Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra Cristina Carvalho Lopes de Castro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15739
Resumo: Este relatório surge como resultado do estágio desenvolvido na área de Saúde Infantil e Pediatria, enquadrado no 3º curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde do Porto (ICS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), servindo de documento de avaliação para a obtenção do título de mestre na referida área. O estágio desenvolveu-se em três módulos que se realizaram no serviço de Pediatria da ULS de Matosinhos, no Centro de Saúde da Sr.ª da Hora e na Urgência Pediátrica do Hospital de S. João, tendo como intuito fazer uma análise crítico reflexiva das actividades que foram desenvolvidas de modo a demonstrar o processo do desenvolvimento de competências e ainda demonstrar as competências decorrentes do percurso profissional já efectuado, que é mobilizado e integrado durante o exercício profissional que actualmente se desenvolve num Serviço de Neonatologia. O relatório foi organizado tendo em conta os diferentes domínios de competências do exercício profissional de enfermagem - Prestação de Cuidados, Gestão, Formação e Investigação, de modo a proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos apresentados, principalmente no que se refere às competências desenvolvidas ao longo do estágio. Porque se compreende que todo o processo assistencial prestado á criança, deve envolver também a sua família, o papel parental torna-se um dos principais focos de atenção e, consequentemente, um objectivo transversal a todos os estágios. A conjugação entre os conhecimentos teóricos com a prática e a reflexão sobre a mesma, permitiram a construção de uma identidade profissional como enfermeira especialista de saúde Infantil e Pediátrica num processo dinâmico de aprendizagem
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