Relação entre a Prática de Exercício Físico e o Rendimento Académico em Alunos Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, João António Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10732
Resumo: Introdução: A falta de níveis adequados de atividade física é o quarto maior fator de risco para a mortalidade mundial e é também a causa de várias doenças não transmissíveis que causam grande morbilidade e mortalidade. Os estudantes universitários constituem uma população muito exposta a hábitos sedentários, visto passarem muito do seu tempo sentados, com possíveis riscos acrescidos de contraírem as referidas doenças não transmissíveis. Materiais e Métodos: Foi utilizada uma amostra de 228 alunos inscritos em várias instituições de Ensino Superior em Portugal no ano letivo 2018/19. Foi aplicado um questionário baseado no International Physical Activity Questionnaire para avaliar os hábitos de atividade física e exercício físico e o rendimento académico dos alunos. Foram procuradas diferenças significativas nas notas dos alunos em função das várias variáveis usando os testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis. Resultados: Os resultados demonstram que os alunos praticam poucas atividades físicas moderadas e vigorosas durante a semana [praticam, em média, em 1,35 (±1,75) e 1,67 (±1,82) dias por semana, respetivamente]. Também passam muito tempo dia sentados [média de 8,06 (±4,91) horas por dia em dias da semana e 9,26 (±4,14) horas em dia de fim de semana]. No entanto, caminham regularmente [em média, em 5,35 (±1,71) dias por semana] e a maioria (61,40 %) pratica exercício físico regularmente. Os homens praticam mais atividade física e exercício físico do que as mulheres. Conclusão: Não foram encontradas diferenças significativas nas notas dos alunos em função das diversas variáveis analisadas.
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