Metodologia para a definição de um modelo de negócio circular nas organizações: o caso do setor da produção de cerveja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bernardo Marques Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/159778
Resumo: A economia circular (EC) surge como resposta aos padrões de produção e consumo da sociedade atual. Esta visão procura redefinir o conceito de fim-de-vida da economia linear, através do redesenho de processos e produtos. Atendendo à urgência na mudança de paradigma de modelo económico, a incorporação deste conceito nas organizações tem vindo a surgir de forma natural. De acordo com o Circularity Gap Report, a norma BS 8001:2017 e o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), as organizações devem repensar o seu modelo de negócio, por forma a integrar uma perspetiva mais circular, com vista a aumentar o período de vida útil de produtos, materiais e recursos na economia, reduzir a dependência dos combustíveis fosseis, minimizar a produção de resíduos, criar novos modelos de negócio e, consequentemente, novas formas de captar e gerar valor económico. A presente dissertação, enquadrada na temática da economia circular, teve como principal objetivo o desenvolvimento de um quadro conceptual para a definição de modelos de negócio circulares nas organizações. A definição do quadro conceptual compreendeu duas fases complementares: i) definição das abordagens de EC; ii) conceptualização de um modelo de negócio circular setorial, de um ponto de vista teórico, a cadeia de valor e fluxo de materiais por forma a definir ações promotoras da mudança do modelo de negócio atual das organizações. A indústria de alimentos e bebidas é o maior setor de produção da União Europeia (UE) em termos de emprego e valor gerado, representando atualmente mais de 90 mil milhões de euros em exportações, no qual se insere a indústria produtora de cerveja. A produção de cerveja não está isenta de impactes ambientais, transversais a toda a sua cadeia de valor, nomeadamente ao nível do consumo água, energia e produção de resíduos. Neste contexto, surge a oportunidade de promover a adoção de um modelo de negócio circular no setor da produção de cerveja, o qual foi adotado como caso de estudo na presente dissertação. Por forma a aplicar o quadro conceptual proposto para a definição de modelos de negócio circulares nas organizações deste setor foi selecionada uma das maiores produtoras de cerveja em Portugal, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A. (SCCB), com o objetivo de identificar as suas abordagens de EC e propor a conceptualização de um modelo de negócio circular. Os resultados obtidos indicam a existência de uma lacuna ao nível da operacionalização dos conceitos associados à EC, bem como a sua relação com o modelo de negócio das organizações. Desta forma, surge a oportunidade de estabelecer uma relação entre os modelos de negócio e o conceito de EC, sobretudo ao nível da redefinição da criação e captação de valor, tendo por base uma perspetiva de circuito fechado de fluxos materiais. A partir da aplicação na SCCB do quadro conceptual desenvolvido na presente dissertação, é possível concluir que já se encontram presentes diversas ações promotoras de uma perspetiva de circularidade. Como tal, a transição de um modelo de negócio linear para um modelo de negócio circular representa uma oportunidade para a SCCB, uma vez que permite melhorias ao nível do capital natural e económico em toda a cadeia de valor, ao mesmo tempo que promove melhoria ao nível do fluxo de materiais.
