Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mariana Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57592
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_9d63859dae1f105ae8660cab1aac78f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de ArtesFotografiaAutorretratosArtes visuaisInterdisciplinaridadeExpressão artísticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório foi realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo e Ensino Secundário, e reúne toda a investigação realizada em torno da planificação e implementação de Projeto de Auto-Retrato Pinhole. A referida Unidade Didática foi desenvolvida junto de uma turma de 12º. ano de Escolaridade, do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, da Escola Secundária Arco-Íris (Portela), através de uma abordagem Interdisciplinar nas Unidades Curriculares de Desenho A e Oficinas de Artes. A presente investigação tem como objectivo basilar tentar averiguar de que forma a fotografia analógica pinhole, enquanto dispositivo técnico, poderá prover os alunos de metodologias de trabalho mais autónomas, reflexivas e ponderadas. Neste sentido, desenvolveu-se uma unidade de trabalho de foro projetual criativo - da construção de uma câmara pinhole à realização de uma série fotográfica de AutoRetrato, por via da mesma - visando, desta forma, também o desenvolvimento do autoconceito e auto-reflexão dos participantes. O carácter interdisciplinar da Unidade Didática foi aplicado de forma a desenvolver aprendizagens mais significativas no grupo discente, ao permitir níveis de coerência conceptual mais profundos, através da via projetual, e ao privilegiar a aprendizagem cooperativa. No contexto da implementação da Unidade Didática realizou-se uma Visita de Estudo ao Laboratório de Fotografia da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma sessão de trabalho no sentido de desenvolverem os seus projetos. A visita de Estudo contemplou ainda uma visita ao Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, onde a experiência com mostras de Arte Contemporânea foi possibilitada. Dos resultados recolhidos considera-se que foram alcançadas aprendizagens significativas relativas à prática da Fotografia Pinhole e à Composição Visual, assim como foram desenvolvidas metodologias de trabalho criativo e projetual, de possível aplicação posterior, através da auto-reflexão e desenvolvimento de sentido crítico.The present report was developed in the context of the Supervised Teaching Practice of the Visual Arts Teaching Masters Degree, for the 3rd Cycle and High School Levels, and it gathers the undertaken investigation around the planification and implementation of Self-Portrait Pinhole Project. This Didactic Unit was developed with a 12º. Grade class, of the Visual Arts Scientific-Humanistic Courses, of Arco-Íris High School (Portela), under an interdisciplinary approach on the Drawing A and Arts Workshops Classes. The present investigation has a key goal of verifying in which way can Analogue Pinhole Photography, as a technical device, develop, in the students, working methodologies that can be of a more autonomous, reflexive and ponderated ethos. In this context, a creative and projectual working unit has been develop - from the construction of a Pinhole camera to the development of a Self-Portrait series, by its means - aiming at developing too, self-reflection and the self-concept of its participants. The Didactic Unit’s interdisciplinary approach was implemented in order to develop more significant learning experiences in the student group, by allowing more profound conceptual levels of coherence, through its projectual aspect and by enhancing the cooperative learning experience. In the context of the planification of the present Didactic Unit, a Field Trip to the Photography Lab of Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa was arranged. There, the students had the opportunity to further develop their individual projects, through a working session. The Field Trip also contemplated a visit to the Lisbon Photography Archive, where the experience with Contemporary Art public exhibitions was provided. Through the collected data it is considered that significant learning experiences were created, in the context of a Pinhole Photography Practice and Visual Compositing. Creative and projectual working methodologies, with possible prospective appliances, have also been accomplished, through a self-reflective analysis and the development of critical thinking.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Mariana Gomes2023-05-24T15:35:41Z2022-07-222022-06-172022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:05.009487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes
title Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes
spellingShingle Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes
Gonçalves, Mariana Gomes
Fotografia
Autorretratos
Artes visuais
Interdisciplinaridade
Expressão artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes
title_full Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes
title_fullStr Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes
title_full_unstemmed Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes
title_sort Fotografia pinhole, enquanto prática processual, criativa e interdisciplinar em Desenho A e Oficinas de Artes
author Gonçalves, Mariana Gomes
author_facet Gonçalves, Mariana Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Mariana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Autorretratos
Artes visuais
Interdisciplinaridade
Expressão artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Fotografia
Autorretratos
Artes visuais
Interdisciplinaridade
Expressão artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22
2022-06-17
2022-07-22T00:00:00Z
2023-05-24T15:35:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57592
url http://hdl.handle.net/10451/57592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134634718527488