O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8413 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mentalCálculo mentalDiscussões coletivasEstratégias de cálculoMental calculationCollective discussionsCalculation strategiesRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente trabalho sumariza as práticas supervisionadas realizadas assim como a investigação desenvolvida. Tendo em consideração as fragilidades e potencialidades das turmas de estágio, no contexto do 3.º ano consideraram-se como objetivos “promover o desenvolvimento de competências ao nível da leitura e escrita de português” e “desenvolver o cálculo mental”; enquanto no contexto do 5.º ano, definiram-se os objetivos “desenvolver competências de cálculo mental”; “melhorar os níveis de interesse dos alunos para as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza” e “desenvolver competências de interpretação e compreensão leitora”. Relativamente à investigação, esta pretendeu verificar a influência das discussões coletivas na aquisição e mobilização de estratégias de cálculo mental. A opção por esta temática foi tomada após constatar que o cálculo mental era uma das principais fragilidades da turma com quem o estudo iria ser realizado. O quadro teórico foi iniciado com uma secção destinada à aprendizagem da Matemática, outra sobre sentido do número e outra focada no cálculo mental, na qual aparecem definidos os tipos de estratégia possíveis de serem utilizados em adições e subtrações. Por fim, o capítulo culmina com uma secção destinada às discussões coletivas e outra à avaliação. Este estudo qualitativo, de paradigma interpretativo, consiste numa investigação ação, baseada na análise da evolução das estratégias de cálculo mental, e da sua explicitação, face às discussões coletivas dinamizadas. A recolha de dados inclui as propostas de avaliação (diagnóstica, formativa e final), bem como registos fotográficos e áudio, posteriormente transcritos, de alguns momentos das discussões coletivas. Além de ter sido observada a evolução da explicitação de estratégias de cálculo mental por parte dos alunos, os resultados mostram que estes desenvolveram as suas capacidades de cálculo mental, adquirindo e mobilizando estratégias adequadas, gradualmente mais complexas, confirmando a hipótese sobre a influência das discussões coletivas na aquisição desse tipo de estratégias.ABSTRACT The present paper summarizes the supervised practices, as well as the study developed. Considering the fragilities and potentials the classes from the internship presented, in the 3rd year the goals considered were “promote the skills development for reading and writing in Portuguese” and “develop mental calculation”; while in the 5th year the goals defined were “develop mental calculation aptness”, “improve the student’s motivation level for Mathematics and Natural Sciences” and “develop reading interpretation and comprehension skills”. Regarding this study, it was intended that the verification of the collective discussion’s influence in the acquisition and aptness of mental calculation skills. This theme option was taken after realizing that the major frailty of the class where the study would be applied was mental calculation. The theoretical framework was initiated with a section intended for learning Mathematics, another about sense of number and an additional section focused on mental calculation, in which are defined the possible strategies for additions and subtraction. At last, the chapter ends with a section intended to collective discussions and another to evaluation. This quality study, of interpretative paradigm, consist in an action research, based on the assay of the evolution of mental calculation’s strategies, and of its explanation, in regard of the promoted collective discussions. The data collection includes the evaluation assignment (diagnostic, formative and final), as well as photographic and audio records, later transcribed, of some collective discussions moments. Besides the observation of the explanation of mental calculation strategies by the students, the results exhibit that they developed their mental calculation skills, learned and mobilized adequate strategies, gradually more complex, confirming the hypotheses about the collective discussion’s influence in the acquisition of these type of skills.Caseiro, AnaRCIPLSilva, Bernadete Marçal Carvalho Neves da2018-04-17T09:49:35Z2017-07-072017-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8413TID:201853230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:11.069472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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