Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Raquel Pires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13186
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Corresponde à análise dos itinerários formativos e das aprendizagens concretizados em dois estágios desenvolvidos com um grupo de crianças de 5 anos de idade e crianças de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O documento divide-se em três partes. A Parte I é constituída por duas secções (A e B) relativas à Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Cada uma tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, iniciada pela caracterização da instituição e do grupo/turma, seguida da organização do tempo e da sala e terminada com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A terceira parte apresenta a descrição e análise de seis experiências-chave que se revelaram fundamentais no decorrer dos dois estágios: “A importância do brincar no espaço exterior”, “Aprendizagem Cooperativa: aprender com os outros”, “A Abordagem de Mosaico”, “Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, “Diferenciação pedagógica: da teoria à prática” e “A interação entre a escola e a família da criança com NEE”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa tendo em vista o alcance de competências imprescindíveis à construção da minha formação e identidade profissionais. Ao longo de todo o documento é privilegiada a reflexão antes, durante e depois da ação, como pilar essencial à formação profissional.
id RCAP_af93f888574b35ed23b9d158a02aa632
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docênciaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Corresponde à análise dos itinerários formativos e das aprendizagens concretizados em dois estágios desenvolvidos com um grupo de crianças de 5 anos de idade e crianças de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O documento divide-se em três partes. A Parte I é constituída por duas secções (A e B) relativas à Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Cada uma tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, iniciada pela caracterização da instituição e do grupo/turma, seguida da organização do tempo e da sala e terminada com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A terceira parte apresenta a descrição e análise de seis experiências-chave que se revelaram fundamentais no decorrer dos dois estágios: “A importância do brincar no espaço exterior”, “Aprendizagem Cooperativa: aprender com os outros”, “A Abordagem de Mosaico”, “Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, “Diferenciação pedagógica: da teoria à prática” e “A interação entre a escola e a família da criança com NEE”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa tendo em vista o alcance de competências imprescindíveis à construção da minha formação e identidade profissionais. Ao longo de todo o documento é privilegiada a reflexão antes, durante e depois da ação, como pilar essencial à formação profissional.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumOliveira, Patrícia Raquel Pires2016-04-15T13:26:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13186201335298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:00.790790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência
title Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência
spellingShingle Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência
Oliveira, Patrícia Raquel Pires
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência
title_full Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência
title_fullStr Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência
title_full_unstemmed Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência
title_sort Refletir o presente, perspetivar o futuro: caminhos para a docência
author Oliveira, Patrícia Raquel Pires
author_facet Oliveira, Patrícia Raquel Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Raquel Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Corresponde à análise dos itinerários formativos e das aprendizagens concretizados em dois estágios desenvolvidos com um grupo de crianças de 5 anos de idade e crianças de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O documento divide-se em três partes. A Parte I é constituída por duas secções (A e B) relativas à Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Cada uma tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, iniciada pela caracterização da instituição e do grupo/turma, seguida da organização do tempo e da sala e terminada com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A terceira parte apresenta a descrição e análise de seis experiências-chave que se revelaram fundamentais no decorrer dos dois estágios: “A importância do brincar no espaço exterior”, “Aprendizagem Cooperativa: aprender com os outros”, “A Abordagem de Mosaico”, “Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, “Diferenciação pedagógica: da teoria à prática” e “A interação entre a escola e a família da criança com NEE”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa tendo em vista o alcance de competências imprescindíveis à construção da minha formação e identidade profissionais. Ao longo de todo o documento é privilegiada a reflexão antes, durante e depois da ação, como pilar essencial à formação profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-15T13:26:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13186
201335298
url http://hdl.handle.net/10400.26/13186
identifier_str_mv 201335298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015110004736