Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eira, Diana Sofia Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10560
Resumo: O Estágio pedagógico pretende de uma forma gradual e orientada a inclusão do professor no exercício da vida profissional em contexto real, permitindo-lhe desenvolver as competências profissionais posteriormente exigidas pela profissão. Este relatório, divide-se em sete partes: enquadramento pessoal, enquadramento da prática profissional, caraterização do meio, tarefas da prática de ensino-supervisionada, tarefas de relação escola-meio, relação com a comunidade e uma reflexão crítica final. Desta forma, vai de encontro ao seu objetivo principal, descrever de um modo explicativo os acontecimentos, as aprendizagens e as experiências adquiridas e vivenciadas ao longo do estágio, bem como as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para atingir os objetivos. Este leque de experiência proporcionado pela prática de ensino-supervisionada, desenvolveu-se na Escola D. Sancho II em Alijó em duas turmas uma de sétimo outro de décimo ano, com o acompanhamento de um professor cooperante e um supervisor da UTAD. Neste documento podemos ver o decorrer de um ano letivo, desde a receção dos alunos até ao seu último dia de aulas. Nele podemos ver os procedimentos para a elaboração da planificação anual, do estudo de turma, das unidades didáticas, dos planos de aula e das avaliações para cada nível, bem como todas as estratégias adotadas para fazer face à situação atípica da lecionação à distância, medida provocada pela Doença do novo coronavírus (COVID-19). Anexa ainda, exemplos do trabalho desenvolvido nas turmas atrás mencionadas, onde foram abordadas unidades didáticas de voleibol, ginástica e natação em ambas, atletismo e orientação na de sétimo e décimo ano respetivamente. Tudo isto, reforçou o meu sentido de responsabilidade e de evolução constante, pois só assim conseguimos responder às adversidades e crescer juntamente com os nossos alunos e podermos dar-lhes sempre mais e melhor.
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