Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2334 |
Resumo: | O presente relatório de mestrado tem como objetivo primordial a partilha da reflexão acerca das práticas pedagógicas ocorridas em contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As mesmas desenvolveram-se em dois espaços distintos: na Escola DonaOlga de Brito, onde se realizou o estágio na Sala Amarela; e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, onde decorreram os estágios com as turmas C e A do 1.º e 4.º ano, respetivamente. Neste sentido, parte do trabalho contém a descrição e reflexão de estratégias e atividades desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Este relatório pretende igualmente enquadrar toda a prática desenvolvida com um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Os mesmos devem constituir-se aspetos basilares no desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores. Importa referir ainda que à profissão docente estão associadas atitudes imprescindíveis de reflexão e investigação que permitem adequar o processo pedagógico às caraterísticas e necessidades dos grupos. Assim sendo, o relatório faz referência à metodologia de investigação-ação, essencial no decorrer das práticas pedagógicas I e II. Através da observação e contacto com os educandos, foram delineados projetos para a atuação em problemas relacionados com os conflitos entre pares, na Prática Pedagógica I. Já na Prática Pedagógica II a questão de investigação está relacionada com os jogos enquanto recurso ao desenvolvimento de aprendizagens. O atual relatório afigura-se como o produto e o resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas, revelando-se um instrumento de todo o processo de reflexão, investigação e aprendizagem. |
id |
RCAP_f2f7353fed8d1e97c1dd123f24379c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2334 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do CaniçoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoReflexãoAprendizagemPre-school Education1st Cycle of Basic EducationResearch-actionReflectionLearningEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de mestrado tem como objetivo primordial a partilha da reflexão acerca das práticas pedagógicas ocorridas em contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As mesmas desenvolveram-se em dois espaços distintos: na Escola DonaOlga de Brito, onde se realizou o estágio na Sala Amarela; e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, onde decorreram os estágios com as turmas C e A do 1.º e 4.º ano, respetivamente. Neste sentido, parte do trabalho contém a descrição e reflexão de estratégias e atividades desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Este relatório pretende igualmente enquadrar toda a prática desenvolvida com um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Os mesmos devem constituir-se aspetos basilares no desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores. Importa referir ainda que à profissão docente estão associadas atitudes imprescindíveis de reflexão e investigação que permitem adequar o processo pedagógico às caraterísticas e necessidades dos grupos. Assim sendo, o relatório faz referência à metodologia de investigação-ação, essencial no decorrer das práticas pedagógicas I e II. Através da observação e contacto com os educandos, foram delineados projetos para a atuação em problemas relacionados com os conflitos entre pares, na Prática Pedagógica I. Já na Prática Pedagógica II a questão de investigação está relacionada com os jogos enquanto recurso ao desenvolvimento de aprendizagens. O atual relatório afigura-se como o produto e o resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas, revelando-se um instrumento de todo o processo de reflexão, investigação e aprendizagem.The present master’s report has the primordial objective of a reflexion sharing regarding educational practices occurred in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. They were developed in two distinct locations: at the School Dona Olga de Brito, where, in the Yellow Room, the internship was conducted; and in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School in Caniço, where the internships in A and C classes of the 1st and 4th year were conducted, respectively. In that sense, part of the work contains the description and reflection of strategies and activities developed in educational practices. This report also intends to frame the whole practice developed with a set of theoretical and methodological assumptions. As such, these should form the basis of professional development of educators and teachers alike. In addition, it should also be mentioned that teaching is associated with indispensable attitudes of reflection and research, that allow to adapt the pedagogical method to the characteristics and needs of students. Therefore, this report refers to the research-action methodology, essential in the course of pedagogical practices I and II. Through the observation and contact with students, projects were designed to deal with problems related to peer conflicts, in Pedagogical Practice I. In Pedagogical Practice II, the research question is related to games as a resource for learning development practices. To conclude, the present report appears as the product and outcome of developed pedagogical practices, emerging as an instrument of the whole process of reflection, research and learning.Camacho, Maria José de JesusDigitUMaSousa, Luísa Isabel Gouveia de2019-03-29T15:09:54Z2019-02-25T00:00:00Z2019-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2334202204766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:06Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:06.465484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço |
title |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço |
spellingShingle |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço Sousa, Luísa Isabel Gouveia de Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Reflexão Aprendizagem Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Research-action Reflection Learning Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço |
title_full |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço |
title_fullStr |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço |
title_sort |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do Caniço |
author |
Sousa, Luísa Isabel Gouveia de |
author_facet |
Sousa, Luísa Isabel Gouveia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camacho, Maria José de Jesus DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Luísa Isabel Gouveia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Reflexão Aprendizagem Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Research-action Reflection Learning Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Reflexão Aprendizagem Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Research-action Reflection Learning Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de mestrado tem como objetivo primordial a partilha da reflexão acerca das práticas pedagógicas ocorridas em contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As mesmas desenvolveram-se em dois espaços distintos: na Escola DonaOlga de Brito, onde se realizou o estágio na Sala Amarela; e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, onde decorreram os estágios com as turmas C e A do 1.º e 4.º ano, respetivamente. Neste sentido, parte do trabalho contém a descrição e reflexão de estratégias e atividades desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Este relatório pretende igualmente enquadrar toda a prática desenvolvida com um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Os mesmos devem constituir-se aspetos basilares no desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores. Importa referir ainda que à profissão docente estão associadas atitudes imprescindíveis de reflexão e investigação que permitem adequar o processo pedagógico às caraterísticas e necessidades dos grupos. Assim sendo, o relatório faz referência à metodologia de investigação-ação, essencial no decorrer das práticas pedagógicas I e II. Através da observação e contacto com os educandos, foram delineados projetos para a atuação em problemas relacionados com os conflitos entre pares, na Prática Pedagógica I. Já na Prática Pedagógica II a questão de investigação está relacionada com os jogos enquanto recurso ao desenvolvimento de aprendizagens. O atual relatório afigura-se como o produto e o resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas, revelando-se um instrumento de todo o processo de reflexão, investigação e aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29T15:09:54Z 2019-02-25T00:00:00Z 2019-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2334 202204766 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2334 |
identifier_str_mv |
202204766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553478639157248 |