Utilização de ferramentas de business intelligence no apoio à decisão: análise de KPIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Andreia Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23874
Resumo: Os grandes avanços tecnológicos que temos assistido nas últimas décadas, principalmente com a chegada da pandemia COVID-19, levaram a que vivêssemos num ambiente VUCA onde tudo é volátil, incerto, complexo e ambíguo. Existe uma maior criação de dados, no entanto sem a sua análise, trazem pouco valor às organizações, o que leva a que estas sejam obrigadas a atualizar e adaptar as suas operações tradicionais para conseguir tirar proveito dos mesmos. Esta necessidade de transformação digital impulsionou o desenvolvimento de várias ferramentas que permitissem a extração de informação útil e fidedigna, mantendo um mínimo de recursos e máximo de eficiência. Para o auxílio na tomada de decisão, e acompanhando os processos de transformação digital das empresas, foram criados sistemas de Business Intelligence, sendo os mesmos descritos como sistemas de armazenamento e transformação de dados com o objetivo de trazer conhecimento. A presente dissertação foi desenvolvida em ambiente empresarial, atendendo às necessidades do departamento de Business Development, cujo intuito é a avaliação e sugestão de novas oportunidades de negócios no setor da importação e distribuição de veículos automóveis. Atualmente a empresa tem operações em quarenta e dois países divididos em três continentes, sendo que grande parte das suas atividades são no continente africano e, como tal, é exigido um maior acompanhamento do mesmo. Posto isto, a ferramenta desenvolvida ao longo da dissertação compromete-se a dar resposta a dois tipos de abordagens utilizados pelo departamento, classificadas como A e B. A abordagem A parte de uma análise interna dos mercados nos quais o grupo está presente, bem como todo o seu portefólio, com o intuito de identificar oportunidades em falta que tenham passado despercebidas, enquanto a abordagem B parte de uma sugestão das próprias marcas que comunicam previamente os países onde se querem inserir, bem como qual a gama de produtos que têm disponíveis e o departamento BD deve realizar e avaliar uma proposta de negócio com base nessa informação. Para dar resposta a ambas as abordagens a ferramenta deve dispor toda a informação detalhada do posicionamento do grupo nos diferentes mercados, e também disponibilizar informação acerca do histórico de vendas de veículos em cada país, permitindo retratar o perfil do setor automóvel de cada mercado. Para a realização da ferramenta foi utilizada a plataforma criada pela Microsoft, Power BI. Esta foi a opção escolhida por ser de fácil implementação, sendo possível com ela completar todo o sistema de BI, desde armazenamento e tratamento dos dados até à criação de reports. O facto de a organização já estar familiarizada com o MS Office e já trabalhar com o Power BI noutros departamentos também influenciou na escolha do mesmo. Após a realização da ferramenta pode-se confirmar uma diminuição no tempo de avaliação das propostas, bem como a normalização dos dados a ser apresentados. Ao contrário do que ocorria anteriormente foi possível obter a informação de forma automática e atualizada, a fim de ser manipulada e estudada para cada proposta.
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Para o auxílio na tomada de decisão, e acompanhando os processos de transformação digital das empresas, foram criados sistemas de Business Intelligence, sendo os mesmos descritos como sistemas de armazenamento e transformação de dados com o objetivo de trazer conhecimento. A presente dissertação foi desenvolvida em ambiente empresarial, atendendo às necessidades do departamento de Business Development, cujo intuito é a avaliação e sugestão de novas oportunidades de negócios no setor da importação e distribuição de veículos automóveis. Atualmente a empresa tem operações em quarenta e dois países divididos em três continentes, sendo que grande parte das suas atividades são no continente africano e, como tal, é exigido um maior acompanhamento do mesmo. Posto isto, a ferramenta desenvolvida ao longo da dissertação compromete-se a dar resposta a dois tipos de abordagens utilizados pelo departamento, classificadas como A e B. A abordagem A parte de uma análise interna dos mercados nos quais o grupo está presente, bem como todo o seu portefólio, com o intuito de identificar oportunidades em falta que tenham passado despercebidas, enquanto a abordagem B parte de uma sugestão das próprias marcas que comunicam previamente os países onde se querem inserir, bem como qual a gama de produtos que têm disponíveis e o departamento BD deve realizar e avaliar uma proposta de negócio com base nessa informação. Para dar resposta a ambas as abordagens a ferramenta deve dispor toda a informação detalhada do posicionamento do grupo nos diferentes mercados, e também disponibilizar informação acerca do histórico de vendas de veículos em cada país, permitindo retratar o perfil do setor automóvel de cada mercado. Para a realização da ferramenta foi utilizada a plataforma criada pela Microsoft, Power BI. Esta foi a opção escolhida por ser de fácil implementação, sendo possível com ela completar todo o sistema de BI, desde armazenamento e tratamento dos dados até à criação de reports. O facto de a organização já estar familiarizada com o MS Office e já trabalhar com o Power BI noutros departamentos também influenciou na escolha do mesmo. Após a realização da ferramenta pode-se confirmar uma diminuição no tempo de avaliação das propostas, bem como a normalização dos dados a ser apresentados. Ao contrário do que ocorria anteriormente foi possível obter a informação de forma automática e atualizada, a fim de ser manipulada e estudada para cada proposta.The major technological advances we have seen in recent decades, especially with the arrival of the COVID-19 pandemic, have led us to live in a VUCA environment where everything is volatile, uncertain, complex, and ambiguous. The amount of data is increasing, but without its proper analysis it brings little to no value to organizations, which means that they are forced to update and adapt their traditional operations in order to take advantage of it. This need for digital transformation has led to the development of various tools to extract useful and reliable information, while keeping resources to a minimum and efficiency to a maximum. Business Intelligence systems have been created to help with decision-making and to accompany companies' digital transformation processes. They are described as systems for storing and transforming data with the aim of providing knowledge. This dissertation was developed in a business environment, meeting the needs of the Business Development department, whose aim is to evaluate and suggest new business opportunities in the automotive import and distribution sector. The company currently has operations in forty-two countries across three continents, mainly in Africa, which requires more monitoring. That said, the tool developed during the dissertation is committed to responding to two types of approaches used by the department, classified as A and B. Approach A is based on an internal analysis of the markets in which the group is present, as well as its entire portfolio, with the aim of identifying missing opportunities that have gone unnoticed, while approach B is based on a suggestion from the brands themselves, who previously communicate the countries where they want to enter, as well as the range of products they have available, and the BD department must make and evaluate a business proposal based on this information. In order to meet both needs, the tool must provide detailed information on the group's positioning in the different markets, as well as information on the historical sales of vehicles in each country, making it possible to portray the profile of the automotive sector in each market. Power BI, a platform created by Microsoft, was used to create the described tool. It was chosen because it is easy to use and with it we can complete the entire BI system, from storing and processing data to creating new reports. The fact that the organization is already familiar with MS Office and works with Power BI in other departments also influenced the choice. After developing the tool, it was possible to confirm a reduction in the time taken to evaluate the proposals, as well as the normalization of the data to be analyzed and presented. Unlike before, it was possible to obtain the information automatically and up to date, so that it could be manipulated and studied for each proposal.Araújo, Susana Cláudia Nicola deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTavares, Andreia Santos20232026-11-03T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23874TID:203380274porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:47:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:33.920881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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