Contributos para a formação do professor x.0+1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirinhos, Manuel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Osório, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1195
Resumo: Este trabalho tem como finalidade reflectir sobre a emergência do professor x.0+1 e tentar contribuir com sugestões para a sua formação. Analisa-se o contexto tecnológico e comunicacional que justifica o surgimento deste tipo de professor. Procura-se compreender o seu perfil profissional em relação às competências necessárias para a docência na era digital, em relação às suas necessidades de formação contínua e de utilização das novas ferramentas de comunicação ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
id RCAP_af128ac1f6ef9f3dde5a7c3552cdc140
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a formação do professor x.0+1Contributions to the training of the x.0+1 teacherFormação de professoresFormação contínuaRedes de aprendizagemEste trabalho tem como finalidade reflectir sobre a emergência do professor x.0+1 e tentar contribuir com sugestões para a sua formação. Analisa-se o contexto tecnológico e comunicacional que justifica o surgimento deste tipo de professor. Procura-se compreender o seu perfil profissional em relação às competências necessárias para a docência na era digital, em relação às suas necessidades de formação contínua e de utilização das novas ferramentas de comunicação ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo dos alunos.Instituto Politécnioco de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBMeirinhos, ManuelOsório, António2009-10-01T14:27:25Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1195porEDUSER: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009), p. 26-421645-477410.34620/eduser.v1i1.5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:36Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:44.982184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a formação do professor x.0+1
Contributions to the training of the x.0+1 teacher
title Contributos para a formação do professor x.0+1
spellingShingle Contributos para a formação do professor x.0+1
Meirinhos, Manuel
Formação de professores
Formação contínua
Redes de aprendizagem
title_short Contributos para a formação do professor x.0+1
title_full Contributos para a formação do professor x.0+1
title_fullStr Contributos para a formação do professor x.0+1
title_full_unstemmed Contributos para a formação do professor x.0+1
title_sort Contributos para a formação do professor x.0+1
author Meirinhos, Manuel
author_facet Meirinhos, Manuel
Osório, António
author_role author
author2 Osório, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirinhos, Manuel
Osório, António
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação contínua
Redes de aprendizagem
topic Formação de professores
Formação contínua
Redes de aprendizagem
description Este trabalho tem como finalidade reflectir sobre a emergência do professor x.0+1 e tentar contribuir com sugestões para a sua formação. Analisa-se o contexto tecnológico e comunicacional que justifica o surgimento deste tipo de professor. Procura-se compreender o seu perfil profissional em relação às competências necessárias para a docência na era digital, em relação às suas necessidades de formação contínua e de utilização das novas ferramentas de comunicação ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-01T14:27:25Z
2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1195
url http://hdl.handle.net/10198/1195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv EDUSER: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009), p. 26-42
1645-4774
10.34620/eduser.v1i1.5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnioco de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnioco de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135146710925312