Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29182 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das respetivas práticas foi desenvolvido o tema A Promoção da Educação Literária: uma experiência de mediação leitora entre pares, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a educação literária e a mediação leitora entre pares. Deste modo, este documento encontra-se organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo inclui toda a fundamentação teórica que suporta a temática investigada; o segundo capítulo refere-se à conceção da ação educativa em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; o terceiro capítulo considera a metodologia utilizada na investigação- ação; o quarto capítulo remete para a intervenção nos respetivos contextos; concluindo com as respetivas conclusões; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the 1st Cycle of Primary Education: The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers Abstract: This Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education was carried out within the scope of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the University of Évora, based on the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Throughout the respective practices, the theme The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers, based on the methodology of action research and aimed at promoting literary education and reading mediation among peers in children. Thus, this document is organized in four chapters: the first chapter includes all the theoretical foundations that support the investigated theme; the second chapter refers to the conception of educational action in Pre-school and 1st Cycle of Basic Education; the third chapter considers the methodology used in action research; the fourth chapter refers to the intervention in the respective contexts; concluding with the respective conclusions. |
id |
RCAP_af958994aaab4eb97bc7ce3f57782c2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29182 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre paresEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação LiteráriaLiteratura InfantilPromoção da Educação LiteráriaMediação LeitoraPre-school education1st Cycle of Basic EducationLiterary EducationChildren's literaturePromotion of Literary EducationReading MediationO presente Relatório de Estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das respetivas práticas foi desenvolvido o tema A Promoção da Educação Literária: uma experiência de mediação leitora entre pares, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a educação literária e a mediação leitora entre pares. Deste modo, este documento encontra-se organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo inclui toda a fundamentação teórica que suporta a temática investigada; o segundo capítulo refere-se à conceção da ação educativa em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; o terceiro capítulo considera a metodologia utilizada na investigação- ação; o quarto capítulo remete para a intervenção nos respetivos contextos; concluindo com as respetivas conclusões; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the 1st Cycle of Primary Education: The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers Abstract: This Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education was carried out within the scope of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the University of Évora, based on the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Throughout the respective practices, the theme The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers, based on the methodology of action research and aimed at promoting literary education and reading mediation among peers in children. Thus, this document is organized in four chapters: the first chapter includes all the theoretical foundations that support the investigated theme; the second chapter refers to the conception of educational action in Pre-school and 1st Cycle of Basic Education; the third chapter considers the methodology used in action research; the fourth chapter refers to the intervention in the respective contexts; concluding with the respective conclusions.Universidade de Évora2021-02-25T16:23:23Z2021-02-252021-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29182http://hdl.handle.net/10174/29182TID:202644723porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoaninharafa2397@gmail.com229Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:59.284273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Literária Literatura Infantil Promoção da Educação Literária Mediação Leitora Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Literary Education Children's literature Promotion of Literary Education Reading Mediation |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares |
author |
Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça |
author_facet |
Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Literária Literatura Infantil Promoção da Educação Literária Mediação Leitora Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Literary Education Children's literature Promotion of Literary Education Reading Mediation |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Literária Literatura Infantil Promoção da Educação Literária Mediação Leitora Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Literary Education Children's literature Promotion of Literary Education Reading Mediation |
description |
O presente Relatório de Estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das respetivas práticas foi desenvolvido o tema A Promoção da Educação Literária: uma experiência de mediação leitora entre pares, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a educação literária e a mediação leitora entre pares. Deste modo, este documento encontra-se organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo inclui toda a fundamentação teórica que suporta a temática investigada; o segundo capítulo refere-se à conceção da ação educativa em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; o terceiro capítulo considera a metodologia utilizada na investigação- ação; o quarto capítulo remete para a intervenção nos respetivos contextos; concluindo com as respetivas conclusões; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the 1st Cycle of Primary Education: The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers Abstract: This Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education was carried out within the scope of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the University of Évora, based on the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Throughout the respective practices, the theme The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers, based on the methodology of action research and aimed at promoting literary education and reading mediation among peers in children. Thus, this document is organized in four chapters: the first chapter includes all the theoretical foundations that support the investigated theme; the second chapter refers to the conception of educational action in Pre-school and 1st Cycle of Basic Education; the third chapter considers the methodology used in action research; the fourth chapter refers to the intervention in the respective contexts; concluding with the respective conclusions. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-25T16:23:23Z 2021-02-25 2021-02-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29182 http://hdl.handle.net/10174/29182 TID:202644723 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29182 |
identifier_str_mv |
TID:202644723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação joaninharafa2397@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136671365595136 |