Antecedentes da lealdade de mobile banking na população jovem-adulta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24137 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Antecedentes da lealdade de mobile banking na população jovem-adultaMobile BankingRisco PercebidoUtilidade PercebidaCompatibilidadeFacilidade de UsoNecessidades PessoaisSatisfaçãoConfiançaLealdadePerceived RiskPerceived UsefulnessCompatibilityEase of UsePersonal NeedsSatisfactionTrustLoyaltyMestrado Bolonha em MarketingOs serviços de mobile banking são cada vez mais valorizados pelos consumidores jovens adultos, uma vez que permitem, por um lado uma economia de tempo e por outro, que a gestão bancária seja realizada a qualquer hora e em qualquer lugar. Deste modo, é importante compreender quais os atributos que são valorizados pelos consumidores, de modo a promover a sua lealdade. Assim, a presente investigação tem como objetivo desenvolver um modelo explicativo da lealdade dos clientes que mais utilizam o mobile banking. A presente dissertação, que tem por base um estudo quantitativo, foi alicerçada numa recolha de dados suportada por um questionário online, num horizonte temporal crosssectional. A mesma pela sua génese é de natureza explanatória. Para a sua concretização foram validadas 293 respostas, as quais foram tratadas através de regressões lineares múltiplas. Os resultados obtidos demonstraram que as dimensões estudadas têm impacto na satisfação e na confiança dos consumidores. Para além disso, a satisfação e a confiança demonstraram ser antecedentes da lealdade a serviços de mobile banking. A nível académico, a presente investigação contribuiu para a explicação da criação de lealdade e veio colmatar lacunas existentes. A nível prático, visa auxiliar os gestores dos bancos no desenvolvimento de estratégias que promovam a lealdade dos clientes jovens adultos.Mobile banking services are increasingly valued by young adult consumers, as they allow, on one hand, to save time and, on the other hand, banking management to be carried out anytime and anywhere. Therefore, it is important to understand which factors are valued by consumers in order to promote their loyalty. Thus, this research aims to develop an explanatory model of the loyalty of customers who use mobile banking the most. This dissertation, which is based on a quantitative study, was based on data collection supported by an online questionnaire, in a cross-sectional time horizon. Due to its genesis, it is explanatory in nature. For its implementation, 293 responses were validated, which were treated through multiple linear regressions. The results obtained demonstrate that the dimensions studied have an impact on consumer satisfaction and trust. Furthermore, satisfaction and trust proved to be antecedents of loyalty to mobile banking services. At the academic level, this research contributed to the explanation of the creation of loyalty and came to fill in existing gaps. On a practical level, it aims to assist bank managers in developing strategies that promote the loyalty of young adult customers.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaNeves, Henrique Manuel Serrano da Silva2022-04-21T10:02:22Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24137porNeves, Henrique Manuel Serrano da Silva (2021). "Antecedentes da lealdade de mobile banking na população jovem-adulta". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:15.145890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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