A perceção dos alunos sobre indisciplina e insucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Olga Maria De Ascenção
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7037
Resumo: Sendo a indisciplina um dos problemas mais preocupantes da realidade escolar com repercussões nos resultados escolares dos alunos, torna-se pertinente um estudo sobre “A Perceção dos Alunos sobre Indisciplina e Insucesso Escolar”, que tem como objetivo geral “Compreender a perceção dos alunos do 2º Ciclo, 5º e 6º anos de escolaridade, sobre indisciplina e insucesso escolar”. Para este estudo de cariz descritivo quantitativo, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas aplicado a 97 alunos do 2º Ciclo de escolaridade com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos de uma escola de Santa Cruz. Conclui-se que que 60% dos inquiridos consideram que a indisciplina se deve ao desinteresse e desmotivação pela escola. A grande maioria dos inquiridos (75%) concorda que as sanções são importantes para melhorar comportamentos menos adequados e aumentar o sucesso escolar. Constatou-se ainda que 42% dos participantes, é de opinião que o incumprimento das regras se deve a situações exteriores à escola e 49% assume que a Direção Executiva deveria ser mais autoritária para acabar com a indisciplina. Verifica-se ainda que não existe influência do género dos alunos ou do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, no número de reprovações. Ao mesmo tempo confirmou-se que as habilitações do pai e a idade dos alunos estão positiva e significativamente correlacionadas com o número de reprovações dos alunos A grande maioria dos participantes refere que as regras constantes do Regulamento Interno e do Projeto Educativo, não se adequam à realidade escolar e considera que os delegados e subdelegados, deveriam participar na realização daquele documento. Com base nos resultados, organizou-se um conjunto de recomendações a ser apresentado à Comunidade Educativa.
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