Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11021 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_af72b0865601124b08673cf37439e121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11021 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunosEstratégias de ensinoIndisciplinaMotivação dos alunosRelatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório visa a abordagem, de modo, reflexivo, da prática desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB), tendo sido esta desenvolvida num contexto de ensino privado no 1.º CEB, numa turma de 2.º ano e num contexto de ensino público no 2.º CEB, em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. Este revelou-se um tempo crucial para o meu futuro enquanto professora, que possibilitou a minha reflexão acerca dos desafios que a prática docente acarreta e que influencia a excelência do ensino. Para além da descrição dos contextos, este trabalho integra uma investigação empírica realizada no contexto do 2.º ciclo, que teve como principal preocupação compreender as conceções de alunos e professores acerca da indisciplina e de que forma é que a diversificação de estratégias pode diminuir a ocorrência deste tipo de comportamentos, bem como, influenciar a motivação dos alunos de uma forma positiva. Com a finalidade de obter respostas, delinearam-se os seguintes objetivos para a concretização desta investigação: (i) descrever a dinâmica das turmas com enfoque no comportamento dos alunos e na indisciplina; (ii) caraterizar as perspetivas de alunos e professores sobre a indisciplina e (iii) estudar os efeitos da diversificação de estratégias e de atividades na ocorrência de incidentes de indisciplina e na motivação dos alunos. Deste modo, a investigação realizada é de natureza qualitativa, tendo elegido como técnicas de recolha de dados entrevistas aos alunos e às docentes cooperantes, assim como, a aplicação de um questionário por inquérito ainda no período de intervenção neste contexto. No que respeita à análise e discussão dos resultados foram implementadas estratégias de ensino no contexto de intervenção, nas quais se apelou ao envolvimento dos alunos, que tiveram efeitos positivos na diminuição de comportamentos de indisciplina e na motivação dos alunos.ABSTRACT This report aims to approach, in a reflective process, the practice developed in the context of the course (UC) Supervised Teaching Practice II (SEP II), which includes the master's study program in the 1st Cycle Education Teaching basic (1.º CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education. This practice has been developed in the context of a private and public education. The former in the 1st grade and the later in the 2nd grade and with two groups of the 6th grade. This proved to be a crucial time for my future as a teacher, which allowed me to think of the challenges that the teaching practice entails and the impact on achieveing teaching quality excellence. In addition to the description of contexts, this study integrates an empirical research carried out in the context of the 2nd cycle, with the main concern was to understand the conceptions of students and teachers about discipline and how the strategies diversification can decrease the occurrence of ssuch bad behaviors, as well as influence the motivation of the students in a positive way. In order to get the answers, the following research goals were outlined: (i) characterization of the dynamics of classes focusing on the student behavior and discipline;(ii) meet the expectations of students and teachers on discipline and (iii) to study the effects of strategies diversification and activities in the event of discipline incidents. Thus, the investigation is qualitative, having preferred data collection techniques with interviews with students and with the cooperating teachers as well as the application of survey during the intervening period. With regards to the analysis and discussion of the results, the teaching strategies implemented in the context of my intervention, revealed to be of added value and called for the involvement of the students who demonstrated a positive outcome towards adopting less disruptive behaviors and at the same time demonstrating a substancial increase in motivation.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, Francisco Vaz daRCIPLNeto, Inês Isabel David2020-01-21T16:11:17Z2019-12-202019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11021TID:202363988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.534156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos |
title |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos |
spellingShingle |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos Neto, Inês Isabel David Estratégias de ensino Indisciplina Motivação dos alunos |
title_short |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos |
title_full |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos |
title_fullStr |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos |
title_full_unstemmed |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos |
title_sort |
Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunos |
author |
Neto, Inês Isabel David |
author_facet |
Neto, Inês Isabel David |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Vaz da RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Inês Isabel David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de ensino Indisciplina Motivação dos alunos |
topic |
Estratégias de ensino Indisciplina Motivação dos alunos |
description |
Relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 2019-12-20T00:00:00Z 2020-01-21T16:11:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11021 TID:202363988 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11021 |
identifier_str_mv |
TID:202363988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459836305408 |