Motivações, expectativas e representações dos formandos em contextos de educação e formação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Fernando Luíz Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2200
Resumo: Este trabalho aborda a temática da Educação de Adultos, com particular incidência os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) que actualmente constituem uma das vias mais adequadas para ultrapassar a baixa qualificação das camadas economicamente mais débeis e menos escolarizadas. O objectivo central é saber quais as razões pessoais, profissionais e sociais que os adultos indicam para frequentarem os cursos EFA e os resultados que esperam obter com a conclusão do curso. Para uma melhor contextualização do problema procurámos saber os motivos de abandono do seu percurso escolar, a imagem que têm do sistema educativo frequentado e se alguma vez tinham assumido a educação/formação como uma preocupação nas suas vidas até ao presente. Como método, utilizámos o ―estudo de caso‖, com recurso a duas abordagens, uma quantitativa e outra qualitativa aplicando as técnicas de pesquisa adequadas na obtenção dos dados. Para tal utilizámos o inquérito por questionário a 85 formandos, cujo tratamento foi feito através de análise estatística e uma entrevista semi-estruturada a 4 informantes-chave, a qual foi sujeita a análise de conteúdo. Ao longo do estudo, fomos tomando consciência de que há ainda na sociedade portuguesa baixas qualificações escolares, bem como percentagens ainda elevadas de abandono escolar, particularmente nas faixas etárias mais elevadas. As conclusões mostram que as razões indicadas para a procura da formação por grande parte destes adultos estão maioritariamente relacionadas para a dimensão profissional. Contudo as dimensões social e pessoal são também apontadas com grande impacto nas suas vidas, pela consecução do seu diploma escolar e a repercussão que este representa socialmente. Diremos pois que a Educação de Adultos tem um potencial enorme para ajudar a dar respostas adequadas ao ritmo, cada vez mais intenso, das grandes mudanças de carácter social, económico, político e tecnológico que se operam no mundo globalizado.
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