Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Inês Isabel David
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11021
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_af72b0865601124b08673cf37439e121
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11021
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunosEstratégias de ensinoIndisciplinaMotivação dos alunosRelatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório visa a abordagem, de modo, reflexivo, da prática desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB), tendo sido esta desenvolvida num contexto de ensino privado no 1.º CEB, numa turma de 2.º ano e num contexto de ensino público no 2.º CEB, em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. Este revelou-se um tempo crucial para o meu futuro enquanto professora, que possibilitou a minha reflexão acerca dos desafios que a prática docente acarreta e que influencia a excelência do ensino. Para além da descrição dos contextos, este trabalho integra uma investigação empírica realizada no contexto do 2.º ciclo, que teve como principal preocupação compreender as conceções de alunos e professores acerca da indisciplina e de que forma é que a diversificação de estratégias pode diminuir a ocorrência deste tipo de comportamentos, bem como, influenciar a motivação dos alunos de uma forma positiva. Com a finalidade de obter respostas, delinearam-se os seguintes objetivos para a concretização desta investigação: (i) descrever a dinâmica das turmas com enfoque no comportamento dos alunos e na indisciplina; (ii) caraterizar as perspetivas de alunos e professores sobre a indisciplina e (iii) estudar os efeitos da diversificação de estratégias e de atividades na ocorrência de incidentes de indisciplina e na motivação dos alunos. Deste modo, a investigação realizada é de natureza qualitativa, tendo elegido como técnicas de recolha de dados entrevistas aos alunos e às docentes cooperantes, assim como, a aplicação de um questionário por inquérito ainda no período de intervenção neste contexto. No que respeita à análise e discussão dos resultados foram implementadas estratégias de ensino no contexto de intervenção, nas quais se apelou ao envolvimento dos alunos, que tiveram efeitos positivos na diminuição de comportamentos de indisciplina e na motivação dos alunos.ABSTRACT This report aims to approach, in a reflective process, the practice developed in the context of the course (UC) Supervised Teaching Practice II (SEP II), which includes the master's study program in the 1st Cycle Education Teaching basic (1.º CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education. This practice has been developed in the context of a private and public education. The former in the 1st grade and the later in the 2nd grade and with two groups of the 6th grade. This proved to be a crucial time for my future as a teacher, which allowed me to think of the challenges that the teaching practice entails and the impact on achieveing teaching quality excellence. In addition to the description of contexts, this study integrates an empirical research carried out in the context of the 2nd cycle, with the main concern was to understand the conceptions of students and teachers about discipline and how the strategies diversification can decrease the occurrence of ssuch bad behaviors, as well as influence the motivation of the students in a positive way. In order to get the answers, the following research goals were outlined: (i) characterization of the dynamics of classes focusing on the student behavior and discipline;(ii) meet the expectations of students and teachers on discipline and (iii) to study the effects of strategies diversification and activities in the event of discipline incidents. Thus, the investigation is qualitative, having preferred data collection techniques with interviews with students and with the cooperating teachers as well as the application of survey during the intervening period. With regards to the analysis and discussion of the results, the teaching strategies implemented in the context of my intervention, revealed to be of added value and called for the involvement of the students who demonstrated a positive outcome towards adopting less disruptive behaviors and at the same time demonstrating a substancial increase in motivation.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, Francisco Vaz daRCIPLNeto, Inês Isabel David2020-01-21T16:11:17Z2019-12-202019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11021TID:202363988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.534156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
title Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
spellingShingle Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
Neto, Inês Isabel David
Estratégias de ensino
Indisciplina
Motivação dos alunos
title_short Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
title_full Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
title_fullStr Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
title_full_unstemmed Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
title_sort Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
author Neto, Inês Isabel David
author_facet Neto, Inês Isabel David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vaz da
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Inês Isabel David
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ensino
Indisciplina
Motivação dos alunos
topic Estratégias de ensino
Indisciplina
Motivação dos alunos
description Relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2019-12-20T00:00:00Z
2020-01-21T16:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11021
TID:202363988
url http://hdl.handle.net/10400.21/11021
identifier_str_mv TID:202363988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459836305408