Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/11792 |
Resumo: | O presente relatório foi produzido como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu no Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, em Bragança, tendo tido como participantes uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, duas turmas do 5.º ano de escolaridade, com as quais foram desenvolvidas experiências de aprendizagem no âmbito do Português e da Matemática, e, igualmente, duas turmas do 6.º ano de escolaridade, com as quais se realizaram as aulas de Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. O objetivo deste relatório consistiu na reflexão crítica sobre o percurso formativo efetuado pelo professor-estagiário. São apresentadas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionado, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Cada uma das experiências de ensino-aprendizagem é seguida por uma reflexão sobre alguns episódios que foram acompanhados de perto pelo professor estagiário, designadamente, sobre as dificuldades encontradas, as estratégias adotadas e a eficácia das mesmas. |
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Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básicoEnsinoPráticaSupervisãoPedagogiaAtividadesO presente relatório foi produzido como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu no Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, em Bragança, tendo tido como participantes uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, duas turmas do 5.º ano de escolaridade, com as quais foram desenvolvidas experiências de aprendizagem no âmbito do Português e da Matemática, e, igualmente, duas turmas do 6.º ano de escolaridade, com as quais se realizaram as aulas de Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. O objetivo deste relatório consistiu na reflexão crítica sobre o percurso formativo efetuado pelo professor-estagiário. São apresentadas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionado, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Cada uma das experiências de ensino-aprendizagem é seguida por uma reflexão sobre alguns episódios que foram acompanhados de perto pelo professor estagiário, designadamente, sobre as dificuldades encontradas, as estratégias adotadas e a eficácia das mesmas.This report was produced as part of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit, of the Master in Teaching 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The Supervised Teaching Practice was developed in the Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, in Bragança, with a group of 1st Cycle of Basic Education and four classes of 2nd cycle of basic education, more specifically, two groups of 5th grade, in which teaching and learning experiences were developed within the area of Portuguese and Mathematics, and also two classes of 6th grade, where classes were held in the Natural Sciences and History and Geography of Portugal. The objective of this report was to critically reflect on the training path developed by the teacher-trainee. Experiences of teaching and learning undertaken throughout Supervised Practice Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education are presented in the disciplines of Natural Sciences, History and Geography of Portugal, Mathematics and Portuguese. Each experience of teaching and learning is followed by a reflection on some episodes that were followed closely by the trainee teacher, in particular, the difficulties encountered, the strategies adopted and their effectiveness.Mateus, Maria do Nascimento EstevesBiblioteca Digital do IPBEsteves, Lídia do Rosário Pires2015-04-27T11:47:12Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11792TID:201027550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:16.401506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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