Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Dário Manuel Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17365
Resumo: O presente trabalho incide sobre uma fase de ensino em especial; a iniciação ao estudo da trompa. Nesta fase importante da aprendizagem é necessário adquirir e consolidar competências que serão relevantes durante todo o percurso musical. Dessa forma foram escritos e testados exercícios que pretendem trabalhar essas competências. Os resultados obtidos durante o estudo indicam que com os exercícios testados, os alunos conseguem assimilar com bons resultados as competências necessárias para a aprendizagem do instrumento de uma forma eficaz.
id RCAP_aee40d2750025bfbc695cb5c4afd6a07
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompaTrompa - EnsinoEnsino de músicaTécnicas musicaisO presente trabalho incide sobre uma fase de ensino em especial; a iniciação ao estudo da trompa. Nesta fase importante da aprendizagem é necessário adquirir e consolidar competências que serão relevantes durante todo o percurso musical. Dessa forma foram escritos e testados exercícios que pretendem trabalhar essas competências. Os resultados obtidos durante o estudo indicam que com os exercícios testados, os alunos conseguem assimilar com bons resultados as competências necessárias para a aprendizagem do instrumento de uma forma eficaz.This paper focuses on a specific moment of education - the beginning of the Horn study. In this important phase of learning it is necessary to acquire and consolidate skills that will be very relevant throughout all the musical path. Therefore, several exercises that aim at working on these same skills, were written and tested. The results obtained during the study indicate that, with the tested exercises, pupils are able to reach with positive results the necessary skills to an effective learning on the instrument.Universidade de Aveiro2017-05-09T08:25:26Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17365porRibeiro, Dário Manuel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:09Zoai:ria.ua.pt:10773/17365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:29.968040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa
title Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa
spellingShingle Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa
Ribeiro, Dário Manuel Marques
Trompa - Ensino
Ensino de música
Técnicas musicais
title_short Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa
title_full Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa
title_fullStr Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa
title_full_unstemmed Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa
title_sort Exercícios de técnica de base para a iniciação ao estudo da trompa
author Ribeiro, Dário Manuel Marques
author_facet Ribeiro, Dário Manuel Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Dário Manuel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Trompa - Ensino
Ensino de música
Técnicas musicais
topic Trompa - Ensino
Ensino de música
Técnicas musicais
description O presente trabalho incide sobre uma fase de ensino em especial; a iniciação ao estudo da trompa. Nesta fase importante da aprendizagem é necessário adquirir e consolidar competências que serão relevantes durante todo o percurso musical. Dessa forma foram escritos e testados exercícios que pretendem trabalhar essas competências. Os resultados obtidos durante o estudo indicam que com os exercícios testados, os alunos conseguem assimilar com bons resultados as competências necessárias para a aprendizagem do instrumento de uma forma eficaz.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-05-09T08:25:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17365
url http://hdl.handle.net/10773/17365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137574626787328