Escutar o presente, perspetivar o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Nádia Isabel Castanheira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12059
Resumo: A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de formação ao longo da vida, prolongando-se com carácter obrigatório no 1.º ciclo do ensino básico. Estas etapas assumem grande importância para o sucesso educativo da criança e para o seu projeto de vida futuro. Cabe aos profissionais da educação, o desafio de implementar dinâmicas pedagógicas que permitam a aquisição de competências e a formação do indivíduo enquanto cidadão. O propósito deste trabalho é apresentar o percurso das aprendizagens realizadas no âmbito destas realidades, pelo que se tentou compreender a perspetiva das crianças, assim como as especificidades inerentes à profissão. O presente relatório é constituído por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à contextualização do itinerário formativo nos dois contextos e a segunda, relativa às experiências-chave que resultaram das vivências dos estágios. Como reflexão deste percurso de aprendizagem verifica-se a importância do estágio para o trabalho profissional futuro, o qual deve ser norteado pelos interesses e dificuldades das crianças, promovendo a sua autonomia e gosto pela aprendizagem.
id RCAP_23e40cea5d6106a1aebc4cdd071a999c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12059
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escutar o presente, perspetivar o futurorelatório finalEnsino Básico 1º CicloEducação Pré-EscolarPráticas EducativasPrática PedagógicaA educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de formação ao longo da vida, prolongando-se com carácter obrigatório no 1.º ciclo do ensino básico. Estas etapas assumem grande importância para o sucesso educativo da criança e para o seu projeto de vida futuro. Cabe aos profissionais da educação, o desafio de implementar dinâmicas pedagógicas que permitam a aquisição de competências e a formação do indivíduo enquanto cidadão. O propósito deste trabalho é apresentar o percurso das aprendizagens realizadas no âmbito destas realidades, pelo que se tentou compreender a perspetiva das crianças, assim como as especificidades inerentes à profissão. O presente relatório é constituído por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à contextualização do itinerário formativo nos dois contextos e a segunda, relativa às experiências-chave que resultaram das vivências dos estágios. Como reflexão deste percurso de aprendizagem verifica-se a importância do estágio para o trabalho profissional futuro, o qual deve ser norteado pelos interesses e dificuldades das crianças, promovendo a sua autonomia e gosto pela aprendizagem.Loff, Philippe Bernard, 1955-Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumSilvestre, Nádia Isabel Castanheira2016-03-10T14:53:34Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12059201335204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:46.618510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escutar o presente, perspetivar o futuro
relatório final
title Escutar o presente, perspetivar o futuro
spellingShingle Escutar o presente, perspetivar o futuro
Silvestre, Nádia Isabel Castanheira
Ensino Básico 1º Ciclo
Educação Pré-Escolar
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Escutar o presente, perspetivar o futuro
title_full Escutar o presente, perspetivar o futuro
title_fullStr Escutar o presente, perspetivar o futuro
title_full_unstemmed Escutar o presente, perspetivar o futuro
title_sort Escutar o presente, perspetivar o futuro
author Silvestre, Nádia Isabel Castanheira
author_facet Silvestre, Nádia Isabel Castanheira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loff, Philippe Bernard, 1955-
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Nádia Isabel Castanheira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Educação Pré-Escolar
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Educação Pré-Escolar
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de formação ao longo da vida, prolongando-se com carácter obrigatório no 1.º ciclo do ensino básico. Estas etapas assumem grande importância para o sucesso educativo da criança e para o seu projeto de vida futuro. Cabe aos profissionais da educação, o desafio de implementar dinâmicas pedagógicas que permitam a aquisição de competências e a formação do indivíduo enquanto cidadão. O propósito deste trabalho é apresentar o percurso das aprendizagens realizadas no âmbito destas realidades, pelo que se tentou compreender a perspetiva das crianças, assim como as especificidades inerentes à profissão. O presente relatório é constituído por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à contextualização do itinerário formativo nos dois contextos e a segunda, relativa às experiências-chave que resultaram das vivências dos estágios. Como reflexão deste percurso de aprendizagem verifica-se a importância do estágio para o trabalho profissional futuro, o qual deve ser norteado pelos interesses e dificuldades das crianças, promovendo a sua autonomia e gosto pela aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-03-10T14:53:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12059
201335204
url http://hdl.handle.net/10400.26/12059
identifier_str_mv 201335204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013596909568