específico, aplicando diferentes métodos de improvisação, tendo em conta as capacidades do aluno. O objetivo deste estudo é introduzir a improvisação na sala de aula, como forma de os alunos adquirirem competências técnicas e musicais através de exercícios de improvisação estruturados, conciliando-os com o programa definido para cada aluno, de uma forma lúdica e apelativa. A investigação teve como alvo quatro alunos desde o quarto ano de iniciação até ao quinto grau de violino do Conservatório de Música de Coimbra. Encontrou-se uma abordagem complementar à aprendizagem do violino, que desenvolveu uma relação mais instintiva com o instrumento; uma relação que estimulou nos alunos a criatividade, que potenciou a motivação e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem. Verificaram-se melhorias significativas nos alunos envolvidos, nomeadamente o desenvolvimento de valências em vários domínios, entre os quais a motivação, a musicalidade, a técnica, o domínio do instrumento, a teoria e a compreensão musical. Conclui-se que a intervenção foi positiva, verificando-se uma boa reação aos exercícios por parte dos alunos, que se traduziu em maior motivação e evolução. |
id |
RCAP_aee38bbbd2e38232a60ea764031e2369 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30621 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada alunoImprovisaçãoAdaptaçãoEnsino do violinoCriatividadeO presente projeto pretende apoiar o ensino e a aprendizagem do violino de cada aluno em específico, aplicando diferentes métodos de improvisação, tendo em conta as capacidades do aluno. O objetivo deste estudo é introduzir a improvisação na sala de aula, como forma de os alunos adquirirem competências técnicas e musicais através de exercícios de improvisação estruturados, conciliando-os com o programa definido para cada aluno, de uma forma lúdica e apelativa. A investigação teve como alvo quatro alunos desde o quarto ano de iniciação até ao quinto grau de violino do Conservatório de Música de Coimbra. Encontrou-se uma abordagem complementar à aprendizagem do violino, que desenvolveu uma relação mais instintiva com o instrumento; uma relação que estimulou nos alunos a criatividade, que potenciou a motivação e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem. Verificaram-se melhorias significativas nos alunos envolvidos, nomeadamente o desenvolvimento de valências em vários domínios, entre os quais a motivação, a musicalidade, a técnica, o domínio do instrumento, a teoria e a compreensão musical. Conclui-se que a intervenção foi positiva, verificando-se uma boa reação aos exercícios por parte dos alunos, que se traduziu em maior motivação e evolução.This project aims to offer support to teaching and learning of the violin specifically in each student, applying different methods of improvisation taking into account the capacities of each student. The primary objective of this study is to introduce improvisation in the classroom, in which manner the students would acquire technical and musical proficiency by way of structured improvisation exercises, incorporated in a defined programme for each student in a playful and instructive form. The research focused on four students that ranged from the fourth year until the fifth grade of violin at the Music Conservatory of Coimbra. The intention was to find a complementary way to learn the violin that could furnish and foster a more instinctive approach to the instrument; this approach would stimulate the students to creativity and would enhance motivation and consequently success in learning. Significant improvements were noted in the students involved, namely the development of capacities in various areas such as motivation, musicality, technique, mastery of the instrument, theory and musical understanding. In conclusion this intervention was found to be beneficial, verifying a positive response to the exercises on the student’s part which was manifested in an increase in motivation and evolution.2021-02-17T15:56:35Z2020-06-09T00:00:00Z2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30621porCastillo Quijada, José Abrahaminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:10Zoai:ria.ua.pt:10773/30621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:40.618329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno |
title |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno |
spellingShingle |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno Castillo Quijada, José Abraham Improvisação Adaptação Ensino do violino Criatividade |
title_short |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno |
title_full |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno |
title_fullStr |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno |
title_full_unstemmed |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno |
title_sort |
Improvisação musical no ensino básico do violino: o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno |
author |
Castillo Quijada, José Abraham |
author_facet |
Castillo Quijada, José Abraham |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castillo Quijada, José Abraham |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Improvisação Adaptação Ensino do violino Criatividade |
topic |
Improvisação Adaptação Ensino do violino Criatividade |
description |
O presente projeto pretende apoiar o ensino e a aprendizagem do violino de cada aluno em específico, aplicando diferentes métodos de improvisação, tendo em conta as capacidades do aluno. O objetivo deste estudo é introduzir a improvisação na sala de aula, como forma de os alunos adquirirem competências técnicas e musicais através de exercícios de improvisação estruturados, conciliando-os com o programa definido para cada aluno, de uma forma lúdica e apelativa. A investigação teve como alvo quatro alunos desde o quarto ano de iniciação até ao quinto grau de violino do Conservatório de Música de Coimbra. Encontrou-se uma abordagem complementar à aprendizagem do violino, que desenvolveu uma relação mais instintiva com o instrumento; uma relação que estimulou nos alunos a criatividade, que potenciou a motivação e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem. Verificaram-se melhorias significativas nos alunos envolvidos, nomeadamente o desenvolvimento de valências em vários domínios, entre os quais a motivação, a musicalidade, a técnica, o domínio do instrumento, a teoria e a compreensão musical. Conclui-se que a intervenção foi positiva, verificando-se uma boa reação aos exercícios por parte dos alunos, que se traduziu em maior motivação e evolução. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09T00:00:00Z 2020-06-09 2021-02-17T15:56:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30621 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137682389991424 |