Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luísa Isabel Gouveia de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2334
Resumo: O presente relatório de mestrado tem como objetivo primordial a partilha da reflexão acerca das práticas pedagógicas ocorridas em contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As mesmas desenvolveram-se em dois espaços distintos: na Escola DonaOlga de Brito, onde se realizou o estágio na Sala Amarela; e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, onde decorreram os estágios com as turmas C e A do 1.º e 4.º ano, respetivamente. Neste sentido, parte do trabalho contém a descrição e reflexão de estratégias e atividades desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Este relatório pretende igualmente enquadrar toda a prática desenvolvida com um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Os mesmos devem constituir-se aspetos basilares no desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores. Importa referir ainda que à profissão docente estão associadas atitudes imprescindíveis de reflexão e investigação que permitem adequar o processo pedagógico às caraterísticas e necessidades dos grupos. Assim sendo, o relatório faz referência à metodologia de investigação-ação, essencial no decorrer das práticas pedagógicas I e II. Através da observação e contacto com os educandos, foram delineados projetos para a atuação em problemas relacionados com os conflitos entre pares, na Prática Pedagógica I. Já na Prática Pedagógica II a questão de investigação está relacionada com os jogos enquanto recurso ao desenvolvimento de aprendizagens. O atual relatório afigura-se como o produto e o resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas, revelando-se um instrumento de todo o processo de reflexão, investigação e aprendizagem.
id RCAP_f2f7353fed8d1e97c1dd123f24379c9f
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do CaniçoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoReflexãoAprendizagemPre-school Education1st Cycle of Basic EducationResearch-actionReflectionLearningEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de mestrado tem como objetivo primordial a partilha da reflexão acerca das práticas pedagógicas ocorridas em contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As mesmas desenvolveram-se em dois espaços distintos: na Escola DonaOlga de Brito, onde se realizou o estágio na Sala Amarela; e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, onde decorreram os estágios com as turmas C e A do 1.º e 4.º ano, respetivamente. Neste sentido, parte do trabalho contém a descrição e reflexão de estratégias e atividades desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Este relatório pretende igualmente enquadrar toda a prática desenvolvida com um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Os mesmos devem constituir-se aspetos basilares no desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores. Importa referir ainda que à profissão docente estão associadas atitudes imprescindíveis de reflexão e investigação que permitem adequar o processo pedagógico às caraterísticas e necessidades dos grupos. Assim sendo, o relatório faz referência à metodologia de investigação-ação, essencial no decorrer das práticas pedagógicas I e II. Através da observação e contacto com os educandos, foram delineados projetos para a atuação em problemas relacionados com os conflitos entre pares, na Prática Pedagógica I. Já na Prática Pedagógica II a questão de investigação está relacionada com os jogos enquanto recurso ao desenvolvimento de aprendizagens. O atual relatório afigura-se como o produto e o resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas, revelando-se um instrumento de todo o processo de reflexão, investigação e aprendizagem.The present master’s report has the primordial objective of a reflexion sharing regarding educational practices occurred in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. They were developed in two distinct locations: at the School Dona Olga de Brito, where, in the Yellow Room, the internship was conducted; and in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School in Caniço, where the internships in A and C classes of the 1st and 4th year were conducted, respectively. In that sense, part of the work contains the description and reflection of strategies and activities developed in educational practices. This report also intends to frame the whole practice developed with a set of theoretical and methodological assumptions. As such, these should form the basis of professional development of educators and teachers alike. In addition, it should also be mentioned that teaching is associated with indispensable attitudes of reflection and research, that allow to adapt the pedagogical method to the characteristics and needs of students. Therefore, this report refers to the research-action methodology, essential in the course of pedagogical practices I and II. Through the observation and contact with students, projects were designed to deal with problems related to peer conflicts, in Pedagogical Practice I. In Pedagogical Practice II, the research question is related to games as a resource for learning development practices. To conclude, the present report appears as the product and outcome of developed pedagogical practices, emerging as an instrument of the whole process of reflection, research and learning.Camacho, Maria José de JesusDigitUMaSousa, Luísa Isabel Gouveia de2019-03-29T15:09:54Z2019-02-25T00:00:00Z2019-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2334202204766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:06Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:06.465484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
title Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
spellingShingle Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
Sousa, Luísa Isabel Gouveia de
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Aprendizagem
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Research-action
Reflection
Learning
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
title_full Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
title_fullStr Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
title_full_unstemmed Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
title_sort Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
author Sousa, Luísa Isabel Gouveia de
author_facet Sousa, Luísa Isabel Gouveia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camacho, Maria José de Jesus
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luísa Isabel Gouveia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Aprendizagem
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Research-action
Reflection
Learning
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Aprendizagem
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Research-action
Reflection
Learning
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de mestrado tem como objetivo primordial a partilha da reflexão acerca das práticas pedagógicas ocorridas em contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As mesmas desenvolveram-se em dois espaços distintos: na Escola DonaOlga de Brito, onde se realizou o estágio na Sala Amarela; e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, onde decorreram os estágios com as turmas C e A do 1.º e 4.º ano, respetivamente. Neste sentido, parte do trabalho contém a descrição e reflexão de estratégias e atividades desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Este relatório pretende igualmente enquadrar toda a prática desenvolvida com um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Os mesmos devem constituir-se aspetos basilares no desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores. Importa referir ainda que à profissão docente estão associadas atitudes imprescindíveis de reflexão e investigação que permitem adequar o processo pedagógico às caraterísticas e necessidades dos grupos. Assim sendo, o relatório faz referência à metodologia de investigação-ação, essencial no decorrer das práticas pedagógicas I e II. Através da observação e contacto com os educandos, foram delineados projetos para a atuação em problemas relacionados com os conflitos entre pares, na Prática Pedagógica I. Já na Prática Pedagógica II a questão de investigação está relacionada com os jogos enquanto recurso ao desenvolvimento de aprendizagens. O atual relatório afigura-se como o produto e o resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas, revelando-se um instrumento de todo o processo de reflexão, investigação e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29T15:09:54Z
2019-02-25T00:00:00Z
2019-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2334
202204766
url http://hdl.handle.net/10400.13/2334
identifier_str_mv 202204766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129921141866496