A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Rui Manuel Evaristo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/458
Resumo: A presente investigação tem por foco de análise conhecer alguns aspectos e comportamentos da profissionalidade dos professores supervisores de estudantes estagiários do EB 1.º Ciclo. Procurámos compreender, não todos os diversos elementos que interagem no processo de supervisão, nem descobrir qual o modelo de profissionalidade do professor supervisor, mas, sobretudo, conhecer os aspectos pedagógicos e didácticos do professor supervisor da actualidade. Na sua centralidade o estudo mostra a necessidade de se continuar a discutir a profissionalidade do professor. Assim, embora não sendo o desenvolvimento profissional a categoria principal explorada neste estudo, procuramos identificar através das tarefas prioritárias a desenvolver junto dos alunos, áreas relevantes no processo de formação do estagiário, ciclo supervisivo e aspectos valorizados no desempenho do estagiário, alguns aspectos do professor supervisor, na convicção de que estes, ao serem conhecidos, vão demarcando uma etapa do processo de desenvolvimento da profissionalidade dos professores supervisores e dos futuros professores do EB 1.º Ciclo. Os dados recolhidos para o enquadramento teórico, fundamentados na revisão bibliográfica e na natureza desta investigação, permitiram analisar a acção do professor supervisor, tendo como base os temas: supervisão pedagógica, ser professor do EB 1.º Ciclo e profissionalidade docente. A definição do conceito de profissionalidade não é fácil, e ao tratar temáticas relacionadas com a mesma, muitas abordagens podem ser consideradas, não obstante interessou-nos alguns aspectos pedagógicos e didácticos. Realizou-se uma investigação, essencialmente, do tipo descritivo, tendo a recolha de dados sido feita através de dez entrevistas e de vinte e um questionários, aplicados a professores supervisores do EB 1.º Ciclo, na Região Autónoma dos Açores – Ilha de São Miguel, no ano de 2007/2008. Tanto nas entrevistas como nos questionários observamos um certo equilíbrio nas respostas dadas. Os resultados indicaram que a acção do professor supervisor do EB 1.º Ciclo se aproxima de um modelo eclético, baseado em várias abordagens, conservando alguns aspectos do modelo tradicional e incorporando aspectos do modelo reflexivo.
id RCAP_fef7d2621d21eb4dec9331bbd8d42bff
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º cicloEnsino Básico (1º ciclo)Supervisão PedagógicaA presente investigação tem por foco de análise conhecer alguns aspectos e comportamentos da profissionalidade dos professores supervisores de estudantes estagiários do EB 1.º Ciclo. Procurámos compreender, não todos os diversos elementos que interagem no processo de supervisão, nem descobrir qual o modelo de profissionalidade do professor supervisor, mas, sobretudo, conhecer os aspectos pedagógicos e didácticos do professor supervisor da actualidade. Na sua centralidade o estudo mostra a necessidade de se continuar a discutir a profissionalidade do professor. Assim, embora não sendo o desenvolvimento profissional a categoria principal explorada neste estudo, procuramos identificar através das tarefas prioritárias a desenvolver junto dos alunos, áreas relevantes no processo de formação do estagiário, ciclo supervisivo e aspectos valorizados no desempenho do estagiário, alguns aspectos do professor supervisor, na convicção de que estes, ao serem conhecidos, vão demarcando uma etapa do processo de desenvolvimento da profissionalidade dos professores supervisores e dos futuros professores do EB 1.º Ciclo. Os dados recolhidos para o enquadramento teórico, fundamentados na revisão bibliográfica e na natureza desta investigação, permitiram analisar a acção do professor supervisor, tendo como base os temas: supervisão pedagógica, ser professor do EB 1.º Ciclo e profissionalidade docente. A definição do conceito de profissionalidade não é fácil, e ao tratar temáticas relacionadas com a mesma, muitas abordagens podem ser consideradas, não obstante interessou-nos alguns aspectos pedagógicos e didácticos. Realizou-se uma investigação, essencialmente, do tipo descritivo, tendo a recolha de dados sido feita através de dez entrevistas e de vinte e um questionários, aplicados a professores supervisores do EB 1.º Ciclo, na Região Autónoma dos Açores – Ilha de São Miguel, no ano de 2007/2008. Tanto nas entrevistas como nos questionários observamos um certo equilíbrio nas respostas dadas. Os resultados indicaram que a acção do professor supervisor do EB 1.º Ciclo se aproxima de um modelo eclético, baseado em várias abordagens, conservando alguns aspectos do modelo tradicional e incorporando aspectos do modelo reflexivo.ABSTRACT: This present research is the analyses the knowing of some aspects of supervisors teachers of interns student EB 1.