Contributos para um papel da improvisação no ensino do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigo, Luís Augusto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12784
Resumo: O presente estudo é uma reflexão pessoal acerca do recurso a exercícios de improvisação e formação auditiva como estratégias de ensino aplicadas ao contexto das aulas de violino no ensino vocacional da música. Partindo da observação de que estas práticas não são geralmente contempladas nos planos de estudo do ensino instrumental e da constatação de que as competências auditivas e criativas não estão também particularmente desenvolvidas na população dos estudantes de música, foi delineado um conjunto de sessões experimentais e feito um estudo sobre a sua aplicação prática. A opção pelos exercícios de improvisação fundamentou-se numa pesquisa acerca desta prática musical, do seu lugar na História da Música e no ensino e da sua ligação com o desenvolvimento de competências auditivas e criativas. O estudo baseou-se numa perspectiva metodológica de investigaçãoacção, concretizada numa série de dez sessões ministradas a três alunos de violino. Estas consistiram num plano de exercícios de imitação, discriminação auditiva e improvisação cujo objectivo foi a aquisição de vocabulário musical e sua posterior aplicação de forma independente e criativa sobre uma base harmónica de canções de cariz infantil ou tradicional. Uma avaliação contínua da prestação dos alunos durante as sessões e uma análise musical das suas intervenções instrumentais proporcionaram uma série de reflexões que apontam para o contributo positivo que estas práticas podem oferecer ao ensino da música em geral, e de um instrumento em particular.
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