Formação e inclusão ou quimera e discriminação : uma reflexão sobre os cursos vocacionais em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paula Alexandra Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20909
Resumo: A massificação do ensino fez chegar às escolas uma multiplicidade de indivíduos com vivências e ambições muito díspares e a Escola, confrontada com esta realidade, foi forçada a agir de modo a proporcionar a todos uma igualdade de oportunidades. Com o alargamento da escolaridade obrigatória, e o espectro do insucesso e do abandono escolar a pairar, surge a necessidade de diversificar a oferta, proporcionando percursos educativos alternativos. Os cursos vocacionais surgem no seguimento dessa ideia. A questão que se impõe é perceber se estes cursos servirão o seu propósito e constituirão verdadeiramente um meio de formação dos jovens, incluindo-os com equidade no sistema educativo ou se porventura não passarão de uma tentativa de, preocupados unicamente com o olhar atento do Mundo, passar a ideia de que a aposta na educação em Portugal está a aumentar, contribuindo para uma melhoria dos níveis de escolarização e de qualificação da população, quando a realidade pode muito bem ser ligeiramente diferente. Os objetivos deste estudo são analisar os prós destes cursos e tentar perceber se a filosofia subjacente à sua idealização estará ou não a ser respeitada, compreender de que modo as escolas se organizam para responder a estes desafios e, finalmente, percecionar possíveis resultados da sua implementação num Agrupamento de Escolas em particular.
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