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De acordo com o Circularity Gap Report, a norma BS 8001:2017 e o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), as organizações devem repensar o seu modelo de negócio, por forma a integrar uma perspetiva mais circular, com vista a aumentar o período de vida útil de produtos, materiais e recursos na economia, reduzir a dependência dos combustíveis fosseis, minimizar a produção de resíduos, criar novos modelos de negócio e, consequentemente, novas formas de captar e gerar valor económico. A presente dissertação, enquadrada na temática da economia circular, teve como principal objetivo o desenvolvimento de um quadro conceptual para a definição de modelos de negócio circulares nas organizações. A definição do quadro conceptual compreendeu duas fases complementares: i) definição das abordagens de EC; ii) conceptualização de um modelo de negócio circular setorial, de um ponto de vista teórico, a cadeia de valor e fluxo de materiais por forma a definir ações promotoras da mudança do modelo de negócio atual das organizações. A indústria de alimentos e bebidas é o maior setor de produção da União Europeia (UE) em termos de emprego e valor gerado, representando atualmente mais de 90 mil milhões de euros em exportações, no qual se insere a indústria produtora de cerveja. A produção de cerveja não está isenta de impactes ambientais, transversais a toda a sua cadeia de valor, nomeadamente ao nível do consumo água, energia e produção de resíduos. Neste contexto, surge a oportunidade de promover a adoção de um modelo de negócio circular no setor da produção de cerveja, o qual foi adotado como caso de estudo na presente dissertação. Por forma a aplicar o quadro conceptual proposto para a definição de modelos de negócio circulares nas organizações deste setor foi selecionada uma das maiores produtoras de cerveja em Portugal, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A. (SCCB), com o objetivo de identificar as suas abordagens de EC e propor a conceptualização de um modelo de negócio circular. Os resultados obtidos indicam a existência de uma lacuna ao nível da operacionalização dos conceitos associados à EC, bem como a sua relação com o modelo de negócio das organizações. Desta forma, surge a oportunidade de estabelecer uma relação entre os modelos de negócio e o conceito de EC, sobretudo ao nível da redefinição da criação e captação de valor, tendo por base uma perspetiva de circuito fechado de fluxos materiais. A partir da aplicação na SCCB do quadro conceptual desenvolvido na presente dissertação, é possível concluir que já se encontram presentes diversas ações promotoras de uma perspetiva de circularidade. Como tal, a transição de um modelo de negócio linear para um modelo de negócio circular representa uma oportunidade para a SCCB, uma vez que permite melhorias ao nível do capital natural e económico em toda a cadeia de valor, ao mesmo tempo que promove melhoria ao nível do fluxo de materiais.Circular economy (EC) emerges as a response to the production and consumption patterns of today's society. This vision seeks to redefine the end-of-life concept of linear economy through the redesign of processes and products. Given the urgency of changing the paradigm of the economic model, the incorporation of this concept into organizations has come about naturally. According to the Circularity Gap Report, BS 8001: 2017 and the Action Plan for the Circular Economy (PAEC), organizations must rethink their business model in order to integrate a more circular perspective with a view to increasing the useful life of products, materials and resources in the economy, reduce dependence on fossil fuels, minimize waste production, create new business models and, consequently, new ways of capturing and generating economic value. The present dissertation, based on the theme of circular economy, had as main objective the development of a conceptual framework for the definition of circular business models in organizations. The definition of the conceptual framework comprised two complementary phases: (i) definition of EC approaches; ii) conceptualization of a sectoral business model, from a theoretical point of view, the value chain and flow of materials in order to define promoting actions to change of the current business model of the organizations. The food and beverage industry is the largest production sector in the European Union (EU) in terms of employment and value generated, currently representing more than 90 billion euros in exports, which includes the beer industry. Beer production is not free of environmental impacts, which are transversal to its entire value chain, particularly in terms of consumption of water, energy and waste. In this context, the opportunity arises to promote the adoption of a circular business model in the beer production sector, which was adopted as a case study in the present dissertation. In order to apply the proposed conceptual framework for the definition of circular business models in the organizations of this sector, one of the largest beer producers in Portugal, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, SA (SCCB) was selected, with the objective of identifying their CE approaches and proposing the conceptualization of a circular business model. The results indicate the existence of a gap in the operationalization of the concepts associated to the CE, as well as its relation with the business model of the organizations. In this way, the opportunity arises to establish a relationship between the business models and the concept of CE, especially at the level of redefinition of creation and capture of value, based on a perspective of a closed circuit of material flows. From the application in the SCCB of the conceptual framework developed in the present dissertation, it is possible to conclude that a number of actions are already present promoting a circularity perspective. As such, the transition from a linear business model to a circular business model represents an opportunity for SCCB as it allows natural and economic capital improvements throughout the value chain, while level of material flow.Costa, NunoLopes, RitaRUNMartins, Bernardo Marques Pinheiro2023-11-10T10:57:45Z2019-072019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:42:15Zoai:run.unl.pt:10362/159778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:42.472664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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