O papel da didáctica cognitiva no ensino das línguas: o caso do francês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Célia Ramos dos Santos da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1777
Resumo: Este estudo constitui, fundamentalmente, uma reflexão sobre a evolução dos métodos de ensino e aprendizagem da língua francesa como também a apresentação de algumas propostas suportadas pelas teorias cognitivas que podem ser levadas ao contexto pedagógico. Os objectivos de trabalho foram os seguintes: 1) Reflectir sobre o conceito de língua estrangeira; 2) Enumerar as diferenças conceptuais na sua aquisição de aprendizagem; 3) Apresentar uma síntese sobre as principais correntes metodológicas que suportaram o ensino do francês; 4) Reflectir sobre a importância da didáctica cognitiva enquanto concepção da aprendizagem de uma língua estrangeira; 5) Dissertar sobre as competências referidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; 6) Analisar de forma crítica à luz da didáctica cognitiva alguns textos reguladores das práticas de ensino do francês; 7) Propor sugestões de actividades tendo a didáctica cognitiva como suporte.
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