Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4023
Resumo: Este trabalho de projeto consistiu num plano de intervenção face a problemas experienciados sobre a crescente indisciplina na escola. A indisciplina é, nesta altura, um fenómeno que se coloca e que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo presente que a estruturação e o carácter dinâmico da escola dependem habitualmente da forma como os seus agentes exercem as funções de liderança, considerámos importante estudar a forma como estas interagem face aos casos de indisciplina dos alunos dentro e fora das aulas. Importa, portanto, averiguar que estratégias a direção da escola utiliza para prevenir, minimizar e/ou resolver os comportamentos de indisciplina e que contributo poderá dar no âmbito do seu papel, enquanto agente neste sistema complexo. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como é que o diretor pode apoiar os professores face à indisciplina. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Os dados recolhidos basearam-se nos relatórios produzidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno/Gestão de Conflitos, atas de Conselho de Turma, documentos orientadores do agrupamento. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias a utilizar, no sentido de ajudar a desenvolver nos professores competências pessoais e profissionais que lhes permitisse dar resposta à indisciplina.
id RCAP_af8c738479db65899972118b19b7517b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escolaEDUCAÇÃOINDISCIPLINA ESCOLARLIDERANÇADESENVOLVIMENTO PROFISSIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCATIONSCHOOL INDISCIPLINELEADERSHIPPROFESSIONAL DEVELOPMENTEste trabalho de projeto consistiu num plano de intervenção face a problemas experienciados sobre a crescente indisciplina na escola. A indisciplina é, nesta altura, um fenómeno que se coloca e que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo presente que a estruturação e o carácter dinâmico da escola dependem habitualmente da forma como os seus agentes exercem as funções de liderança, considerámos importante estudar a forma como estas interagem face aos casos de indisciplina dos alunos dentro e fora das aulas. Importa, portanto, averiguar que estratégias a direção da escola utiliza para prevenir, minimizar e/ou resolver os comportamentos de indisciplina e que contributo poderá dar no âmbito do seu papel, enquanto agente neste sistema complexo. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como é que o diretor pode apoiar os professores face à indisciplina. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Os dados recolhidos basearam-se nos relatórios produzidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno/Gestão de Conflitos, atas de Conselho de Turma, documentos orientadores do agrupamento. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias a utilizar, no sentido de ajudar a desenvolver nos professores competências pessoais e profissionais que lhes permitisse dar resposta à indisciplina.This research project consisted of an intervention plan address issues experienced on the growing indiscipline in schools. Indiscipline is at this time a phenomenon that arises and affects the learning process of students. Bearing in mind that the structure and dynamic character of the school usually depend on how agents exert their leadership roles, we considered it important, to study the way they interact deal with cases of indiscipline among students inside and outside the classroom. It is therefore important to determine what strategies the school uses to prevent, minimize and / or address the disruptive behaviors and what contribution can make in its role as agent in this complex system. Thus, we point out as a starting point find out how the director can support teachers in the face of indiscipline. In carrying out the study we adopted the methodology of action research, in order to outline the intervention plan, implement it and evaluate it. The data collected were based on reports produced by the Office of Student Support / Conflict Management, minutes of Class Council, documents guiding the group. Thus, we sought a theoretical we elucidate on key strategies to use in order to help the teachers develop personal and professional skills to enable them to respond to indiscipline.2013-10-07T14:37:09Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4023porNunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:20.626929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
title Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
spellingShingle Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa
EDUCAÇÃO
INDISCIPLINA ESCOLAR
LIDERANÇA
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL INDISCIPLINE
LEADERSHIP
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
title_short Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
title_full Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
title_fullStr Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
title_full_unstemmed Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
title_sort Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola
author Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa
author_facet Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INDISCIPLINA ESCOLAR
LIDERANÇA
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL INDISCIPLINE
LEADERSHIP
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
topic EDUCAÇÃO
INDISCIPLINA ESCOLAR
LIDERANÇA
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL INDISCIPLINE
LEADERSHIP
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
description Este trabalho de projeto consistiu num plano de intervenção face a problemas experienciados sobre a crescente indisciplina na escola. A indisciplina é, nesta altura, um fenómeno que se coloca e que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo presente que a estruturação e o carácter dinâmico da escola dependem habitualmente da forma como os seus agentes exercem as funções de liderança, considerámos importante estudar a forma como estas interagem face aos casos de indisciplina dos alunos dentro e fora das aulas. Importa, portanto, averiguar que estratégias a direção da escola utiliza para prevenir, minimizar e/ou resolver os comportamentos de indisciplina e que contributo poderá dar no âmbito do seu papel, enquanto agente neste sistema complexo. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como é que o diretor pode apoiar os professores face à indisciplina. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Os dados recolhidos basearam-se nos relatórios produzidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno/Gestão de Conflitos, atas de Conselho de Turma, documentos orientadores do agrupamento. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias a utilizar, no sentido de ajudar a desenvolver nos professores competências pessoais e profissionais que lhes permitisse dar resposta à indisciplina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-07T14:37:09Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4023
url http://hdl.handle.net/10437/4023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131260504768512