Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria do Céu Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6845
Resumo: Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
id RCAP_aee9bf5795c1b00070770f4eaeec04bb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docenteAvaliação do desempenho docenteCarreira docenteDesenvolvimento profissionalEnsino básicoEnsino secundárioSupervisão pedagógicaMestrado em Ciências da Educação - Supervisão PedagógicaO presente estudo teve como principal objetivo conhecer as conceções dos professores do 3º Ciclo e Secundário sobre a Avaliação do Desempenho e a relação com as suas perceções acerca do desempenho e desenvolvimento profissional. A fim de contextualizar esta temática, recorremos a um enquadramento teórico com uma abordagem aos conceitos de avaliação, supervisão e desenvolvimento profissional. Na metodologia, para a recolha de dados, foi utilizado um inquérito por questionário aberto, aplicado a uma amostra por conveniência de docentes a lecionar 3º Ciclo e Secundário num Agrupamento de escolas da região de lisboa. Os dados foram tratados a partir de uma análise de conteúdo temática. Os resultados permitem salientar que os professores concordam com a existência de um modelo de Avaliação do Desempenho, mas não se identificam com o modelo em vigor e apontam algumas lacunas ao processo e aos resultados finais, nem sempre apreciados como justos. Os docentes olham para a avaliação como um meio para realizar a progressão na carreira. Por isso, não deixam de considerar o modelo em vigor como injusto e pouco coerente, devido ao sistema de atribuição de quotas, que inviabiliza a transparência e a justiça do processo, gerando sentimentos de instabilidade e rivalidade na escola e entre o corpo docente. A vertente formativa da avaliação e o trabalho colaborativo são identificados como importantes para o desenvolvimento profissional dos professores; contudo, estes referem que é necessário melhorar a relação entre avaliador e avaliado uma vez que aquele parece não estar a cumprir o seu papel de supervisor entendido como orientador da prática pedagógica, capaz de fomentar um ambiente relacional positivo, interativo e necessário ao melhor desempenho e desenvolvimento profissional dos professores.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaAntunes, Maria do Céu Santos2014-06-06T16:01:20Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6845porAntunes, Maria do Céu (2014) - Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:08.698778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
title Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
spellingShingle Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
Antunes, Maria do Céu Santos
Avaliação do desempenho docente
Carreira docente
Desenvolvimento profissional
Ensino básico
Ensino secundário
Supervisão pedagógica
title_short Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
title_full Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
title_fullStr Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
title_sort Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
author Antunes, Maria do Céu Santos
author_facet Antunes, Maria do Céu Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria do Céu Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente
Carreira docente
Desenvolvimento profissional
Ensino básico
Ensino secundário
Supervisão pedagógica
topic Avaliação do desempenho docente
Carreira docente
Desenvolvimento profissional
Ensino básico
Ensino secundário
Supervisão pedagógica
description Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06T16:01:20Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6845
url http://hdl.handle.net/10400.5/6845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, Maria do Céu (2014) - Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131017315876864