A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50272 |
Resumo: | Este estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos. |
id |
RCAP_af22c25abef0d6bd6d4426ef2669fc12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50272 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciênciaThe nature of verbal interactions during school field trips to the optical section of a science museumMuseu de CiênciaMódulos interativosEducadores em ciênciasInterações verbaisEducação não formal em físicaScience museumsInteractive exhibitsScience educatorsNon-formal educationVerbal interactionsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos.This study, conducted in a science museum aimed at understanding the nature of the verbal interactions between students. In particular, it focused on how students process information and how science educators (teachers or museum educators) promote cognitive engagement with the exhibits. Conversations were recorded in three optical exhibits, which were later transcribed. The analysis of 97 dialogues between students, 14-15 years, revealed that the cognitive engagement of students with modules is superficial, the presence of science educators enhances the processing of information but few interactions were of the exploratory type. Suggestions are made to enhance the involvement of students with the exhibits.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)Universidade do MinhoRodrigues, Francisco Manuel Estanislau AzevedoAfonso, Ana Sofia20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50272porRodrigues, F. & Afonso, A.S. (2015). A natureza das interações verbais durante as visitas de estudo à secção de ótica de um museu de ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(1), 173-1941806-51041984-2686https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2511/1911info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:45.215403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência The nature of verbal interactions during school field trips to the optical section of a science museum |
title |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência |
spellingShingle |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo Museu de Ciência Módulos interativos Educadores em ciências Interações verbais Educação não formal em física Science museums Interactive exhibits Science educators Non-formal education Verbal interactions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência |
title_full |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência |
title_fullStr |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência |
title_full_unstemmed |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência |
title_sort |
A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência |
author |
Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo |
author_facet |
Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo Afonso, Ana Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Ana Sofia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo Afonso, Ana Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu de Ciência Módulos interativos Educadores em ciências Interações verbais Educação não formal em física Science museums Interactive exhibits Science educators Non-formal education Verbal interactions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Museu de Ciência Módulos interativos Educadores em ciências Interações verbais Educação não formal em física Science museums Interactive exhibits Science educators Non-formal education Verbal interactions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50272 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, F. & Afonso, A.S. (2015). A natureza das interações verbais durante as visitas de estudo à secção de ótica de um museu de ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(1), 173-194 1806-5104 1984-2686 https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2511/1911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133037302120448 |