Business intelligence como suporte ao processo de tomada de decisão nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Inês Campante de Maciel Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24563
Resumo: O aparecimento de novas tecnologias foi essencial para que houvesse um desenvolvimento digital da sociedade contemporânea. A transformação digital permitiu a criação de novos negócios disruptivos bem como, tendo por base os sistemas de informação que permitiram às organizações, a obtenção de vantagens estratégicas e a extração de valor do gigantesco volume de dados que flui diariamente nos seus sistemas de informação. A análise eficiente e eficaz destes dados de forma a sustentar o processo de tomada de decisão dos decisores, que se designa de Business Intelligence constitui o foco do trabalho desenvolvido nesta dissertação. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do uso de ferramentas de Business Intelligence no Processo de Tomada de Decisão nas Organizações mais especificamente na área do Marketing de Vendas. Na revisão de literatura da área, para além da definição dos principais conceitos das áreas estudo, foram identificados os Key Performance Indicators (KPI) aplicados à área do Marketing de Vendas e efetuado um estudo comparativo de diversas ferramentas de Business Intelligence existentes no mercado. A metodologia aplicada para a concretização do objetivo do estudo foi a metodologia de Vercellis. Foi usado um conjunto de dados disponíveis na web da área de Marketing de Vendas - SuperDataScience, uma plataforma educacional online, onde e de acordo com a informação disponível se pode implementar um conjunto de KPIs prementes para o processo de decisão do negócio na área. Utilizando os dados referidos implementou-se uma solução completa de um Sistema de Business Intelligence. Assim, foi criado um Data Warehouse, através do processo ETL (Extract-Transform Load) e por fim os dados foram explorados através de um conjunto de dashboards tendo em vista as métricas de negócio já estudadas. Os resultados obtidos evidenciaram que a utilização de sistemas de Business Intelligence que permitem a integração e transformação de um conjunto de dados de várias fontes, armazenados em Data Warehouses, onde é possível implementar KPI’s e efetuar análises gráficas rápidas, concisas, de interpretação fácil e com informação atualizada em tempo real, sendo, por isso, ferramentas de apoio à tomada de decisão de excelência.
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Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do uso de ferramentas de Business Intelligence no Processo de Tomada de Decisão nas Organizações mais especificamente na área do Marketing de Vendas. Na revisão de literatura da área, para além da definição dos principais conceitos das áreas estudo, foram identificados os Key Performance Indicators (KPI) aplicados à área do Marketing de Vendas e efetuado um estudo comparativo de diversas ferramentas de Business Intelligence existentes no mercado. A metodologia aplicada para a concretização do objetivo do estudo foi a metodologia de Vercellis. Foi usado um conjunto de dados disponíveis na web da área de Marketing de Vendas - SuperDataScience, uma plataforma educacional online, onde e de acordo com a informação disponível se pode implementar um conjunto de KPIs prementes para o processo de decisão do negócio na área. Utilizando os dados referidos implementou-se uma solução completa de um Sistema de Business Intelligence. 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The digital transformation has enabled the creation of new, disruptive businesses as well as information systems that have allowed organizations to gain strategic advantages and extract value from the huge volume of data that flows through their information systems on a daily basis. The efficient and effective analysis of this data in order to support the decision-making process of decision-makers, which is known as Business Intelligence, is the focus of the work carried out in this dissertation. The aim of this study is to assess the impact of using Business Intelligence tools on the decision-making process in organizations, specifically in the area of Sales Marketing. In the literature review, in addition to defining the main concepts of the areas studied, the Key Performance Indicators (KPI) applied to the Sales Marketing area were identified and a comparative study of various Business Intelligence tools on the market was carried out. The methodology applied to achieve the study's objective was the Vercellis methodology. It used a set of data available on the Sales Marketing website - SuperDataScience, an online educational platform, where, according to the information available, a set of pressing KPIs can be implemented for the business decision-making process in the area. Using this data, a complete Business Intelligence System solution was implemented. Thus, a Data Warehouse was created through the ETL (Extract-Transform-Load) process and finally the data was explored through a set of dashboards with a view to the business metrics already studied. The results obtained showed that the use of Business Intelligence systems that allow the integration and transformation of a set of data from various sources, stored in Data Warehouses, where it is possible to implement KPI's and carry out quick, concise, easy to-interpret graphical analyses with information updated in real time, are therefore excellent decision-making support tools.Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente OliveiraGonçalves, Maria José AngélicoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Maria Inês Campante de Maciel Andrade2024-01-19T11:40:04Z2023-11-182023-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24563TID:203472500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:50:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:44.996930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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