Contributos para a formação do professor x.0+1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/1195 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade reflectir sobre a emergência do professor x.0+1 e tentar contribuir com sugestões para a sua formação. Analisa-se o contexto tecnológico e comunicacional que justifica o surgimento deste tipo de professor. Procura-se compreender o seu perfil profissional em relação às competências necessárias para a docência na era digital, em relação às suas necessidades de formação contínua e de utilização das novas ferramentas de comunicação ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo dos alunos. |
id |
RCAP_af128ac1f6ef9f3dde5a7c3552cdc140 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1195 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a formação do professor x.0+1Contributions to the training of the x.0+1 teacherFormação de professoresFormação contínuaRedes de aprendizagemEste trabalho tem como finalidade reflectir sobre a emergência do professor x.0+1 e tentar contribuir com sugestões para a sua formação. Analisa-se o contexto tecnológico e comunicacional que justifica o surgimento deste tipo de professor. Procura-se compreender o seu perfil profissional em relação às competências necessárias para a docência na era digital, em relação às suas necessidades de formação contínua e de utilização das novas ferramentas de comunicação ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo dos alunos.Instituto Politécnioco de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBMeirinhos, ManuelOsório, António2009-10-01T14:27:25Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1195porEDUSER: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009), p. 26-421645-477410.34620/eduser.v1i1.5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:36Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:44.982184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a formação do professor x.0+1 Contributions to the training of the x.0+1 teacher |
title |
Contributos para a formação do professor x.0+1 |
spellingShingle |
Contributos para a formação do professor x.0+1 Meirinhos, Manuel Formação de professores Formação contínua Redes de aprendizagem |
title_short |
Contributos para a formação do professor x.0+1 |
title_full |
Contributos para a formação do professor x.0+1 |
title_fullStr |
Contributos para a formação do professor x.0+1 |
title_full_unstemmed |
Contributos para a formação do professor x.0+1 |
title_sort |
Contributos para a formação do professor x.0+1 |
author |
Meirinhos, Manuel |
author_facet |
Meirinhos, Manuel Osório, António |
author_role |
author |
author2 |
Osório, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meirinhos, Manuel Osório, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação contínua Redes de aprendizagem |
topic |
Formação de professores Formação contínua Redes de aprendizagem |
description |
Este trabalho tem como finalidade reflectir sobre a emergência do professor x.0+1 e tentar contribuir com sugestões para a sua formação. Analisa-se o contexto tecnológico e comunicacional que justifica o surgimento deste tipo de professor. Procura-se compreender o seu perfil profissional em relação às competências necessárias para a docência na era digital, em relação às suas necessidades de formação contínua e de utilização das novas ferramentas de comunicação ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo dos alunos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-01T14:27:25Z 2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/1195 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/1195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
EDUSER: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009), p. 26-42 1645-4774 10.34620/eduser.v1i1.5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnioco de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnioco de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135146710925312 |