A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lúcia Manuela de Jesus Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4552
Resumo: Se observarmos à nossa volta, as imagens fotográficas, hoje em dia, são divulgadas nos mais diversos suportes e meios de comunicação e impostas a todos, em diversos espaços públicos ou privados. Na nossa sociedade atual, a fotografia é uma forma massiva e global de comunicação, influenciando a nossa forma de ser, de olhar e compreender o mundo. Consideramos, por isso, importante ensinar a ler e a escrever com as imagens que estão à nossa volta, ou que são captadas por nós. No âmbito do estudo que se apresenta é criado um Clube de Fotografia, no qual os participantes são convidados a captar visualmente, através da fotografia, os seus interesses, as preocupações e as perceções do seu mundo. Este estudo visa perceber qual o potencial da fotografia participativa como meio de expressão individual e de intervenção, pelo olhar de crianças, para desenvolver a observação crítica e a capacidade de participação e intervenção na sua comunidade. As atividades propostas do projeto de intervenção foram desenvolvidas em contexto fora da educação formal e procuraram criar dinâmicas de participação, a vivência de experiências educativas e a construção de aprendizagens significativas, em torno da fotografia e da comunicação. O projeto permite verificar que um grupo de crianças, através dos seus olhares fotográficos, amplia o sentido de observação crítica e pensamento reflexivo, e ativamente constrói conhecimento que os leva à participação e intervenção em diferentes contextos. Com a exposição de fotografias da sua autoria, os participantes conseguem intervir e comunicar visualmente. A análise de dados permite constar que a fotografia participativa constitui um meio de expressão individual com potencial para a intervenção na comunidade.
id RCAP_af136b0ffe96eb96d16d0d0fc8a8c85f
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de criançasFotografiaExpressão ArtísticaCriançaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisSe observarmos à nossa volta, as imagens fotográficas, hoje em dia, são divulgadas nos mais diversos suportes e meios de comunicação e impostas a todos, em diversos espaços públicos ou privados. Na nossa sociedade atual, a fotografia é uma forma massiva e global de comunicação, influenciando a nossa forma de ser, de olhar e compreender o mundo. Consideramos, por isso, importante ensinar a ler e a escrever com as imagens que estão à nossa volta, ou que são captadas por nós. No âmbito do estudo que se apresenta é criado um Clube de Fotografia, no qual os participantes são convidados a captar visualmente, através da fotografia, os seus interesses, as preocupações e as perceções do seu mundo. Este estudo visa perceber qual o potencial da fotografia participativa como meio de expressão individual e de intervenção, pelo olhar de crianças, para desenvolver a observação crítica e a capacidade de participação e intervenção na sua comunidade. As atividades propostas do projeto de intervenção foram desenvolvidas em contexto fora da educação formal e procuraram criar dinâmicas de participação, a vivência de experiências educativas e a construção de aprendizagens significativas, em torno da fotografia e da comunicação. O projeto permite verificar que um grupo de crianças, através dos seus olhares fotográficos, amplia o sentido de observação crítica e pensamento reflexivo, e ativamente constrói conhecimento que os leva à participação e intervenção em diferentes contextos. Com a exposição de fotografias da sua autoria, os participantes conseguem intervir e comunicar visualmente. A análise de dados permite constar que a fotografia participativa constitui um meio de expressão individual com potencial para a intervenção na comunidade.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaKowalski, Maria PereiraIC-OnlineLopes, Lúcia Manuela de Jesus Mendes2020-01-23T15:02:45Z2019-12-052019-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4552TID:202380696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:32Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:22.229889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças
title A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças
spellingShingle A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças
Lopes, Lúcia Manuela de Jesus Mendes
Fotografia
Expressão Artística
Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças
title_full A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças
title_fullStr A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças
title_full_unstemmed A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças
title_sort A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de crianças
author Lopes, Lúcia Manuela de Jesus Mendes
author_facet Lopes, Lúcia Manuela de Jesus Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Maria José Nascimento Silva
Kowalski, Maria Pereira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Lúcia Manuela de Jesus Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Expressão Artística
Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Fotografia
Expressão Artística
Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Se observarmos à nossa volta, as imagens fotográficas, hoje em dia, são divulgadas nos mais diversos suportes e meios de comunicação e impostas a todos, em diversos espaços públicos ou privados. Na nossa sociedade atual, a fotografia é uma forma massiva e global de comunicação, influenciando a nossa forma de ser, de olhar e compreender o mundo. Consideramos, por isso, importante ensinar a ler e a escrever com as imagens que estão à nossa volta, ou que são captadas por nós. No âmbito do estudo que se apresenta é criado um Clube de Fotografia, no qual os participantes são convidados a captar visualmente, através da fotografia, os seus interesses, as preocupações e as perceções do seu mundo. Este estudo visa perceber qual o potencial da fotografia participativa como meio de expressão individual e de intervenção, pelo olhar de crianças, para desenvolver a observação crítica e a capacidade de participação e intervenção na sua comunidade. As atividades propostas do projeto de intervenção foram desenvolvidas em contexto fora da educação formal e procuraram criar dinâmicas de participação, a vivência de experiências educativas e a construção de aprendizagens significativas, em torno da fotografia e da comunicação. O projeto permite verificar que um grupo de crianças, através dos seus olhares fotográficos, amplia o sentido de observação crítica e pensamento reflexivo, e ativamente constrói conhecimento que os leva à participação e intervenção em diferentes contextos. Com a exposição de fotografias da sua autoria, os participantes conseguem intervir e comunicar visualmente. A análise de dados permite constar que a fotografia participativa constitui um meio de expressão individual com potencial para a intervenção na comunidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
2019-12-05T00:00:00Z
2020-01-23T15:02:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4552
TID:202380696
url http://hdl.handle.net/10400.8/4552
identifier_str_mv TID:202380696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136977579147264