A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Afonso, Ana Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50272
Resumo: Este estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos.
id RCAP_af22c25abef0d6bd6d4426ef2669fc12
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciênciaThe nature of verbal interactions during school field trips to the optical section of a science museumMuseu de CiênciaMódulos interativosEducadores em ciênciasInterações verbaisEducação não formal em físicaScience museumsInteractive exhibitsScience educatorsNon-formal educationVerbal interactionsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos.This study, conducted in a science museum aimed at understanding the nature of the verbal interactions between students. In particular, it focused on how students process information and how science educators (teachers or museum educators) promote cognitive engagement with the exhibits. Conversations were recorded in three optical exhibits, which were later transcribed. The analysis of 97 dialogues between students, 14-15 years, revealed that the cognitive engagement of students with modules is superficial, the presence of science educators enhances the processing of information but few interactions were of the exploratory type. Suggestions are made to enhance the involvement of students with the exhibits.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)Universidade do MinhoRodrigues, Francisco Manuel Estanislau AzevedoAfonso, Ana Sofia20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50272porRodrigues, F. & Afonso, A.S. (2015). A natureza das interações verbais durante as visitas de estudo à secção de ótica de um museu de ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(1), 173-1941806-51041984-2686https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2511/1911info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:45.215403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
The nature of verbal interactions during school field trips to the optical section of a science museum
title A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
spellingShingle A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo
Museu de Ciência
Módulos interativos
Educadores em ciências
Interações verbais
Educação não formal em física
Science museums
Interactive exhibits
Science educators
Non-formal education
Verbal interactions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
title_full A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
title_fullStr A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
title_full_unstemmed A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
title_sort A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
author Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo
author_facet Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo
Afonso, Ana Sofia
author_role author
author2 Afonso, Ana Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo
Afonso, Ana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de Ciência
Módulos interativos
Educadores em ciências
Interações verbais
Educação não formal em física
Science museums
Interactive exhibits
Science educators
Non-formal education
Verbal interactions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Museu de Ciência
Módulos interativos
Educadores em ciências
Interações verbais
Educação não formal em física
Science museums
Interactive exhibits
Science educators
Non-formal education
Verbal interactions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50272
url http://hdl.handle.net/1822/50272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, F. & Afonso, A.S. (2015). A natureza das interações verbais durante as visitas de estudo à secção de ótica de um museu de ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(1), 173-194
1806-5104
1984-2686
https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2511/1911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133037302120448