Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Vânia Miriam Gil
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1596
Resumo: O presente Relatório de Estágio insere-se no 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e revela a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os dez e os dezoito meses, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os oito e os dez anos. No decorrer do estágio nas duas componentes referidas, para além da observação e da avaliação dos contextos, realizou-se planificações das atividades/aulas a desenvolver com as crianças e reflexões críticas semanais, com o objetivo primeiro de se refletir sobre o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças e, assim, se adequar as opções pedagógicas às crianças em questão, de forma a promover aprendizagens significativas, diversificadas e contextualizadas. De modo a se adaptar a intervenção pedagógica a ambos os estágios, realizou-se uma avaliação de cada grupo de crianças. Posteriormente, com base nos dados recolhidos e analisados, adotou-se diferentes procedimentos metodológicos, nomeadamente, as reflexões semanais, que permitiram operacionalizar uma prática pedagógica tendo por base o desenvolvimento, os interesses e as necessidades das crianças. As atividades realizadas em intervenção com a comunidade educativa, com as famílias e com o meio envolvente e a participação em outras atividades de cariz pedagógico permitiram criar relações com vários agentes educativos e possibilitou compreender, de forma mais concreta, a dinâmica e a gestão das instituições de educação.
id RCAP_af3f8304aeb8d4bf6cd7f35e7227a5c0
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1596
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do GaleãoEducação de infância1.º Ciclo do Ensino BásicoReflexãoAvaliaçãoIntervenção pedagógicaChildhood educationPrimary basic teaching educationReflectionEvaluationPedagogical interventionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio insere-se no 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e revela a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os dez e os dezoito meses, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os oito e os dez anos. No decorrer do estágio nas duas componentes referidas, para além da observação e da avaliação dos contextos, realizou-se planificações das atividades/aulas a desenvolver com as crianças e reflexões críticas semanais, com o objetivo primeiro de se refletir sobre o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças e, assim, se adequar as opções pedagógicas às crianças em questão, de forma a promover aprendizagens significativas, diversificadas e contextualizadas. De modo a se adaptar a intervenção pedagógica a ambos os estágios, realizou-se uma avaliação de cada grupo de crianças. Posteriormente, com base nos dados recolhidos e analisados, adotou-se diferentes procedimentos metodológicos, nomeadamente, as reflexões semanais, que permitiram operacionalizar uma prática pedagógica tendo por base o desenvolvimento, os interesses e as necessidades das crianças. As atividades realizadas em intervenção com a comunidade educativa, com as famílias e com o meio envolvente e a participação em outras atividades de cariz pedagógico permitiram criar relações com vários agentes educativos e possibilitou compreender, de forma mais concreta, a dinâmica e a gestão das instituições de educação.The present work experience practice report includes itself, on the 2nd year of Masters in Preschool Education and on the Primary Basic teaching Education. It reveals a pedagogic intervention done in a Pre-school class, with children between the ages of ten to eighteen months old and also in a third year Primary class, with children between the ages of eight to ten years old. Through this pedagogic experience done with the classes mentioned above, apart from the observations and contexts evaluations, planning of the activities and lessons to be developed amongst the children, were created, as well as, weekly critics reflections. This had the main purpose of reflecting on children development and knowledge, therefore to adapt the pedagogic options to them, in order to promote significant, diversified and contextualised knowledge. In order to adapt the pedagogic intervention to both practices, an evaluation of each group of children, was created. Before hand, based on the information collected and analysed, different methodology procedures were introduced, according to the weekly reflections, which allowed an operational pedagogic practice, based on the children development, interests and needs. The activities involving the educative community, families, the surrounding environment and the participation in other pedagogic activities, was a way of building relationships with various educative agents, which allowed me to understand the management of the Educational Institutions, in a more concrete and dynamic way.Mendes, Guida Reis RodriguesDigitUMaTeixeira, Vânia Miriam Gil2017-08-19T00:30:09Z2013-10-04T00:00:00Z2013-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:18Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:18.752645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
title Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
spellingShingle Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
Teixeira, Vânia Miriam Gil
Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Reflexão
Avaliação
Intervenção pedagógica
Childhood education
Primary basic teaching education
Reflection
Evaluation
Pedagogical intervention
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
title_full Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
title_fullStr Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
title_sort Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
author Teixeira, Vânia Miriam Gil
author_facet Teixeira, Vânia Miriam Gil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Guida Reis Rodrigues
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Vânia Miriam Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Reflexão
Avaliação
Intervenção pedagógica
Childhood education
Primary basic teaching education
Reflection
Evaluation
Pedagogical intervention
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de infância
1.º Ciclo do Ensino Básico
Reflexão
Avaliação
Intervenção pedagógica
Childhood education
Primary basic teaching education
Reflection
Evaluation
Pedagogical intervention
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio insere-se no 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e revela a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os dez e os dezoito meses, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os oito e os dez anos. No decorrer do estágio nas duas componentes referidas, para além da observação e da avaliação dos contextos, realizou-se planificações das atividades/aulas a desenvolver com as crianças e reflexões críticas semanais, com o objetivo primeiro de se refletir sobre o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças e, assim, se adequar as opções pedagógicas às crianças em questão, de forma a promover aprendizagens significativas, diversificadas e contextualizadas. De modo a se adaptar a intervenção pedagógica a ambos os estágios, realizou-se uma avaliação de cada grupo de crianças. Posteriormente, com base nos dados recolhidos e analisados, adotou-se diferentes procedimentos metodológicos, nomeadamente, as reflexões semanais, que permitiram operacionalizar uma prática pedagógica tendo por base o desenvolvimento, os interesses e as necessidades das crianças. As atividades realizadas em intervenção com a comunidade educativa, com as famílias e com o meio envolvente e a participação em outras atividades de cariz pedagógico permitiram criar relações com vários agentes educativos e possibilitou compreender, de forma mais concreta, a dinâmica e a gestão das instituições de educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-04T00:00:00Z
2013-10-04T00:00:00Z
2017-08-19T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1596
url http://hdl.handle.net/10400.13/1596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912903204864