Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4023 |
Resumo: | Este trabalho de projeto consistiu num plano de intervenção face a problemas experienciados sobre a crescente indisciplina na escola. A indisciplina é, nesta altura, um fenómeno que se coloca e que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo presente que a estruturação e o carácter dinâmico da escola dependem habitualmente da forma como os seus agentes exercem as funções de liderança, considerámos importante estudar a forma como estas interagem face aos casos de indisciplina dos alunos dentro e fora das aulas. Importa, portanto, averiguar que estratégias a direção da escola utiliza para prevenir, minimizar e/ou resolver os comportamentos de indisciplina e que contributo poderá dar no âmbito do seu papel, enquanto agente neste sistema complexo. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como é que o diretor pode apoiar os professores face à indisciplina. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Os dados recolhidos basearam-se nos relatórios produzidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno/Gestão de Conflitos, atas de Conselho de Turma, documentos orientadores do agrupamento. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias a utilizar, no sentido de ajudar a desenvolver nos professores competências pessoais e profissionais que lhes permitisse dar resposta à indisciplina. |
id |
RCAP_af8c738479db65899972118b19b7517b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escolaEDUCAÇÃOINDISCIPLINA ESCOLARLIDERANÇADESENVOLVIMENTO PROFISSIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCATIONSCHOOL INDISCIPLINELEADERSHIPPROFESSIONAL DEVELOPMENTEste trabalho de projeto consistiu num plano de intervenção face a problemas experienciados sobre a crescente indisciplina na escola. A indisciplina é, nesta altura, um fenómeno que se coloca e que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo presente que a estruturação e o carácter dinâmico da escola dependem habitualmente da forma como os seus agentes exercem as funções de liderança, considerámos importante estudar a forma como estas interagem face aos casos de indisciplina dos alunos dentro e fora das aulas. Importa, portanto, averiguar que estratégias a direção da escola utiliza para prevenir, minimizar e/ou resolver os comportamentos de indisciplina e que contributo poderá dar no âmbito do seu papel, enquanto agente neste sistema complexo. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como é que o diretor pode apoiar os professores face à indisciplina. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Os dados recolhidos basearam-se nos relatórios produzidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno/Gestão de Conflitos, atas de Conselho de Turma, documentos orientadores do agrupamento. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias a utilizar, no sentido de ajudar a desenvolver nos professores competências pessoais e profissionais que lhes permitisse dar resposta à indisciplina.This research project consisted of an intervention plan address issues experienced on the growing indiscipline in schools. Indiscipline is at this time a phenomenon that arises and affects the learning process of students. Bearing in mind that the structure and dynamic character of the school usually depend on how agents exert their leadership roles, we considered it important, to study the way they interact deal with cases of indiscipline among students inside and outside the classroom. It is therefore important to determine what strategies the school uses to prevent, minimize and / or address the disruptive behaviors and what contribution can make in its role as agent in this complex system. Thus, we point out as a starting point find out how the director can support teachers in the face of indiscipline. In carrying out the study we adopted the methodology of action research, in order to outline the intervention plan, implement it and evaluate it. The data collected were based on reports produced by the Office of Student Support / Conflict Management, minutes of Class Council, documents guiding the group. Thus, we sought a theoretical we elucidate on key strategies to use in order to help the teachers develop personal and professional skills to enable them to respond to indiscipline.2013-10-07T14:37:09Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4023porNunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:20.626929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola |
title |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola |
spellingShingle |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa EDUCAÇÃO INDISCIPLINA ESCOLAR LIDERANÇA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL INDISCIPLINE LEADERSHIP PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
title_short |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola |
title_full |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola |
title_fullStr |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola |
title_full_unstemmed |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola |
title_sort |
Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola |
author |
Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa |
author_facet |
Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INDISCIPLINA ESCOLAR LIDERANÇA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL INDISCIPLINE LEADERSHIP PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
topic |
EDUCAÇÃO INDISCIPLINA ESCOLAR LIDERANÇA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL INDISCIPLINE LEADERSHIP PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
description |
Este trabalho de projeto consistiu num plano de intervenção face a problemas experienciados sobre a crescente indisciplina na escola. A indisciplina é, nesta altura, um fenómeno que se coloca e que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo presente que a estruturação e o carácter dinâmico da escola dependem habitualmente da forma como os seus agentes exercem as funções de liderança, considerámos importante estudar a forma como estas interagem face aos casos de indisciplina dos alunos dentro e fora das aulas. Importa, portanto, averiguar que estratégias a direção da escola utiliza para prevenir, minimizar e/ou resolver os comportamentos de indisciplina e que contributo poderá dar no âmbito do seu papel, enquanto agente neste sistema complexo. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como é que o diretor pode apoiar os professores face à indisciplina. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Os dados recolhidos basearam-se nos relatórios produzidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno/Gestão de Conflitos, atas de Conselho de Turma, documentos orientadores do agrupamento. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias a utilizar, no sentido de ajudar a desenvolver nos professores competências pessoais e profissionais que lhes permitisse dar resposta à indisciplina. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-07T14:37:09Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4023 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552944186261504 |