Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6845 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica |
id |
RCAP_aee9bf5795c1b00070770f4eaeec04bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6845 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docenteAvaliação do desempenho docenteCarreira docenteDesenvolvimento profissionalEnsino básicoEnsino secundárioSupervisão pedagógicaMestrado em Ciências da Educação - Supervisão PedagógicaO presente estudo teve como principal objetivo conhecer as conceções dos professores do 3º Ciclo e Secundário sobre a Avaliação do Desempenho e a relação com as suas perceções acerca do desempenho e desenvolvimento profissional. A fim de contextualizar esta temática, recorremos a um enquadramento teórico com uma abordagem aos conceitos de avaliação, supervisão e desenvolvimento profissional. Na metodologia, para a recolha de dados, foi utilizado um inquérito por questionário aberto, aplicado a uma amostra por conveniência de docentes a lecionar 3º Ciclo e Secundário num Agrupamento de escolas da região de lisboa. Os dados foram tratados a partir de uma análise de conteúdo temática. Os resultados permitem salientar que os professores concordam com a existência de um modelo de Avaliação do Desempenho, mas não se identificam com o modelo em vigor e apontam algumas lacunas ao processo e aos resultados finais, nem sempre apreciados como justos. Os docentes olham para a avaliação como um meio para realizar a progressão na carreira. Por isso, não deixam de considerar o modelo em vigor como injusto e pouco coerente, devido ao sistema de atribuição de quotas, que inviabiliza a transparência e a justiça do processo, gerando sentimentos de instabilidade e rivalidade na escola e entre o corpo docente. A vertente formativa da avaliação e o trabalho colaborativo são identificados como importantes para o desenvolvimento profissional dos professores; contudo, estes referem que é necessário melhorar a relação entre avaliador e avaliado uma vez que aquele parece não estar a cumprir o seu papel de supervisor entendido como orientador da prática pedagógica, capaz de fomentar um ambiente relacional positivo, interativo e necessário ao melhor desempenho e desenvolvimento profissional dos professores.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaAntunes, Maria do Céu Santos2014-06-06T16:01:20Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6845porAntunes, Maria do Céu (2014) - Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:08.698778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente |
title |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente Antunes, Maria do Céu Santos Avaliação do desempenho docente Carreira docente Desenvolvimento profissional Ensino básico Ensino secundário Supervisão pedagógica |
title_short |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente |
title_full |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente |
title_sort |
Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente |
author |
Antunes, Maria do Céu Santos |
author_facet |
Antunes, Maria do Céu Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria do Céu Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente Carreira docente Desenvolvimento profissional Ensino básico Ensino secundário Supervisão pedagógica |
topic |
Avaliação do desempenho docente Carreira docente Desenvolvimento profissional Ensino básico Ensino secundário Supervisão pedagógica |
description |
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06T16:01:20Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6845 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antunes, Maria do Céu (2014) - Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131017315876864 |