º Cycle, professional behavior. We have tried to understand, not all the various elements that interact in the process of supervision, or figure out what model of professionalism of the supervisor teacher, but above all, meet the pedagogical aspects of teaching and teacher supervisor of the day. In its center the study shows the need to continue discussing the teacher’s the professionalism. Although, the professional development it’s not the main category explored in this study, we tried to indentify through the priority tasks to be developed with the students in the areas relevant to the trainee, supervised cycle and valued aspects of the intern's performance, some aspects of supervisor teacher, in the belief that they, to be known, will marking a step in the development of teacher’s the professionalism and teacher of supervisors EB 1st. Cycle. Data collected for the theoretical framework, based on the literature and the nature of the research, helped analyze the action of the teacher supervisor, based on the themes: pedagogical supervision, be a teacher of EB 1 and professionalism of teacher. The precise definition of professionalism is not easy, and when dealing with issues relating to it, many approaches can be considered, Therefore some learning and teaching aspects were considered interesting. There was an investigation, essentially, descriptive, where data collection was done through interviews of ten and twenty-one questionnaires administered to teachers supervisors EB 1st Cycle in the Azores - Sao Miguel, in the year 2007/2008. In both interviews and questionnaires in we observed a certain balance the responses. The results indicated that the action of the supervisor teacher's EB. 1 cycle nears an eclectic model, based on various approaches, retaining some aspects of the traditional model and incorporating aspects of the reflective model.González, Pedro FranciscoCastanho, Maria da Graça BorgesRepositório da Universidade dos AçoresAfonso, Rui Manuel Evaristo2010-03-25T16:33:50Z2009-12-112009-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:23.905498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
title A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
spellingShingle A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
Afonso, Rui Manuel Evaristo
Ensino Básico (1º ciclo)
Supervisão Pedagógica
title_short A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
title_full A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
title_fullStr A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
title_full_unstemmed A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
title_sort A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º ciclo
author Afonso, Rui Manuel Evaristo
author_facet Afonso, Rui Manuel Evaristo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González, Pedro Francisco
Castanho, Maria da Graça Borges
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Rui Manuel Evaristo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico (1º ciclo)
Supervisão Pedagógica
topic Ensino Básico (1º ciclo)
Supervisão Pedagógica
description A presente investigação tem por foco de análise conhecer alguns aspectos e comportamentos da profissionalidade dos professores supervisores de estudantes estagiários do EB 1.º Ciclo. Procurámos compreender, não todos os diversos elementos que interagem no processo de supervisão, nem descobrir qual o modelo de profissionalidade do professor supervisor, mas, sobretudo, conhecer os aspectos pedagógicos e didácticos do professor supervisor da actualidade. Na sua centralidade o estudo mostra a necessidade de se continuar a discutir a profissionalidade do professor. Assim, embora não sendo o desenvolvimento profissional a categoria principal explorada neste estudo, procuramos identificar através das tarefas prioritárias a desenvolver junto dos alunos, áreas relevantes no processo de formação do estagiário, ciclo supervisivo e aspectos valorizados no desempenho do estagiário, alguns aspectos do professor supervisor, na convicção de que estes, ao serem conhecidos, vão demarcando uma etapa do processo de desenvolvimento da profissionalidade dos professores supervisores e dos futuros professores do EB 1.º Ciclo. Os dados recolhidos para o enquadramento teórico, fundamentados na revisão bibliográfica e na natureza desta investigação, permitiram analisar a acção do professor supervisor, tendo como base os temas: supervisão pedagógica, ser professor do EB 1.º Ciclo e profissionalidade docente. A definição do conceito de profissionalidade não é fácil, e ao tratar temáticas relacionadas com a mesma, muitas abordagens podem ser consideradas, não obstante interessou-nos alguns aspectos pedagógicos e didácticos. Realizou-se uma investigação, essencialmente, do tipo descritivo, tendo a recolha de dados sido feita através de dez entrevistas e de vinte e um questionários, aplicados a professores supervisores do EB 1.º Ciclo, na Região Autónoma dos Açores – Ilha de São Miguel, no ano de 2007/2008. Tanto nas entrevistas como nos questionários observamos um certo equilíbrio nas respostas dadas. Os resultados indicaram que a acção do professor supervisor do EB 1.º Ciclo se aproxima de um modelo eclético, baseado em várias abordagens, conservando alguns aspectos do modelo tradicional e incorporando aspectos do modelo reflexivo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-11
2009-12-11T00:00:00Z
2010-03-25T16:33:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/458
url http://hdl.handle.net/10400.3/458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130679434280960